DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS QUE PRATICAM MUSICOTERAPIA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COLI, Talita Ribeiro
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: RIBAS, Solange Viana da Costa, MAINARDES-CATELAN, Sandra Cristina, SILVA, Yara Cristina Romano da
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2201
Resumo: A capacidade cognitiva é fundamental no desenvolvimento e aprendizagem, visto ser ela a responsável pela assimilação de informações através dos processos visual, auditivo e sensorial, e pela representação mental desses segmentos impressos no córtex. Na infância este processo ocorre com maior frequência, entretanto na idade escolar por vezes se apresenta deficitária, devido aos Transtornos Funcionais Específicos - TFE, estes denunciam que a capacidade cognitiva está em déficit em seu funcionamento, dessarte se faz imprescindível o uso de um método não medicamentoso em detrimento de tais psicopatologias. Propõe se então com este projeto o uso da Musicoterapia, visto que ela oportuniza o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como: aquisição fonológica, desenvolvimento e abrangência da linguagem oral e escrita, aprimoramento do processamento auditivo e das habilidades matemáticas e a construção de redes neurais ao cérebro. Realizamos análise nos relatos de casos de duas profissionais de musicoterapia. Elaboramos uma entrevista semi estruturada. Usamos como critério de inclusão pacientes na faixa etária de 4 à 16 anos ambos os sexos, que estiveram ou foram submetidos à aulas de Musicoterapia por no mínimo 6 meses. Após tabulados os dados, fizemos uma análise qualitativa para comprovar a melhora significativa destes pupilos, esperamos com isso que a eficácia da Musicoterapia seja reconhecida, reduzindo as demandas escolares quanto à alunos com dificuldades de aprendizagem.
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