MODELO DIDÁTICO PARA O FATOR Rh

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ESQUISSATO, Giovana Natiele Machado
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: ARRUDA, Gisele, SOARES, Maria Amélia Menck
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6611
Resumo: A determinação da presença do antígeno D, encontrado na membrana das hemácias se dá através da interação destes com anticorpos específicos. Os indivíduos portadores deste antígeno são conhecidos como Rh + e os indivíduos que apresentam duas cópias do seu alelo recessivo d, são denominados Rh -. Após os antígenos A e B, o antígeno D é o mais importante na prática transfusional. Embora existam outros antígenos na determinação do Rh, o antígeno D parece ser o mais importante. Devido à falta de método para demonstração da reação antígeno-anticorpo como a que ocorre com os antígenos eritrocitários, foi desenvolvida uma prática que simula uma tipagem sanguínea. Para determinar o fator Rh, foi colocada uma gota de leite colorido de vermelho, em uma lâmina de vidro para microscopia, na qual foi adicionando uma gota de vinagre diluído a 50% e em outra gota de leite colorido foi adicionada uma gota de água sem vinagre. Na gota onde foi adicionado o vinagre houve a formação de grumos, simulando o Rh + e na gota sem vinagre, o líquido ficou uniforme, simulando o fator Rh -. O modelo elaborado permite que crianças do ensino médio e fundamental tenham uma noção de como é realizada a prática de tipagem sanguínea sem que necessitem furar seus dedos, evitando problemas de contaminação. Esta metodologia pode ser ampliada para demonstrar não só o fator Rh, mas também os antígenos do sistema ABO.
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