DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS QUE PRATICAM MUSICOTERAPIA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COLI, Talita Ribeiro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: RIBAS, Solange Viana da Costa, SILVA, Yara Cristina Romano, MAINRADES, Sandra Cristina Catelan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1561
Resumo: A capacidade cognitiva é fundamental no desenvolvimento e aprendizagem, visto ser ela a responsável pela assimilação de informações através dos processos visual, auditivo e sensorial, e pela representação mental desses segmentos impressos no córtex. Na infância este processo ocorre com maior frequência, entretanto na idade escolar por vezes se apresenta deficitária, devido aos Transtornos Funcionais Específicos - TFE, estes denunciam que a capacidade cognitiva está em déficit em seu funcionamento, dessarte se faz imprescindível o uso de um método não medicamentoso em detrimento de tais psicopatologias. Propõe se então com este projeto o uso da Musicoterapia, visto que ela oportuniza o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como: aquisição fonológica, desenvolvimento e abrangência da linguagem oral e escrita, aprimoramento do processamento auditivo e das habilidades matemáticas e a construção de redes neurais ao cérebro. Realizaremos análise nos relatos de casos de duas profissionais de musicoterapia. Elaboraremos uma entrevista semiestruturada. Usaremos como critério de inclusão pacientes na faixa etária de 4 a 16 anos ambos os sexos, que estejam ou foram submetidos às aulas de Musicoterapia por no mínimo 6 meses. Após tabulados os dados, faremos uma análise qualitativa para comprovar a melhora significativa destes pupilos. Esperamos com isso que a eficácia da Musicoterapia seja reconhecida, reduzindo as demandas escolares quanto à alunos com dificuldades de aprendizagem.
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