O USO DO SOFTWARE HAGÁQUÊ NA PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1630 |
Resumo: | A pesquisa de Iniciação Cientifica tem como objetivo contribuir para a inserção das tecnologias no âmbito da sala de aula, por meio da apresentação do software HagaQuê e o desenvolvimento de uma proposta de atividade que possa ser disseminada entre professores do Ensino Fundamental. A pesquisa busca abordar o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e os gêneros textuais, especificamente o gênero História em Quadrinhos no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, possibilitando assim uma aprendizagem significativa para os alunos de forma enriquecedora com diferentes recursos pedagógicos. Baseada nos pressupostos da pesquisa bibliográfica será efetuada revisão teórica acerca do emprego das TIC e dos gêneros textuais no processo de ensino e aprendizagem. Os pressupostos da pesquisa-ação servirão como base para o desenvolvimento da atividade com o software HagáQuê. Esperamos com a pesquisa contribuir para uma prática pedagógica em sala de aula que possa convergir com as práticas cotidianas que emergem no atual contexto tecnológico. |
id |
UNICESU-1_d0143dba9de5c510447bb43e97df31eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1630 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
O USO DO SOFTWARE HAGÁQUÊ NA PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO-APRENDIZAGEMHQGênero TextualTecnologias da Informação e ComunicaçãoA pesquisa de Iniciação Cientifica tem como objetivo contribuir para a inserção das tecnologias no âmbito da sala de aula, por meio da apresentação do software HagaQuê e o desenvolvimento de uma proposta de atividade que possa ser disseminada entre professores do Ensino Fundamental. A pesquisa busca abordar o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e os gêneros textuais, especificamente o gênero História em Quadrinhos no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, possibilitando assim uma aprendizagem significativa para os alunos de forma enriquecedora com diferentes recursos pedagógicos. Baseada nos pressupostos da pesquisa bibliográfica será efetuada revisão teórica acerca do emprego das TIC e dos gêneros textuais no processo de ensino e aprendizagem. Os pressupostos da pesquisa-ação servirão como base para o desenvolvimento da atividade com o software HagáQuê. Esperamos com a pesquisa contribuir para uma prática pedagógica em sala de aula que possa convergir com as práticas cotidianas que emergem no atual contexto tecnológico.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-14T17:44:05Z2019-08-14T17:44:05Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1630porVIANA, Sauriane de FatimaSILVA, Marcelo José dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-20T14:52:47Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1630Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-20T14:52:47Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O USO DO SOFTWARE HAGÁQUÊ NA PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM |
title |
O USO DO SOFTWARE HAGÁQUÊ NA PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
O USO DO SOFTWARE HAGÁQUÊ NA PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM VIANA, Sauriane de Fatima HQ Gênero Textual Tecnologias da Informação e Comunicação |
title_short |
O USO DO SOFTWARE HAGÁQUÊ NA PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_full |
O USO DO SOFTWARE HAGÁQUÊ NA PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
O USO DO SOFTWARE HAGÁQUÊ NA PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
O USO DO SOFTWARE HAGÁQUÊ NA PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_sort |
O USO DO SOFTWARE HAGÁQUÊ NA PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM |
author |
VIANA, Sauriane de Fatima |
author_facet |
VIANA, Sauriane de Fatima SILVA, Marcelo José da |
author_role |
author |
author2 |
SILVA, Marcelo José da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
VIANA, Sauriane de Fatima SILVA, Marcelo José da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
HQ Gênero Textual Tecnologias da Informação e Comunicação |
topic |
HQ Gênero Textual Tecnologias da Informação e Comunicação |
description |
A pesquisa de Iniciação Cientifica tem como objetivo contribuir para a inserção das tecnologias no âmbito da sala de aula, por meio da apresentação do software HagaQuê e o desenvolvimento de uma proposta de atividade que possa ser disseminada entre professores do Ensino Fundamental. A pesquisa busca abordar o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e os gêneros textuais, especificamente o gênero História em Quadrinhos no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, possibilitando assim uma aprendizagem significativa para os alunos de forma enriquecedora com diferentes recursos pedagógicos. Baseada nos pressupostos da pesquisa bibliográfica será efetuada revisão teórica acerca do emprego das TIC e dos gêneros textuais no processo de ensino e aprendizagem. Os pressupostos da pesquisa-ação servirão como base para o desenvolvimento da atividade com o software HagáQuê. Esperamos com a pesquisa contribuir para uma prática pedagógica em sala de aula que possa convergir com as práticas cotidianas que emergem no atual contexto tecnológico. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-24 2019-08-14T17:44:05Z 2019-08-14T17:44:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1630 |
identifier_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1630 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098730965958656 |