HÁBITOS ALIMENTARES E ESTADO NUTRICIONAL DE ADOLESCENTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Larissa Paula da Silva de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: LIMA, Sara Leal de, GRAVENA, Angela Andréia França
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5398
Resumo: No Brasil o excesso de peso e obesidade entre adolescentes atinge níveis alarmantes. Os problemas nutricionais tornam-se cada vez mais preocupantes nessa faixa etária onde a nutrição é de extrema importância para o desenvolvimento e crescimento adequados. Este trabalho objetivou-se a caracterizar os hábitos alimentares e estado nutricional de adolescentes. Trata-se de um estudo transversal, com avaliação de 73 adolescentes de escola privada de Maringá-PR. Foi aplicado um Questionário de Frequência Alimentar contendo nomes de alimentos “saudáveis” e “não saudáveis” para análise do consumo em tercis (menor frequência, frequência intermediária e maior frequência). Os voluntários passaram por uma avaliação antropométrica para avaliação do estado nutricional através do índice de massa corporal (IMC). Os resultados mostraram maior frequência do consumo de alimentos saudáveis e quando analisado isoladamente os não saudáveis, este foi consumido também em frequência elevada. As refeições mostraram-se com pouco fracionamento e verificou-se que a maioria dos adolescentes classificados em excesso de peso consome alimentos não saudáveis em maior frequência. A grande maioria dos adeptos a dietas foram do sexo feminino. Pela avaliação antropométrica verificou-se que a maioria dos adolescentes está com IMC adequado (64,4%), mas há um número grande de adolescentes com IMC em excesso (31,5%). Conclui-se que apesar dos resultados favoráveis à saúde estarem presentes, através do consumo de alimentos saudáveis, foi evidenciado também um elevado consumo de alimentos não saudáveis, assim, orientações devem ser realizadas para melhor qualidade de vida dos adolescentes.
id UNICESU -1_15cd8cd57c0d52986aaa88545a4fd5ac
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5398
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling HÁBITOS ALIMENTARES E ESTADO NUTRICIONAL DE ADOLESCENTESEstado nutricionalHábitos alimentares de adolescentesNutrição de grupos de riscoNutrição na adolescênciaNo Brasil o excesso de peso e obesidade entre adolescentes atinge níveis alarmantes. Os problemas nutricionais tornam-se cada vez mais preocupantes nessa faixa etária onde a nutrição é de extrema importância para o desenvolvimento e crescimento adequados. Este trabalho objetivou-se a caracterizar os hábitos alimentares e estado nutricional de adolescentes. Trata-se de um estudo transversal, com avaliação de 73 adolescentes de escola privada de Maringá-PR. Foi aplicado um Questionário de Frequência Alimentar contendo nomes de alimentos “saudáveis” e “não saudáveis” para análise do consumo em tercis (menor frequência, frequência intermediária e maior frequência). Os voluntários passaram por uma avaliação antropométrica para avaliação do estado nutricional através do índice de massa corporal (IMC). Os resultados mostraram maior frequência do consumo de alimentos saudáveis e quando analisado isoladamente os não saudáveis, este foi consumido também em frequência elevada. As refeições mostraram-se com pouco fracionamento e verificou-se que a maioria dos adolescentes classificados em excesso de peso consome alimentos não saudáveis em maior frequência. A grande maioria dos adeptos a dietas foram do sexo feminino. Pela avaliação antropométrica verificou-se que a maioria dos adolescentes está com IMC adequado (64,4%), mas há um número grande de adolescentes com IMC em excesso (31,5%). Conclui-se que apesar dos resultados favoráveis à saúde estarem presentes, através do consumo de alimentos saudáveis, foi evidenciado também um elevado consumo de alimentos não saudáveis, assim, orientações devem ser realizadas para melhor qualidade de vida dos adolescentes.UniCesumar2020-03-25T16:44:11Z2020-03-25T16:44:11Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5398otherSOUZA, Larissa Paula da Silva deLIMA, Sara Leal deGRAVENA, Angela Andréia Françareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:52:11Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:52:20.352Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv HÁBITOS ALIMENTARES E ESTADO NUTRICIONAL DE ADOLESCENTES
title HÁBITOS ALIMENTARES E ESTADO NUTRICIONAL DE ADOLESCENTES
spellingShingle HÁBITOS ALIMENTARES E ESTADO NUTRICIONAL DE ADOLESCENTES
SOUZA, Larissa Paula da Silva de
Estado nutricional
Hábitos alimentares de adolescentes
Nutrição de grupos de risco
