DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS QUE PRATICAM MUSICOTERAPIA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2201 |
Resumo: | A capacidade cognitiva é fundamental no desenvolvimento e aprendizagem, visto ser ela a responsável pela assimilação de informações através dos processos visual, auditivo e sensorial, e pela representação mental desses segmentos impressos no córtex. Na infância este processo ocorre com maior frequência, entretanto na idade escolar por vezes se apresenta deficitária, devido aos Transtornos Funcionais Específicos - TFE, estes denunciam que a capacidade cognitiva está em déficit em seu funcionamento, dessarte se faz imprescindível o uso de um método não medicamentoso em detrimento de tais psicopatologias. Propõe se então com este projeto o uso da Musicoterapia, visto que ela oportuniza o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como: aquisição fonológica, desenvolvimento e abrangência da linguagem oral e escrita, aprimoramento do processamento auditivo e das habilidades matemáticas e a construção de redes neurais ao cérebro. Realizamos análise nos relatos de casos de duas profissionais de musicoterapia. Elaboramos uma entrevista semi estruturada. Usamos como critério de inclusão pacientes na faixa etária de 4 à 16 anos ambos os sexos, que estiveram ou foram submetidos à aulas de Musicoterapia por no mínimo 6 meses. Após tabulados os dados, fizemos uma análise qualitativa para comprovar a melhora significativa destes pupilos, esperamos com isso que a eficácia da Musicoterapia seja reconhecida, reduzindo as demandas escolares quanto à alunos com dificuldades de aprendizagem. |
id |
UNICESU -1_efecb67abd89dfc008c6742fd2e79478 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2201 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS QUE PRATICAM MUSICOTERAPIA: UMA ANÁLISE QUALITATIVAAprendizagemCogniçãoNeurodesenvolvimentoA capacidade cognitiva é fundamental no desenvolvimento e aprendizagem, visto ser ela a responsável pela assimilação de informações através dos processos visual, auditivo e sensorial, e pela representação mental desses segmentos impressos no córtex. Na infância este processo ocorre com maior frequência, entretanto na idade escolar por vezes se apresenta deficitária, devido aos Transtornos Funcionais Específicos - TFE, estes denunciam que a capacidade cognitiva está em déficit em seu funcionamento, dessarte se faz imprescindível o uso de um método não medicamentoso em detrimento de tais psicopatologias. Propõe se então com este projeto o uso da Musicoterapia, visto que ela oportuniza o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como: aquisição fonológica, desenvolvimento e abrangência da linguagem oral e escrita, aprimoramento do processamento auditivo e das habilidades matemáticas e a construção de redes neurais ao cérebro. Realizamos análise nos relatos de casos de duas profissionais de musicoterapia. Elaboramos uma entrevista semi estruturada. Usamos como critério de inclusão pacientes na faixa etária de 4 à 16 anos ambos os sexos, que estiveram ou foram submetidos à aulas de Musicoterapia por no mínimo 6 meses. Após tabulados os dados, fizemos uma análise qualitativa para comprovar a melhora significativa destes pupilos, esperamos com isso que a eficácia da Musicoterapia seja reconhecida, reduzindo as demandas escolares quanto à alunos com dificuldades de aprendizagem.Unicesumar2019-08-26T17:37:55Z2019-08-26T17:37:55Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978.85.459.1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2201otherColi, Talita RibeiroRibas, Solange Viana da CostaMainardes-Catelan, Sandra CristinaSilva, Yara Cristina Romano dareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:03:53Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:03:56.951Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS QUE PRATICAM MUSICOTERAPIA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA |
title |
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS QUE PRATICAM MUSICOTERAPIA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA |
spellingShingle |
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS QUE PRATICAM MUSICOTERAPIA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA Coli, Talita Ribeiro Aprendizagem Cognição Neurodesenvolvimento |
title_short |
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS QUE PRATICAM MUSICOTERAPIA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA |
title_full |
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS QUE PRATICAM MUSICOTERAPIA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA |
title_fullStr |
