DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS QUE PRATICAM MUSICOTERAPIA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coli, Talita Ribeiro
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ribas, Solange Viana da Costa, Mainardes-Catelan, Sandra Cristina, Silva, Yara Cristina Romano da
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2201
Resumo: A capacidade cognitiva é fundamental no desenvolvimento e aprendizagem, visto ser ela a responsável pela assimilação de informações através dos processos visual, auditivo e sensorial, e pela representação mental desses segmentos impressos no córtex. Na infância este processo ocorre com maior frequência, entretanto na idade escolar por vezes se apresenta deficitária, devido aos Transtornos Funcionais Específicos - TFE, estes denunciam que a capacidade cognitiva está em déficit em seu funcionamento, dessarte se faz imprescindível o uso de um método não medicamentoso em detrimento de tais psicopatologias. Propõe se então com este projeto o uso da Musicoterapia, visto que ela oportuniza o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como: aquisição fonológica, desenvolvimento e abrangência da linguagem oral e escrita, aprimoramento do processamento auditivo e das habilidades matemáticas e a construção de redes neurais ao cérebro. Realizamos análise nos relatos de casos de duas profissionais de musicoterapia. Elaboramos uma entrevista semi estruturada. Usamos como critério de inclusão pacientes na faixa etária de 4 à 16 anos ambos os sexos, que estiveram ou foram submetidos à aulas de Musicoterapia por no mínimo 6 meses. Após tabulados os dados, fizemos uma análise qualitativa para comprovar a melhora significativa destes pupilos, esperamos com isso que a eficácia da Musicoterapia seja reconhecida, reduzindo as demandas escolares quanto à alunos com dificuldades de aprendizagem.
id UNICESU -1_efecb67abd89dfc008c6742fd2e79478
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2201
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS QUE PRATICAM MUSICOTERAPIA: UMA ANÁLISE QUALITATIVAAprendizagemCogniçãoNeurodesenvolvimentoA capacidade cognitiva é fundamental no desenvolvimento e aprendizagem, visto ser ela a responsável pela assimilação de informações através dos processos visual, auditivo e sensorial, e pela representação mental desses segmentos impressos no córtex. Na infância este processo ocorre com maior frequência, entretanto na idade escolar por vezes se apresenta deficitária, devido aos Transtornos Funcionais Específicos - TFE, estes denunciam que a capacidade cognitiva está em déficit em seu funcionamento, dessarte se faz imprescindível o uso de um método não medicamentoso em detrimento de tais psicopatologias. Propõe se então com este projeto o uso da Musicoterapia, visto que ela oportuniza o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como: aquisição fonológica, desenvolvimento e abrangência da linguagem oral e escrita, aprimoramento do processamento auditivo e das habilidades matemáticas e a construção de redes neurais ao cérebro. Realizamos análise nos relatos de casos de duas profissionais de musicoterapia. Elaboramos uma entrevista semi estruturada. Usamos como critério de inclusão pacientes na faixa etária de 4 à 16 anos ambos os sexos, que estiveram ou foram submetidos à aulas de Musicoterapia por no mínimo 6 meses. Após tabulados os dados, fizemos uma análise qualitativa para comprovar a melhora significativa destes pupilos, esperamos com isso que a eficácia da Musicoterapia seja reconhecida, reduzindo as demandas escolares quanto à alunos com dificuldades de aprendizagem.Unicesumar2019-08-26T17:37:55Z2019-08-26T17:37:55Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978.85.459.1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2201otherColi, Talita RibeiroRibas, Solange Viana da CostaMainardes-Catelan, Sandra CristinaSilva, Yara Cristina Romano dareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:03:53Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:03:56.951Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS QUE PRATICAM MUSICOTERAPIA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA
title DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS QUE PRATICAM MUSICOTERAPIA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA
spellingShingle DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS QUE PRATICAM MUSICOTERAPIA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA
Coli, Talita Ribeiro
Aprendizagem
Cognição
Neurodesenvolvimento
title_short DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS QUE PRATICAM MUSICOTERAPIA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA
