O USO DO SOFTWARE HAGÁQUÊ NA PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2180 |
Resumo: | A pesquisa intitulada “O uso do software Hagáquê na produção de história em quadrinhos como recurso pedagógico no ensino-aprendizagem” teve como objetivo contribuir para a inserção das tecnologias no âmbito da sala de aula, por meio da apresentação do software HagaQuê e o desenvolvimento de uma proposta de atividade que pudesse ser disseminada entre professores do Ensino Fundamental. Com a pesquisa abordamos o uso das tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e os gêneros textuais, especificamente o gênero história em quadrinhos, como forma de possibilitar uma aprendizagem significativa e inovadora. Desenvolvida de acordo com os pressupostos teóricos da pesquisa bibliográfica, utilizamos o referencial teórico acerca do emprego das TIC na educação com base nos escritos de Antunes (2001), Cavalcanti (2002) e Valente (2005), o gênero textual história em quadrinhos foi abordado a partir dos apontamentos de Vergueiro (2010) e Feitosa e Queiroz (2014). Com a pesquisa foi possível demonstrar o uso do software HagáQuê como uma forma de conjugar as tecnologias com o trabalho do professor em sala de aula. Esperamos contribuir de forma significativa para mudanças nas práticas pedagógicas atualmente desenvolvidas em sala de aula, e no reconhecimento da efetividade do uso das TIC no contexto escolar. |
id |
UNICESU -1_fe76f7498611975ec9d15163a8098d12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2180 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
O USO DO SOFTWARE HAGÁQUÊ NA PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO-APRENDIZAGEMTecnologias da informaçãoComunicaçãoProdução TextualHQA pesquisa intitulada “O uso do software Hagáquê na produção de história em quadrinhos como recurso pedagógico no ensino-aprendizagem” teve como objetivo contribuir para a inserção das tecnologias no âmbito da sala de aula, por meio da apresentação do software HagaQuê e o desenvolvimento de uma proposta de atividade que pudesse ser disseminada entre professores do Ensino Fundamental. Com a pesquisa abordamos o uso das tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e os gêneros textuais, especificamente o gênero história em quadrinhos, como forma de possibilitar uma aprendizagem significativa e inovadora. Desenvolvida de acordo com os pressupostos teóricos da pesquisa bibliográfica, utilizamos o referencial teórico acerca do emprego das TIC na educação com base nos escritos de Antunes (2001), Cavalcanti (2002) e Valente (2005), o gênero textual história em quadrinhos foi abordado a partir dos apontamentos de Vergueiro (2010) e Feitosa e Queiroz (2014). Com a pesquisa foi possível demonstrar o uso do software HagáQuê como uma forma de conjugar as tecnologias com o trabalho do professor em sala de aula. Esperamos contribuir de forma significativa para mudanças nas práticas pedagógicas atualmente desenvolvidas em sala de aula, e no reconhecimento da efetividade do uso das TIC no contexto escolar.Unicesumar2019-08-26T16:44:09Z2019-08-26T16:44:09Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978.85.459.1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2180otherViana, Sauriane de FatimaSilva, Marcelo José dareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:53:15Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:53:17.026Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O USO DO SOFTWARE HAGÁQUÊ NA PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM |
title |
O USO DO SOFTWARE HAGÁQUÊ NA PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
O USO DO SOFTWARE HAGÁQUÊ NA PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM Viana, Sauriane de Fatima Tecnologias da informação Comunicação Produção Textual HQ |
title_short |
O USO DO SOFTWARE HAGÁQUÊ NA PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_full |
O USO DO SOFTWARE HAGÁQUÊ NA PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
O USO DO SOFTWARE HAGÁQUÊ NA PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
O USO DO SOFTWARE HAGÁQUÊ NA PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_sort |
O USO DO SOFTWARE HAGÁQUÊ NA PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM |
author |
Viana, Sauriane de Fatima |
author_facet |
Viana, Sauriane de Fatima Silva, Marcelo José da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Marcelo José da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana, Sauriane de Fatima Silva, Marcelo José da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias da informação Comunicação Produção Textual HQ |
topic |
Tecnologias da informação Comunicação Produção Textual HQ |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A pesquisa intitulada “O uso do software Hagáquê na produção de história em quadrinhos como recurso pedagógico no ensino-aprendizagem” teve como objetivo contribuir para a inserção das tecnologias no âmbito da sala de aula, por meio da apresentação do software HagaQuê e o desenvolvimento de uma proposta de atividade que pudesse ser disseminada entre professores do Ensino Fundamental. Com a pesquisa abordamos o uso das tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e os gêneros textuais, especificamente o gênero história em quadrinhos, como forma de possibilitar uma aprendizagem significativa e inovadora. Desenvolvida de acordo com os pressupostos teóricos da pesquisa bibliográfica, utilizamos o referencial teórico acerca do emprego das TIC na educação com base nos escritos de Antunes (2001), Cavalcanti (2002) e Valente (2005), o gênero textual história em quadrinhos foi abordado a partir dos apontamentos de Vergueiro (2010) e Feitosa e Queiroz (2014). Com a pesquisa foi possível demonstrar o uso do software HagáQuê como uma forma de conjugar as tecnologias com o trabalho do professor em sala de aula. Esperamos contribuir de forma significativa para mudanças nas práticas pedagógicas atualmente desenvolvidas em sala de aula, e no reconhecimento da efetividade do uso das TIC no contexto escolar. |
description |
A pesquisa intitulada “O uso do software Hagáquê na produção de história em quadrinhos como recurso pedagógico no ensino-aprendizagem” teve como objetivo contribuir para a inserção das tecnologias no âmbito da sala de aula, por meio da apresentação do software HagaQuê e o desenvolvimento de uma proposta de atividade que pudesse ser disseminada entre professores do Ensino Fundamental. Com a pesquisa abordamos o uso das tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e os gêneros textuais, especificamente o gênero história em quadrinhos, como forma de possibilitar uma aprendizagem significativa e inovadora. Desenvolvida de acordo com os pressupostos teóricos da pesquisa bibliográfica, utilizamos o referencial teórico acerca do emprego das TIC na educação com base nos escritos de Antunes (2001), Cavalcanti (2002) e Valente (2005), o gênero textual história em quadrinhos foi abordado a partir dos apontamentos de Vergueiro (2010) e Feitosa e Queiroz (2014). Com a pesquisa foi possível demonstrar o uso do software HagáQuê como uma forma de conjugar as tecnologias com o trabalho do professor em sala de aula. Esperamos contribuir de forma significativa para mudanças nas práticas pedagógicas atualmente desenvolvidas em sala de aula, e no reconhecimento da efetividade do uso das TIC no contexto escolar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-23 2019-08-26T16:44:09Z 2019-08-26T16:44:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978.85.459.1280-4 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2180 |
identifier_str_mv |
978.85.459.1280-4 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2180 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unicesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
Unicesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948586681434112 |