CONCEITUANDO A EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4799 |
Resumo: | A evasão escolar é um grande problema relacionado à educação brasileira e atinge todos os níveis de ensino. Entretanto, o termo evasão escolar é utilizado em vários contextos com diferentes significados. Entendendo que as diversas designações da evasão escolar é algo que obstaculiza as pesquisas sobre o tema, pretende-se estudar as diferentes conceituações encontradas para evasão escolar no Brasil. Tais variações de conceituação atrapalham na quantificação precisa dos casos, dificultam o entendimento dos motivos reais que influenciam no processo e consequentemente, constituem-se empecilho para ações efetivas de combate ao problema.Na educação básica,por exemplo,entende-se por evasão apenas os casos em que os alunos deixam de frequentar a sala de aula,desconsiderando demais situações de saída do aluno da escola. No Ensino Superior a situação se repete: a conceituação de evasão leva algumas Instituições de Ensino Superior (IES) a não encararem tal problema quando, por exemplo, um aluno de um curso realiza desligamento daquele curso e volta a estudarem outros cursos por meio de transferências. Nestes casos também não são considerados evasão da Universidade, já que o aluno retornou à IES. Todavia, sua vaga no curso de origem é deixada,causando prejuízos ao aluno, à família, ao professor, à IES e a toda sociedade. Assim, as diferentes designações não permitem quantificar e qualificar exatamente os casos de evasão e nem estudar as causas, buscando alternativas para superação deste problema. Para a pesquisa, será realizado um estudo denominado estado da arte, no qual serão analisa das publicações nas quais o termo evasão escolar é conceituado. Acredita-se que a compreensão das diferentes concepções sobre evasão escolar pode auxiliar no entendimento de ações institucionais e governamentais que até então,pouco tem contribuído efetivamente para a minimização da saída do estudante da escola e da Universidade. |
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A evasão escolar é um grande problema relacionado à educação brasileira e atinge todos os níveis de ensino. Entretanto, o termo evasão escolar é utilizado em vários contextos com diferentes significados. Entendendo que as diversas designações da evasão escolar é algo que obstaculiza as pesquisas sobre o tema, pretende-se estudar as diferentes conceituações encontradas para evasão escolar no Brasil. Tais variações de conceituação atrapalham na quantificação precisa dos casos, dificultam o entendimento dos motivos reais que influenciam no processo e consequentemente, constituem-se empecilho para ações efetivas de combate ao problema.Na educação básica,por exemplo,entende-se por evasão apenas os casos em que os alunos deixam de frequentar a sala de aula,desconsiderando demais situações de saída do aluno da escola. No Ensino Superior a situação se repete: a conceituação de evasão leva algumas Instituições de Ensino Superior (IES) a não encararem tal problema quando, por exemplo, um aluno de um curso realiza desligamento daquele curso e volta a estudarem outros cursos por meio de transferências. Nestes casos também não são considerados evasão da Universidade, já que o aluno retornou à IES. Todavia, sua vaga no curso de origem é deixada,causando prejuízos ao aluno, à família, ao professor, à IES e a toda sociedade. Assim, as diferentes designações não permitem quantificar e qualificar exatamente os casos de evasão e nem estudar as causas, buscando alternativas para superação deste problema. Para a pesquisa, será realizado um estudo denominado estado da arte, no qual serão analisa das publicações nas quais o termo evasão escolar é conceituado. Acredita-se que a compreensão das diferentes concepções sobre evasão escolar pode auxiliar no entendimento de ações institucionais e governamentais que até então,pouco tem contribuído efetivamente para a minimização da saída do estudante da escola e da Universidade. |
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