title_full DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS QUE PRATICAM MUSICOTERAPIA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA
title_fullStr DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS QUE PRATICAM MUSICOTERAPIA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA
title_full_unstemmed DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS QUE PRATICAM MUSICOTERAPIA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA
title_sort DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS QUE PRATICAM MUSICOTERAPIA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA
author Coli, Talita Ribeiro
author_facet Coli, Talita Ribeiro
Ribas, Solange Viana da Costa
Mainardes-Catelan, Sandra Cristina
Silva, Yara Cristina Romano da
author_role author
author2 Ribas, Solange Viana da Costa
Mainardes-Catelan, Sandra Cristina
Silva, Yara Cristina Romano da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coli, Talita Ribeiro
Ribas, Solange Viana da Costa
Mainardes-Catelan, Sandra Cristina
Silva, Yara Cristina Romano da
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Cognição
Neurodesenvolvimento
topic Aprendizagem
Cognição
Neurodesenvolvimento
dc.description.none.fl_txt_mv A capacidade cognitiva é fundamental no desenvolvimento e aprendizagem, visto ser ela a responsável pela assimilação de informações através dos processos visual, auditivo e sensorial, e pela representação mental desses segmentos impressos no córtex. Na infância este processo ocorre com maior frequência, entretanto na idade escolar por vezes se apresenta deficitária, devido aos Transtornos Funcionais Específicos - TFE, estes denunciam que a capacidade cognitiva está em déficit em seu funcionamento, dessarte se faz imprescindível o uso de um método não medicamentoso em detrimento de tais psicopatologias. Propõe se então com este projeto o uso da Musicoterapia, visto que ela oportuniza o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como: aquisição fonológica, desenvolvimento e abrangência da linguagem oral e escrita, aprimoramento do processamento auditivo e das habilidades matemáticas e a construção de redes neurais ao cérebro. Realizamos análise nos relatos de casos de duas profissionais de musicoterapia. Elaboramos uma entrevista semi estruturada. Usamos como critério de inclusão pacientes na faixa etária de 4 à 16 anos ambos os sexos, que estiveram ou foram submetidos à aulas de Musicoterapia por no mínimo 6 meses. Após tabulados os dados, fizemos uma análise qualitativa para comprovar a melhora significativa destes pupilos, esperamos com isso que a eficácia da Musicoterapia seja reconhecida, reduzindo as demandas escolares quanto à alunos com dificuldades de aprendizagem.
description A capacidade cognitiva é fundamental no desenvolvimento e aprendizagem, visto ser ela a responsável pela assimilação de informações através dos processos visual, auditivo e sensorial, e pela representação mental desses segmentos impressos no córtex. Na infância este processo ocorre com maior frequência, entretanto na idade escolar por vezes se apresenta deficitária, devido aos Transtornos Funcionais Específicos - TFE, estes denunciam que a capacidade cognitiva está em déficit em seu funcionamento, dessarte se faz imprescindível o uso de um método não medicamentoso em detrimento de tais psicopatologias. Propõe se então com este projeto o uso da Musicoterapia, visto que ela oportuniza o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como: aquisição fonológica, desenvolvimento e abrangência da linguagem oral e escrita, aprimoramento do processamento auditivo e das habilidades matemáticas e a construção de redes neurais ao cérebro. Realizamos análise nos relatos de casos de duas profissionais de musicoterapia. Elaboramos uma entrevista semi estruturada. Usamos como critério de inclusão pacientes na faixa etária de 4 à 16 anos ambos os sexos, que estiveram ou foram submetidos à aulas de Musicoterapia por no mínimo 6 meses. Após tabulados os dados, fizemos uma análise qualitativa para comprovar a melhora significativa destes pupilos, esperamos com isso que a eficácia da Musicoterapia seja reconhecida, reduzindo as demandas escolares quanto à alunos com dificuldades de aprendizagem.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-26T17:37:55Z
2019-08-26T17:37:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978.85.459.1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2201
identifier_str_mv 978.85.459.1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2201
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948624541319168