O USO DO SOFTWARE HAGÁQUÊ NA PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIANA, Sauriane de Fatima
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: SILVA, Marcelo José da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2180
Resumo: A pesquisa intitulada “O uso do software Hagáquê na produção de história em quadrinhos como recurso pedagógico no ensino-aprendizagem” teve como objetivo contribuir para a inserção das tecnologias no âmbito da sala de aula, por meio da apresentação do software HagaQuê e o desenvolvimento de uma proposta de atividade que pudesse ser disseminada entre professores do Ensino Fundamental. Com a pesquisa abordamos o uso das tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e os gêneros textuais, especificamente o gênero história em quadrinhos, como forma de possibilitar uma aprendizagem significativa e inovadora. Desenvolvida de acordo com os pressupostos teóricos da pesquisa bibliográfica, utilizamos o referencial teórico acerca do emprego das TIC na educação com base nos escritos de Antunes (2001), Cavalcanti (2002) e Valente (2005), o gênero textual história em quadrinhos foi abordado a partir dos apontamentos de Vergueiro (2010) e Feitosa e Queiroz (2014). Com a pesquisa foi possível demonstrar o uso do software HagáQuê como uma forma de conjugar as tecnologias com o trabalho do professor em sala de aula. Esperamos contribuir de forma significativa para mudanças nas práticas pedagógicas atualmente desenvolvidas em sala de aula, e no reconhecimento da efetividade do uso das TIC no contexto escolar.
id UNICESU -1_157b7605722da77dfd7f4a02d89e98f1
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2180
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling O USO DO SOFTWARE HAGÁQUÊ NA PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO-APRENDIZAGEMTecnologias da informaçãoComunicaçãoProdução TextualHQA pesquisa intitulada “O uso do software Hagáquê na produção de história em quadrinhos como recurso pedagógico no ensino-aprendizagem” teve como objetivo contribuir para a inserção das tecnologias no âmbito da sala de aula, por meio da apresentação do software HagaQuê e o desenvolvimento de uma proposta de atividade que pudesse ser disseminada entre professores do Ensino Fundamental. Com a pesquisa abordamos o uso das tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e os gêneros textuais, especificamente o gênero história em quadrinhos, como forma de possibilitar uma aprendizagem significativa e inovadora. Desenvolvida de acordo com os pressupostos teóricos da pesquisa bibliográfica, utilizamos o referencial teórico acerca do emprego das TIC na educação com base nos escritos de Antunes (2001), Cavalcanti (2002) e Valente (2005), o gênero textual história em quadrinhos foi abordado a partir dos apontamentos de Vergueiro (2010) e Feitosa e Queiroz (2014). Com a pesquisa foi possível demonstrar o uso do software HagáQuê como uma forma de conjugar as tecnologias com o trabalho do professor em sala de aula. Esperamos contribuir de forma significativa para mudanças nas práticas pedagógicas atualmente desenvolvidas em sala de aula, e no reconhecimento da efetividade do uso das TIC no contexto escolar.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-26T16:44:09Z2019-08-26T16:44:09Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978.85.459.1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2180porVIANA, Sauriane de FatimaSILVA, Marcelo José dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:08:24ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv O USO DO SOFTWARE HAGÁQUÊ NA PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM
title O USO DO SOFTWARE HAGÁQUÊ NA PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle O USO DO SOFTWARE HAGÁQUÊ NA PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM
VIANA, Sauriane de Fatima
Tecnologias da informação
Comunicação
Produção Textual
HQ
title_short O USO DO SOFTWARE HAGÁQUÊ NA PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM
title_full O USO DO SOFTWARE HAGÁQUÊ NA PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM
title_fullStr O USO DO SOFTWARE HAGÁQUÊ NA PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed O USO DO SOFTWARE HAGÁQUÊ NA PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM
title_sort O USO DO SOFTWARE HAGÁQUÊ NA PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM
author VIANA, Sauriane de Fatima
author_facet VIANA, Sauriane de Fatima
SILVA, Marcelo José da
author_role author
author2 SILVA, Marcelo José da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv VIANA, Sauriane de Fatima
SILVA, Marcelo José da
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da informação
Comunicação
Produção Textual
HQ
topic Tecnologias da informação
Comunicação
Produção Textual
HQ
description A pesquisa intitulada “O uso do software Hagáquê na produção de história em quadrinhos como recurso pedagógico no ensino-aprendizagem” teve como objetivo contribuir para a inserção das tecnologias no âmbito da sala de aula, por meio da apresentação do software HagaQuê e o desenvolvimento de uma proposta de atividade que pudesse ser disseminada entre professores do Ensino Fundamental. Com a pesquisa abordamos o uso das tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e os gêneros textuais, especificamente o gênero história em quadrinhos, como forma de possibilitar uma aprendizagem significativa e inovadora. Desenvolvida de acordo com os pressupostos teóricos da pesquisa bibliográfica, utilizamos o referencial teórico acerca do emprego das TIC na educação com base nos escritos de Antunes (2001), Cavalcanti (2002) e Valente (2005), o gênero textual história em quadrinhos foi abordado a partir dos apontamentos de Vergueiro (2010) e Feitosa e Queiroz (2014). Com a pesquisa foi possível demonstrar o uso do software HagáQuê como uma forma de conjugar as tecnologias com o trabalho do professor em sala de aula. Esperamos contribuir de forma significativa para mudanças nas práticas pedagógicas atualmente desenvolvidas em sala de aula, e no reconhecimento da efetividade do uso das TIC no contexto escolar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-26T16:44:09Z
2019-08-26T16:44:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978.85.459.1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2180
identifier_str_mv 978.85.459.1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771932383641600