Nutrição na adolescência
title_short HÁBITOS ALIMENTARES E ESTADO NUTRICIONAL DE ADOLESCENTES
title_full HÁBITOS ALIMENTARES E ESTADO NUTRICIONAL DE ADOLESCENTES
title_fullStr HÁBITOS ALIMENTARES E ESTADO NUTRICIONAL DE ADOLESCENTES
title_full_unstemmed HÁBITOS ALIMENTARES E ESTADO NUTRICIONAL DE ADOLESCENTES
title_sort HÁBITOS ALIMENTARES E ESTADO NUTRICIONAL DE ADOLESCENTES
author SOUZA, Larissa Paula da Silva de
author_facet SOUZA, Larissa Paula da Silva de
LIMA, Sara Leal de
GRAVENA, Angela Andréia França
author_role author
author2 LIMA, Sara Leal de
GRAVENA, Angela Andréia França
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Larissa Paula da Silva de
LIMA, Sara Leal de
GRAVENA, Angela Andréia França
dc.subject.por.fl_str_mv Estado nutricional
Hábitos alimentares de adolescentes
Nutrição de grupos de risco
Nutrição na adolescência
topic Estado nutricional
Hábitos alimentares de adolescentes
Nutrição de grupos de risco
Nutrição na adolescência
dc.description.none.fl_txt_mv No Brasil o excesso de peso e obesidade entre adolescentes atinge níveis alarmantes. Os problemas nutricionais tornam-se cada vez mais preocupantes nessa faixa etária onde a nutrição é de extrema importância para o desenvolvimento e crescimento adequados. Este trabalho objetivou-se a caracterizar os hábitos alimentares e estado nutricional de adolescentes. Trata-se de um estudo transversal, com avaliação de 73 adolescentes de escola privada de Maringá-PR. Foi aplicado um Questionário de Frequência Alimentar contendo nomes de alimentos “saudáveis” e “não saudáveis” para análise do consumo em tercis (menor frequência, frequência intermediária e maior frequência). Os voluntários passaram por uma avaliação antropométrica para avaliação do estado nutricional através do índice de massa corporal (IMC). Os resultados mostraram maior frequência do consumo de alimentos saudáveis e quando analisado isoladamente os não saudáveis, este foi consumido também em frequência elevada. As refeições mostraram-se com pouco fracionamento e verificou-se que a maioria dos adolescentes classificados em excesso de peso consome alimentos não saudáveis em maior frequência. A grande maioria dos adeptos a dietas foram do sexo feminino. Pela avaliação antropométrica verificou-se que a maioria dos adolescentes está com IMC adequado (64,4%), mas há um número grande de adolescentes com IMC em excesso (31,5%). Conclui-se que apesar dos resultados favoráveis à saúde estarem presentes, através do consumo de alimentos saudáveis, foi evidenciado também um elevado consumo de alimentos não saudáveis, assim, orientações devem ser realizadas para melhor qualidade de vida dos adolescentes.
description No Brasil o excesso de peso e obesidade entre adolescentes atinge níveis alarmantes. Os problemas nutricionais tornam-se cada vez mais preocupantes nessa faixa etária onde a nutrição é de extrema importância para o desenvolvimento e crescimento adequados. Este trabalho objetivou-se a caracterizar os hábitos alimentares e estado nutricional de adolescentes. Trata-se de um estudo transversal, com avaliação de 73 adolescentes de escola privada de Maringá-PR. Foi aplicado um Questionário de Frequência Alimentar contendo nomes de alimentos “saudáveis” e “não saudáveis” para análise do consumo em tercis (menor frequência, frequência intermediária e maior frequência). Os voluntários passaram por uma avaliação antropométrica para avaliação do estado nutricional através do índice de massa corporal (IMC). Os resultados mostraram maior frequência do consumo de alimentos saudáveis e quando analisado isoladamente os não saudáveis, este foi consumido também em frequência elevada. As refeições mostraram-se com pouco fracionamento e verificou-se que a maioria dos adolescentes classificados em excesso de peso consome alimentos não saudáveis em maior frequência. A grande maioria dos adeptos a dietas foram do sexo feminino. Pela avaliação antropométrica verificou-se que a maioria dos adolescentes está com IMC adequado (64,4%), mas há um número grande de adolescentes com IMC em excesso (31,5%). Conclui-se que apesar dos resultados favoráveis à saúde estarem presentes, através do consumo de alimentos saudáveis, foi evidenciado também um elevado consumo de alimentos não saudáveis, assim, orientações devem ser realizadas para melhor qualidade de vida dos adolescentes.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-03-25T16:44:11Z
2020-03-25T16:44:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5398
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5398
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948581390319616