MODELO DIDÁTICO PARA O SISTEMA SANGUÍNEO ABO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ESQUISSATO, Giovana Natiele Machado
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: ARRUDA, Gisele, SOARES, Maria Amélia Menck
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6612
Resumo: De maneira simplificada, a determinação do Sistema sanguíneo se dá através da interação de três alelos I A, I B e i, onde I A e I B são co-dominantes entre si e dominantes sobre o alelo i. A combinação desses três alelos resulta em seis genótipos diferentes e quatro fenótipos. Com a elaboração de um modelo didático sobre o Sistema ABO pretende-se contribuir para melhor compreensão sobre a interação entre estes alelos, facilitando o desenvolvimento de aulas praticas em escolas que não possuem formas de representar este sistema, já que o modelo aqui proposto é fácil, agradável e de rápida elaboração. A partir de gelatinas preparadas com pouca água e em três diferentes cores, dentre as quais a cor vermelha foi utilizada para representar o antígeno A, verde o antígeno B e com a incolor foi representando o “antígeno O” (antígeno H). As gelatinas foram recortadas em cubos e arranjadas em seis placas de Petri, cada uma representando um genótipo diferente para este sistema. O modelo elaborado possibilitou visualizar as interações de dominância e de co-dominância, por intermédio do efeito visual das cores das gelatinas quando os alelos estavam em homozigose (placas com cubos de uma única cor) e quando estavam em heterozigose (duas cores diferentes). Este modelo necessita ser aplicado em escolas para avaliar se é adequado para o ensino fundamental, ensino médio ou ambos.
id UNICESU-1_33ebcf368f48309630021fea4d077648
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6612
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling MODELO DIDÁTICO PARA O SISTEMA SANGUÍNEO ABOGenética básicaModelo didáticoSistema ABODe maneira simplificada, a determinação do Sistema sanguíneo se dá através da interação de três alelos I A, I B e i, onde I A e I B são co-dominantes entre si e dominantes sobre o alelo i. A combinação desses três alelos resulta em seis genótipos diferentes e quatro fenótipos. Com a elaboração de um modelo didático sobre o Sistema ABO pretende-se contribuir para melhor compreensão sobre a interação entre estes alelos, facilitando o desenvolvimento de aulas praticas em escolas que não possuem formas de representar este sistema, já que o modelo aqui proposto é fácil, agradável e de rápida elaboração. A partir de gelatinas preparadas com pouca água e em três diferentes cores, dentre as quais a cor vermelha foi utilizada para representar o antígeno A, verde o antígeno B e com a incolor foi representando o “antígeno O” (antígeno H). As gelatinas foram recortadas em cubos e arranjadas em seis placas de Petri, cada uma representando um genótipo diferente para este sistema. O modelo elaborado possibilitou visualizar as interações de dominância e de co-dominância, por intermédio do efeito visual das cores das gelatinas quando os alelos estavam em homozigose (placas com cubos de uma única cor) e quando estavam em heterozigose (duas cores diferentes). Este modelo necessita ser aplicado em escolas para avaliar se é adequado para o ensino fundamental, ensino médio ou ambos.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-21T19:12:54Z2007-10-232021-01-21T19:12:54Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6612porESQUISSATO, Giovana Natiele MachadoARRUDA, GiseleSOARES, Maria Amélia Menckinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-07-07T17:48:15Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6612Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-07-07T17:48:15Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv MODELO DIDÁTICO PARA O SISTEMA SANGUÍNEO ABO
title MODELO DIDÁTICO PARA O SISTEMA SANGUÍNEO ABO
spellingShingle MODELO DIDÁTICO PARA O SISTEMA SANGUÍNEO ABO
ESQUISSATO, Giovana Natiele Machado
Genética básica
Modelo didático
Sistema ABO
title_short MODELO DIDÁTICO PARA O SISTEMA SANGUÍNEO ABO
title_full MODELO DIDÁTICO PARA O SISTEMA SANGUÍNEO ABO
title_fullStr MODELO DIDÁTICO PARA O SISTEMA SANGUÍNEO ABO
title_full_unstemmed MODELO DIDÁTICO PARA O SISTEMA SANGUÍNEO ABO
title_sort MODELO DIDÁTICO PARA O SISTEMA SANGUÍNEO ABO
author ESQUISSATO, Giovana Natiele Machado
author_facet ESQUISSATO, Giovana Natiele Machado
ARRUDA, Gisele
SOARES, Maria Amélia Menck
author_role author
author2 ARRUDA, Gisele
SOARES, Maria Amélia Menck
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ESQUISSATO, Giovana Natiele Machado
ARRUDA, Gisele
SOARES, Maria Amélia Menck
dc.subject.por.fl_str_mv Genética básica
Modelo didático
Sistema ABO
topic Genética básica
Modelo didático
Sistema ABO
description De maneira simplificada, a determinação do Sistema sanguíneo se dá através da interação de três alelos I A, I B e i, onde I A e I B são co-dominantes entre si e dominantes sobre o alelo i. A combinação desses três alelos resulta em seis genótipos diferentes e quatro fenótipos. Com a elaboração de um modelo didático sobre o Sistema ABO pretende-se contribuir para melhor compreensão sobre a interação entre estes alelos, facilitando o desenvolvimento de aulas praticas em escolas que não possuem formas de representar este sistema, já que o modelo aqui proposto é fácil, agradável e de rápida elaboração. A partir de gelatinas preparadas com pouca água e em três diferentes cores, dentre as quais a cor vermelha foi utilizada para representar o antígeno A, verde o antígeno B e com a incolor foi representando o “antígeno O” (antígeno H). As gelatinas foram recortadas em cubos e arranjadas em seis placas de Petri, cada uma representando um genótipo diferente para este sistema. O modelo elaborado possibilitou visualizar as interações de dominância e de co-dominância, por intermédio do efeito visual das cores das gelatinas quando os alelos estavam em homozigose (placas com cubos de uma única cor) e quando estavam em heterozigose (duas cores diferentes). Este modelo necessita ser aplicado em escolas para avaliar se é adequado para o ensino fundamental, ensino médio ou ambos.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-21T19:12:54Z
2021-01-21T19:12:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6612
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309689822445569