O JOGO COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: UMA REFLEXÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3550 |
Resumo: | Este trabalho se insere no campo das pesquisas em Ensino da Geografia e tem por objetivo entender,teoricamente, como o jogo geográfico pode contribuir para a mobilização de conceitos e desenvolvimento do raciocínio geográfico no aluno. Para atingir o objetivo proposto esta pesquisa, de caráter exploratória, baseou- se em levantamento bibliográfico. Entende- se, a partir dos aportes teóricos, que ao se trabalhar no processo educativo de seres humanos de modo geral, e particularmente, em Geografia, é necessário que se questione sobre quais estratégias de ensino utilizar, procurando sempre aquelas que permitam desenvolver com dinamismo conteúdos e habilidades a eles associados que proporcionem aos alunos construírem, gradativamente, um olhar geográfico sobre o mundo. Diante disso,os jogos se mostram como um recurso que pode contribuir para um processo significativo de ensino- aprendizagem de Geografia.Defende- se que, ao articular, em sua forma e conteúdo, uma temática geográfica, o jogo possibilita que discente se aproprie e mobilize conceitos geográficos e habilidades a eles relacionadas, mostrando- se como um instrumento que contribui efetivamente para o desenvolvimento do raciocínio geográfico. |
id |
UNICESU-1_d87718573153b7b18fd908a947c913c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3550 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
O JOGO COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: UMA REFLEXÃOEnsino de geografiaProfessorPrática docenteEste trabalho se insere no campo das pesquisas em Ensino da Geografia e tem por objetivo entender,teoricamente, como o jogo geográfico pode contribuir para a mobilização de conceitos e desenvolvimento do raciocínio geográfico no aluno. Para atingir o objetivo proposto esta pesquisa, de caráter exploratória, baseou- se em levantamento bibliográfico. Entende- se, a partir dos aportes teóricos, que ao se trabalhar no processo educativo de seres humanos de modo geral, e particularmente, em Geografia, é necessário que se questione sobre quais estratégias de ensino utilizar, procurando sempre aquelas que permitam desenvolver com dinamismo conteúdos e habilidades a eles associados que proporcionem aos alunos construírem, gradativamente, um olhar geográfico sobre o mundo. Diante disso,os jogos se mostram como um recurso que pode contribuir para um processo significativo de ensino- aprendizagem de Geografia.Defende- se que, ao articular, em sua forma e conteúdo, uma temática geográfica, o jogo possibilita que discente se aproprie e mobilize conceitos geográficos e habilidades a eles relacionadas, mostrando- se como um instrumento que contribui efetivamente para o desenvolvimento do raciocínio geográfico.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-12-11T19:29:53Z2019-12-11T19:29:53Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3550porOLIVEIRA, Tais Pires deVERRI, Juliana BertolinoLOPES, Claudivan Sanchesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:17:12Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3550Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:17:12Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O JOGO COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: UMA REFLEXÃO |
title |
O JOGO COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: UMA REFLEXÃO |
spellingShingle |
O JOGO COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: UMA REFLEXÃO OLIVEIRA, Tais Pires de Ensino de geografia Professor Prática docente |
title_short |
O JOGO COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: UMA REFLEXÃO |
title_full |
O JOGO COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: UMA REFLEXÃO |
title_fullStr |
O JOGO COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: UMA REFLEXÃO |
title_full_unstemmed |
O JOGO COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: UMA REFLEXÃO |
title_sort |
O JOGO COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: UMA REFLEXÃO |
author |
OLIVEIRA, Tais Pires de |
author_facet |
OLIVEIRA, Tais Pires de VERRI, Juliana Bertolino LOPES, Claudivan Sanches |
author_role |
author |
author2 |
VERRI, Juliana Bertolino LOPES, Claudivan Sanches |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Tais Pires de VERRI, Juliana Bertolino LOPES, Claudivan Sanches |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de geografia Professor Prática docente |
topic |
Ensino de geografia Professor Prática docente |
description |
Este trabalho se insere no campo das pesquisas em Ensino da Geografia e tem por objetivo entender,teoricamente, como o jogo geográfico pode contribuir para a mobilização de conceitos e desenvolvimento do raciocínio geográfico no aluno. Para atingir o objetivo proposto esta pesquisa, de caráter exploratória, baseou- se em levantamento bibliográfico. Entende- se, a partir dos aportes teóricos, que ao se trabalhar no processo educativo de seres humanos de modo geral, e particularmente, em Geografia, é necessário que se questione sobre quais estratégias de ensino utilizar, procurando sempre aquelas que permitam desenvolver com dinamismo conteúdos e habilidades a eles associados que proporcionem aos alunos construírem, gradativamente, um olhar geográfico sobre o mundo. Diante disso,os jogos se mostram como um recurso que pode contribuir para um processo significativo de ensino- aprendizagem de Geografia.Defende- se que, ao articular, em sua forma e conteúdo, uma temática geográfica, o jogo possibilita que discente se aproprie e mobilize conceitos geográficos e habilidades a eles relacionadas, mostrando- se como um instrumento que contribui efetivamente para o desenvolvimento do raciocínio geográfico. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-11T19:29:53Z 2019-12-11T19:29:53Z 2019-10-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3550 |
identifier_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3550 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098724566499328 |