MODELO DIDÁTICO PARA O SISTEMA SANGUÍNEO ABO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6612 |
Resumo: | De maneira simplificada, a determinação do Sistema sanguíneo se dá através da interação de três alelos I A, I B e i, onde I A e I B são co-dominantes entre si e dominantes sobre o alelo i. A combinação desses três alelos resulta em seis genótipos diferentes e quatro fenótipos. Com a elaboração de um modelo didático sobre o Sistema ABO pretende-se contribuir para melhor compreensão sobre a interação entre estes alelos, facilitando o desenvolvimento de aulas praticas em escolas que não possuem formas de representar este sistema, já que o modelo aqui proposto é fácil, agradável e de rápida elaboração. A partir de gelatinas preparadas com pouca água e em três diferentes cores, dentre as quais a cor vermelha foi utilizada para representar o antígeno A, verde o antígeno B e com a incolor foi representando o “antígeno O” (antígeno H). As gelatinas foram recortadas em cubos e arranjadas em seis placas de Petri, cada uma representando um genótipo diferente para este sistema. O modelo elaborado possibilitou visualizar as interações de dominância e de co-dominância, por intermédio do efeito visual das cores das gelatinas quando os alelos estavam em homozigose (placas com cubos de uma única cor) e quando estavam em heterozigose (duas cores diferentes). Este modelo necessita ser aplicado em escolas para avaliar se é adequado para o ensino fundamental, ensino médio ou ambos. |
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