O JOGO COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: UMA REFLEXÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Tais Pires de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: VERRI, Juliana Bertolino, LOPES, Claudivan Sanches
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3550
Resumo: Este trabalho se insere no campo das pesquisas em Ensino da Geografia e tem por objetivo entender,teoricamente, como o jogo geográfico pode contribuir para a mobilização de conceitos e desenvolvimento do raciocínio geográfico no aluno. Para atingir o objetivo proposto esta pesquisa, de caráter exploratória, baseou- se em levantamento bibliográfico. Entende- se, a partir dos aportes teóricos, que ao se trabalhar no processo educativo de seres humanos de modo geral, e particularmente, em Geografia, é necessário que se questione sobre quais estratégias de ensino utilizar, procurando sempre aquelas que permitam desenvolver com dinamismo conteúdos e habilidades a eles associados que proporcionem aos alunos construírem, gradativamente, um olhar geográfico sobre o mundo. Diante disso,os jogos se mostram como um recurso que pode contribuir para um processo significativo de ensino- aprendizagem de Geografia.Defende- se que, ao articular, em sua forma e conteúdo, uma temática geográfica, o jogo possibilita que discente se aproprie e mobilize conceitos geográficos e habilidades a eles relacionadas, mostrando- se como um instrumento que contribui efetivamente para o desenvolvimento do raciocínio geográfico.
id UNICESU-1_d87718573153b7b18fd908a947c913c9
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3550
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling O JOGO COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: UMA REFLEXÃOEnsino de geografiaProfessorPrática docenteEste trabalho se insere no campo das pesquisas em Ensino da Geografia e tem por objetivo entender,teoricamente, como o jogo geográfico pode contribuir para a mobilização de conceitos e desenvolvimento do raciocínio geográfico no aluno. Para atingir o objetivo proposto esta pesquisa, de caráter exploratória, baseou- se em levantamento bibliográfico. Entende- se, a partir dos aportes teóricos, que ao se trabalhar no processo educativo de seres humanos de modo geral, e particularmente, em Geografia, é necessário que se questione sobre quais estratégias de ensino utilizar, procurando sempre aquelas que permitam desenvolver com dinamismo conteúdos e habilidades a eles associados que proporcionem aos alunos construírem, gradativamente, um olhar geográfico sobre o mundo. Diante disso,os jogos se mostram como um recurso que pode contribuir para um processo significativo de ensino- aprendizagem de Geografia.Defende- se que, ao articular, em sua forma e conteúdo, uma temática geográfica, o jogo possibilita que discente se aproprie e mobilize conceitos geográficos e habilidades a eles relacionadas, mostrando- se como um instrumento que contribui efetivamente para o desenvolvimento do raciocínio geográfico.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-12-11T19:29:53Z2019-12-11T19:29:53Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3550porOLIVEIRA, Tais Pires deVERRI, Juliana BertolinoLOPES, Claudivan Sanchesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:17:12Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3550Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:17:12Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv O JOGO COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: UMA REFLEXÃO
title O JOGO COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: UMA REFLEXÃO
spellingShingle O JOGO COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: UMA REFLEXÃO
OLIVEIRA, Tais Pires de
Ensino de geografia
Professor
Prática docente
title_short O JOGO COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: UMA REFLEXÃO
title_full O JOGO COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: UMA REFLEXÃO
title_fullStr O JOGO COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: UMA REFLEXÃO
title_full_unstemmed O JOGO COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: UMA REFLEXÃO
title_sort O JOGO COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: UMA REFLEXÃO
author OLIVEIRA, Tais Pires de
author_facet OLIVEIRA, Tais Pires de
VERRI, Juliana Bertolino
LOPES, Claudivan Sanches
author_role author
author2 VERRI, Juliana Bertolino
LOPES, Claudivan Sanches
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Tais Pires de
VERRI, Juliana Bertolino
LOPES, Claudivan Sanches
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geografia
Professor
Prática docente
topic Ensino de geografia
Professor
Prática docente
description Este trabalho se insere no campo das pesquisas em Ensino da Geografia e tem por objetivo entender,teoricamente, como o jogo geográfico pode contribuir para a mobilização de conceitos e desenvolvimento do raciocínio geográfico no aluno. Para atingir o objetivo proposto esta pesquisa, de caráter exploratória, baseou- se em levantamento bibliográfico. Entende- se, a partir dos aportes teóricos, que ao se trabalhar no processo educativo de seres humanos de modo geral, e particularmente, em Geografia, é necessário que se questione sobre quais estratégias de ensino utilizar, procurando sempre aquelas que permitam desenvolver com dinamismo conteúdos e habilidades a eles associados que proporcionem aos alunos construírem, gradativamente, um olhar geográfico sobre o mundo. Diante disso,os jogos se mostram como um recurso que pode contribuir para um processo significativo de ensino- aprendizagem de Geografia.Defende- se que, ao articular, em sua forma e conteúdo, uma temática geográfica, o jogo possibilita que discente se aproprie e mobilize conceitos geográficos e habilidades a eles relacionadas, mostrando- se como um instrumento que contribui efetivamente para o desenvolvimento do raciocínio geográfico.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-11T19:29:53Z
2019-12-11T19:29:53Z
2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3550
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098724566499328