CONCEITUANDO A EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CASTRO, Luciana Paula Vieira de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: MALACARNE, Vilmar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4799
Resumo: A evasão escolar é um grande problema relacionado à educação brasileira e atinge todos os níveis de ensino. Entretanto, o termo evasão escolar é utilizado em vários contextos com diferentes significados. Entendendo que as diversas designações da evasão escolar é algo que obstaculiza as pesquisas sobre o tema, pretende-se estudar as diferentes conceituações encontradas para evasão escolar no Brasil. Tais variações de conceituação atrapalham na quantificação precisa dos casos, dificultam o entendimento dos motivos reais que influenciam no processo e consequentemente, constituem-se empecilho para ações efetivas de combate ao problema.Na educação básica,por exemplo,entende-se por evasão apenas os casos em que os alunos deixam de frequentar a sala de aula,desconsiderando demais situações de saída do aluno da escola. No Ensino Superior a situação se repete: a conceituação de evasão leva algumas Instituições de Ensino Superior (IES) a não encararem tal problema quando, por exemplo, um aluno de um curso realiza desligamento daquele curso e volta a estudarem outros cursos por meio de transferências. Nestes casos também não são considerados evasão da Universidade, já que o aluno retornou à IES. Todavia, sua vaga no curso de origem é deixada,causando prejuízos ao aluno, à família, ao professor, à IES e a toda sociedade. Assim, as diferentes designações não permitem quantificar e qualificar exatamente os casos de evasão e nem estudar as causas, buscando alternativas para superação deste problema. Para a pesquisa, será realizado um estudo denominado estado da arte, no qual serão analisa das publicações nas quais o termo evasão escolar é conceituado. Acredita-se que a compreensão das diferentes concepções sobre evasão escolar pode auxiliar no entendimento de ações institucionais e governamentais que até então,pouco tem contribuído efetivamente para a minimização da saída do estudante da escola e da Universidade.
id UNICESU -1_0b8caf378af8e17360cd9fdda94baeba
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4799
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling CONCEITUANDO A EVASÃO ESCOLAR NO BRASILAcesso e permanência na escolaConceito de evasão escolarConceito de evasão escolar no Ensino superiorA evasão escolar é um grande problema relacionado à educação brasileira e atinge todos os níveis de ensino. Entretanto, o termo evasão escolar é utilizado em vários contextos com diferentes significados. Entendendo que as diversas designações da evasão escolar é algo que obstaculiza as pesquisas sobre o tema, pretende-se estudar as diferentes conceituações encontradas para evasão escolar no Brasil. Tais variações de conceituação atrapalham na quantificação precisa dos casos, dificultam o entendimento dos motivos reais que influenciam no processo e consequentemente, constituem-se empecilho para ações efetivas de combate ao problema.Na educação básica,por exemplo,entende-se por evasão apenas os casos em que os alunos deixam de frequentar a sala de aula,desconsiderando demais situações de saída do aluno da escola. No Ensino Superior a situação se repete: a conceituação de evasão leva algumas Instituições de Ensino Superior (IES) a não encararem tal problema quando, por exemplo, um aluno de um curso realiza desligamento daquele curso e volta a estudarem outros cursos por meio de transferências. Nestes casos também não são considerados evasão da Universidade, já que o aluno retornou à IES. Todavia, sua vaga no curso de origem é deixada,causando prejuízos ao aluno, à família, ao professor, à IES e a toda sociedade. Assim, as diferentes designações não permitem quantificar e qualificar exatamente os casos de evasão e nem estudar as causas, buscando alternativas para superação deste problema. Para a pesquisa, será realizado um estudo denominado estado da arte, no qual serão analisa das publicações nas quais o termo evasão escolar é conceituado. Acredita-se que a compreensão das diferentes concepções sobre evasão escolar pode auxiliar no entendimento de ações institucionais e governamentais que até então,pouco tem contribuído efetivamente para a minimização da saída do estudante da escola e da Universidade.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-02-03T19:44:25Z2020-02-03T19:44:25Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4799porCASTRO, Luciana Paula Vieira deMALACARNE, Vilmarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:37:26ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv CONCEITUANDO A EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL
title CONCEITUANDO A EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL
spellingShingle CONCEITUANDO A EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL
CASTRO, Luciana Paula Vieira de
Acesso e permanência na escola
Conceito de evasão escolar
Conceito de evasão escolar no Ensino superior
title_short CONCEITUANDO A EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL
title_full CONCEITUANDO A EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL
title_fullStr CONCEITUANDO A EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL
title_full_unstemmed CONCEITUANDO A EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL
title_sort CONCEITUANDO A EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL
author CASTRO, Luciana Paula Vieira de
author_facet CASTRO, Luciana Paula Vieira de
MALACARNE, Vilmar
author_role author
author2 MALACARNE, Vilmar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CASTRO, Luciana Paula Vieira de
MALACARNE, Vilmar
dc.subject.por.fl_str_mv Acesso e permanência na escola
Conceito de evasão escolar
Conceito de evasão escolar no Ensino superior
topic Acesso e permanência na escola
Conceito de evasão escolar
Conceito de evasão escolar no Ensino superior
description A evasão escolar é um grande problema relacionado à educação brasileira e atinge todos os níveis de ensino. Entretanto, o termo evasão escolar é utilizado em vários contextos com diferentes significados. Entendendo que as diversas designações da evasão escolar é algo que obstaculiza as pesquisas sobre o tema, pretende-se estudar as diferentes conceituações encontradas para evasão escolar no Brasil. Tais variações de conceituação atrapalham na quantificação precisa dos casos, dificultam o entendimento dos motivos reais que influenciam no processo e consequentemente, constituem-se empecilho para ações efetivas de combate ao problema.Na educação básica,por exemplo,entende-se por evasão apenas os casos em que os alunos deixam de frequentar a sala de aula,desconsiderando demais situações de saída do aluno da escola. No Ensino Superior a situação se repete: a conceituação de evasão leva algumas Instituições de Ensino Superior (IES) a não encararem tal problema quando, por exemplo, um aluno de um curso realiza desligamento daquele curso e volta a estudarem outros cursos por meio de transferências. Nestes casos também não são considerados evasão da Universidade, já que o aluno retornou à IES. Todavia, sua vaga no curso de origem é deixada,causando prejuízos ao aluno, à família, ao professor, à IES e a toda sociedade. Assim, as diferentes designações não permitem quantificar e qualificar exatamente os casos de evasão e nem estudar as causas, buscando alternativas para superação deste problema. Para a pesquisa, será realizado um estudo denominado estado da arte, no qual serão analisa das publicações nas quais o termo evasão escolar é conceituado. Acredita-se que a compreensão das diferentes concepções sobre evasão escolar pode auxiliar no entendimento de ações institucionais e governamentais que até então,pouco tem contribuído efetivamente para a minimização da saída do estudante da escola e da Universidade.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-02-03T19:44:25Z
2020-02-03T19:44:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4799
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4799
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771937565704192