ELABORAÇÃO DE EMPANADO DE SURUBIM-CAPARARI (Pseudoplatystoma Coruscans) E PESQUISA DE ACEITAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavone, Luciana Alves da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Nascimento, Kauyse Matos, Gonsalves, Rodrigo Thibes, Santos, Suelen Siqueira dos, Scapim, Monica, Altemio, Angela Dulce Cavenaghi
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1185
Resumo: A pesquisa teve como objetivo elaborar um empanado de surubim-caparari e avaliar seus atributos sensoriais, comparando com um produto similar disponível no mercado. Realizou-se uma pesquisa de mercado, com a participação de 154 pessoas para averiguar a frequência de consumo e aceitação de produtos à base de pescado e de produtos empanados. Após a pesquisa elaborou o empanado, pesando 1200 g de filé de surubim-caparari, fez-se moagem da carne em moedor com discos de 8mm e 5mm, adicionando os condimentos junto à matéria-prima, procedeu-se para as etapas de moldagem e enfarinhamento, aplicando sistemas de cobertura (predust, batter e breading), realizou-se a pré-fritura do empanado, imergindo os mesmos em óleo a temperatura de 180ºC por cerca de 30 segundos sendo posteriormente submetidos ao congelamento. A análise sensorial foi realizada com 30 julgadores não treinados com dois empanados, um industrializado a base de uma mistura de carnes de pescados e o elaborado com surubim-caparari. Em relação ao hábito de consumir produtos à base de pescado, 79% julgadores afirmaram que consomem este tipo de alimento, enquanto 21% responderam que não tem o hábito, já para produtos empanados 86% responderam que consomem este tipo de produto e 14% não consomem. Se tratando da intenção de compra do produto elaborado neste trabalho (empanado de surubim-caparari), 58% dos participantes comprariam este tipo de produto e apenas 18% afirmaram que não comprariam, podendo concluir que este produto seria de grande consumo, sendo assim uma boa linha de pesquisa para desenvolvimento de novos produtos.
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