O USO DO SOFTWARE HAGÁQUÊ NA PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIANA, Sauriane de Fatima
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: SILVA, Marcelo José da
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1630
Resumo: A pesquisa de Iniciação Cientifica tem como objetivo contribuir para a inserção das tecnologias no âmbito da sala de aula, por meio da apresentação do software HagaQuê e o desenvolvimento de uma proposta de atividade que possa ser disseminada entre professores do Ensino Fundamental. A pesquisa busca abordar o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e os gêneros textuais, especificamente o gênero História em Quadrinhos no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, possibilitando assim uma aprendizagem significativa para os alunos de forma enriquecedora com diferentes recursos pedagógicos. Baseada nos pressupostos da pesquisa bibliográfica será efetuada revisão teórica acerca do emprego das TIC e dos gêneros textuais no processo de ensino e aprendizagem. Os pressupostos da pesquisa-ação servirão como base para o desenvolvimento da atividade com o software HagáQuê. Esperamos com a pesquisa contribuir para uma prática pedagógica em sala de aula que possa convergir com as práticas cotidianas que emergem no atual contexto tecnológico.
id UNICESU-1_d0143dba9de5c510447bb43e97df31eb
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1630
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling O USO DO SOFTWARE HAGÁQUÊ NA PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO-APRENDIZAGEMHQGênero TextualTecnologias da Informação e ComunicaçãoA pesquisa de Iniciação Cientifica tem como objetivo contribuir para a inserção das tecnologias no âmbito da sala de aula, por meio da apresentação do software HagaQuê e o desenvolvimento de uma proposta de atividade que possa ser disseminada entre professores do Ensino Fundamental. A pesquisa busca abordar o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e os gêneros textuais, especificamente o gênero História em Quadrinhos no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, possibilitando assim uma aprendizagem significativa para os alunos de forma enriquecedora com diferentes recursos pedagógicos. Baseada nos pressupostos da pesquisa bibliográfica será efetuada revisão teórica acerca do emprego das TIC e dos gêneros textuais no processo de ensino e aprendizagem. Os pressupostos da pesquisa-ação servirão como base para o desenvolvimento da atividade com o software HagáQuê. Esperamos com a pesquisa contribuir para uma prática pedagógica em sala de aula que possa convergir com as práticas cotidianas que emergem no atual contexto tecnológico.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-14T17:44:05Z2019-08-14T17:44:05Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1630porVIANA, Sauriane de FatimaSILVA, Marcelo José dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-20T14:52:47Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1630Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-20T14:52:47Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv O USO DO SOFTWARE HAGÁQUÊ NA PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM
title O USO DO SOFTWARE HAGÁQUÊ NA PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle O USO DO SOFTWARE HAGÁQUÊ NA PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM
VIANA, Sauriane de Fatima
HQ
Gênero Textual
Tecnologias da Informação e Comunicação
title_short O USO DO SOFTWARE HAGÁQUÊ NA PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM
title_full O USO DO SOFTWARE HAGÁQUÊ NA PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM
title_fullStr O USO DO SOFTWARE HAGÁQUÊ NA PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed O USO DO SOFTWARE HAGÁQUÊ NA PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM
title_sort O USO DO SOFTWARE HAGÁQUÊ NA PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM
author VIANA, Sauriane de Fatima
author_facet VIANA, Sauriane de Fatima
SILVA, Marcelo José da
author_role author
author2 SILVA, Marcelo José da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv VIANA, Sauriane de Fatima
SILVA, Marcelo José da
dc.subject.por.fl_str_mv HQ
Gênero Textual
Tecnologias da Informação e Comunicação
topic HQ
Gênero Textual
Tecnologias da Informação e Comunicação
description A pesquisa de Iniciação Cientifica tem como objetivo contribuir para a inserção das tecnologias no âmbito da sala de aula, por meio da apresentação do software HagaQuê e o desenvolvimento de uma proposta de atividade que possa ser disseminada entre professores do Ensino Fundamental. A pesquisa busca abordar o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e os gêneros textuais, especificamente o gênero História em Quadrinhos no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, possibilitando assim uma aprendizagem significativa para os alunos de forma enriquecedora com diferentes recursos pedagógicos. Baseada nos pressupostos da pesquisa bibliográfica será efetuada revisão teórica acerca do emprego das TIC e dos gêneros textuais no processo de ensino e aprendizagem. Os pressupostos da pesquisa-ação servirão como base para o desenvolvimento da atividade com o software HagáQuê. Esperamos com a pesquisa contribuir para uma prática pedagógica em sala de aula que possa convergir com as práticas cotidianas que emergem no atual contexto tecnológico.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-14T17:44:05Z
2019-08-14T17:44:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1630
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098730965958656