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS QUE PRATICAM MUSICOTERAPIA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA |
title_full_unstemmed |
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS QUE PRATICAM MUSICOTERAPIA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA |
title_sort |
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS QUE PRATICAM MUSICOTERAPIA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA |
author |
Coli, Talita Ribeiro |
author_facet |
Coli, Talita Ribeiro Ribas, Solange Viana da Costa Mainardes-Catelan, Sandra Cristina Silva, Yara Cristina Romano da |
author_role |
author |
author2 |
Ribas, Solange Viana da Costa Mainardes-Catelan, Sandra Cristina Silva, Yara Cristina Romano da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coli, Talita Ribeiro Ribas, Solange Viana da Costa Mainardes-Catelan, Sandra Cristina Silva, Yara Cristina Romano da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Cognição Neurodesenvolvimento |
topic |
Aprendizagem Cognição Neurodesenvolvimento |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A capacidade cognitiva é fundamental no desenvolvimento e aprendizagem, visto ser ela a responsável pela assimilação de informações através dos processos visual, auditivo e sensorial, e pela representação mental desses segmentos impressos no córtex. Na infância este processo ocorre com maior frequência, entretanto na idade escolar por vezes se apresenta deficitária, devido aos Transtornos Funcionais Específicos - TFE, estes denunciam que a capacidade cognitiva está em déficit em seu funcionamento, dessarte se faz imprescindível o uso de um método não medicamentoso em detrimento de tais psicopatologias. Propõe se então com este projeto o uso da Musicoterapia, visto que ela oportuniza o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como: aquisição fonológica, desenvolvimento e abrangência da linguagem oral e escrita, aprimoramento do processamento auditivo e das habilidades matemáticas e a construção de redes neurais ao cérebro. Realizamos análise nos relatos de casos de duas profissionais de musicoterapia. Elaboramos uma entrevista semi estruturada. Usamos como critério de inclusão pacientes na faixa etária de 4 à 16 anos ambos os sexos, que estiveram ou foram submetidos à aulas de Musicoterapia por no mínimo 6 meses. Após tabulados os dados, fizemos uma análise qualitativa para comprovar a melhora significativa destes pupilos, esperamos com isso que a eficácia da Musicoterapia seja reconhecida, reduzindo as demandas escolares quanto à alunos com dificuldades de aprendizagem. |
description |
A capacidade cognitiva é fundamental no desenvolvimento e aprendizagem, visto ser ela a responsável pela assimilação de informações através dos processos visual, auditivo e sensorial, e pela representação mental desses segmentos impressos no córtex. Na infância este processo ocorre com maior frequência, entretanto na idade escolar por vezes se apresenta deficitária, devido aos Transtornos Funcionais Específicos - TFE, estes denunciam que a capacidade cognitiva está em déficit em seu funcionamento, dessarte se faz imprescindível o uso de um método não medicamentoso em detrimento de tais psicopatologias. Propõe se então com este projeto o uso da Musicoterapia, visto que ela oportuniza o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como: aquisição fonológica, desenvolvimento e abrangência da linguagem oral e escrita, aprimoramento do processamento auditivo e das habilidades matemáticas e a construção de redes neurais ao cérebro. Realizamos análise nos relatos de casos de duas profissionais de musicoterapia. Elaboramos uma entrevista semi estruturada. Usamos como critério de inclusão pacientes na faixa etária de 4 à 16 anos ambos os sexos, que estiveram ou foram submetidos à aulas de Musicoterapia por no mínimo 6 meses. Após tabulados os dados, fizemos uma análise qualitativa para comprovar a melhora significativa destes pupilos, esperamos com isso que a eficácia da Musicoterapia seja reconhecida, reduzindo as demandas escolares quanto à alunos com dificuldades de aprendizagem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-23 2019-08-26T17:37:55Z 2019-08-26T17:37:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978.85.459.1280-4 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2201 |
identifier_str_mv |
978.85.459.1280-4 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2201 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unicesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
Unicesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948624541319168 |