EFEITO DA GOMA DE MASCAR NO FLUXO E PH SALIVAR SOBRE A SEDE: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Aline Korki Arrabal
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Fonseca, Lígia Fahl, Rabelo, Carla Dias
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1920
Resumo: Objetivo: Reunir as evidências disponíveis em literatura sobre o efeito do uso da goma de mascar no fluxo e pH salivar sobre a sede em adultos. Método: revisão integrativa, seguindo-se as etapas de Whittemore, guiado pela questão norteadora - Quais são as evidências científicas disponíveis na literatura acerca dos efeitos do uso da goma de mascar no fluxo e pH salivar sobre a sede em adultos? Utilizou-se as bases de dados PubMed, Lilacs, Scopus e Web of Science, e adotou-se as recomendações do PRISMA. Resultados: doze artigos compuseram a amostra final. As estratégias podem ser divididas no uso de estimulantes e substitutos salivares. Os estimulantes salivares como a parafina e a goma de mascar isenta de sabor atuam na estimulação mecânica das glândulas salivares, enquanto as pastilhas aromatizadas atuam na estimulação gustativa das glândulas. A goma de mascar aromatizada, todavia, atua simultaneamente nos dois tipos de estimulação dessas glândulas, causando um aumento no fluxo e pH salivar, além de ser a preferência entre os participantes dos estudos. Já os substitutos salivares, como as salivas artificiais, aliviam a intensidade da sede e seus desconfortos por umedecer a cavidade oral, no entanto, seu alívio é passageiro. Conclusão: a goma de mascar apresentou-se como estratégia predominante e de eficácia significativa para aumentar o fluxo e pH salivar, e consequentemente minorar a sede.
id UNICESU -1_1ce143c7db21a92fe7895ce9f991c564
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1920
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling EFEITO DA GOMA DE MASCAR NO FLUXO E PH SALIVAR SOBRE A SEDE: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURARevisão IntegrativaXerostomiaMastigaçãoSalivaçãoFluxo SalivarObjetivo: Reunir as evidências disponíveis em literatura sobre o efeito do uso da goma de mascar no fluxo e pH salivar sobre a sede em adultos. Método: revisão integrativa, seguindo-se as etapas de Whittemore, guiado pela questão norteadora - Quais são as evidências científicas disponíveis na literatura acerca dos efeitos do uso da goma de mascar no fluxo e pH salivar sobre a sede em adultos? Utilizou-se as bases de dados PubMed, Lilacs, Scopus e Web of Science, e adotou-se as recomendações do PRISMA. Resultados: doze artigos compuseram a amostra final. As estratégias podem ser divididas no uso de estimulantes e substitutos salivares. Os estimulantes salivares como a parafina e a goma de mascar isenta de sabor atuam na estimulação mecânica das glândulas salivares, enquanto as pastilhas aromatizadas atuam na estimulação gustativa das glândulas. A goma de mascar aromatizada, todavia, atua simultaneamente nos dois tipos de estimulação dessas glândulas, causando um aumento no fluxo e pH salivar, além de ser a preferência entre os participantes dos estudos. Já os substitutos salivares, como as salivas artificiais, aliviam a intensidade da sede e seus desconfortos por umedecer a cavidade oral, no entanto, seu alívio é passageiro. Conclusão: a goma de mascar apresentou-se como estratégia predominante e de eficácia significativa para aumentar o fluxo e pH salivar, e consequentemente minorar a sede.Unicesumar2019-08-20T11:55:43Z2019-08-20T11:55:43Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1920otherGarcia, Aline Korki ArrabalFonseca, Lígia FahlRabelo, Carla Diasreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:55:53Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:56:05.802Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv EFEITO DA GOMA DE MASCAR NO FLUXO E PH SALIVAR SOBRE A SEDE: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA
title EFEITO DA GOMA DE MASCAR NO FLUXO E PH SALIVAR SOBRE A SEDE: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA
spellingShingle EFEITO DA GOMA DE MASCAR NO FLUXO E PH SALIVAR SOBRE A SEDE: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA
Garcia, Aline Korki Arrabal
Revisão Integrativa
Xerostomia
Mastigação
Salivação
Fluxo Salivar
title_short EFEITO DA GOMA DE MASCAR NO FLUXO E PH SALIVAR SOBRE A SEDE: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA
title_full EFEITO DA GOMA DE MASCAR NO FLUXO E PH SALIVAR SOBRE A SEDE: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA
title_fullStr EFEITO DA GOMA DE MASCAR NO FLUXO E PH SALIVAR SOBRE A SEDE: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA
title_full_unstemmed EFEITO DA GOMA DE MASCAR NO FLUXO E PH SALIVAR SOBRE A SEDE: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA
title_sort EFEITO DA GOMA DE MASCAR NO FLUXO E PH SALIVAR SOBRE A SEDE: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA
author Garcia, Aline Korki Arrabal
author_facet Garcia, Aline Korki Arrabal
Fonseca, Lígia Fahl
Rabelo, Carla Dias
author_role author
author2 Fonseca, Lígia Fahl
Rabelo, Carla Dias
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Aline Korki Arrabal
Fonseca, Lígia Fahl
Rabelo, Carla Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Revisão Integrativa
Xerostomia
Mastigação
Salivação
Fluxo Salivar
topic Revisão Integrativa
Xerostomia
Mastigação
Salivação
Fluxo Salivar
dc.description.none.fl_txt_mv Objetivo: Reunir as evidências disponíveis em literatura sobre o efeito do uso da goma de mascar no fluxo e pH salivar sobre a sede em adultos. Método: revisão integrativa, seguindo-se as etapas de Whittemore, guiado pela questão norteadora - Quais são as evidências científicas disponíveis na literatura acerca dos efeitos do uso da goma de mascar no fluxo e pH salivar sobre a sede em adultos? Utilizou-se as bases de dados PubMed, Lilacs, Scopus e Web of Science, e adotou-se as recomendações do PRISMA. Resultados: doze artigos compuseram a amostra final. As estratégias podem ser divididas no uso de estimulantes e substitutos salivares. Os estimulantes salivares como a parafina e a goma de mascar isenta de sabor atuam na estimulação mecânica das glândulas salivares, enquanto as pastilhas aromatizadas atuam na estimulação gustativa das glândulas. A goma de mascar aromatizada, todavia, atua simultaneamente nos dois tipos de estimulação dessas glândulas, causando um aumento no fluxo e pH salivar, além de ser a preferência entre os participantes dos estudos. Já os substitutos salivares, como as salivas artificiais, aliviam a intensidade da sede e seus desconfortos por umedecer a cavidade oral, no entanto, seu alívio é passageiro. Conclusão: a goma de mascar apresentou-se como estratégia predominante e de eficácia significativa para aumentar o fluxo e pH salivar, e consequentemente minorar a sede.
description Objetivo: Reunir as evidências disponíveis em literatura sobre o efeito do uso da goma de mascar no fluxo e pH salivar sobre a sede em adultos. Método: revisão integrativa, seguindo-se as etapas de Whittemore, guiado pela questão norteadora - Quais são as evidências científicas disponíveis na literatura acerca dos efeitos do uso da goma de mascar no fluxo e pH salivar sobre a sede em adultos? Utilizou-se as bases de dados PubMed, Lilacs, Scopus e Web of Science, e adotou-se as recomendações do PRISMA. Resultados: doze artigos compuseram a amostra final. As estratégias podem ser divididas no uso de estimulantes e substitutos salivares. Os estimulantes salivares como a parafina e a goma de mascar isenta de sabor atuam na estimulação mecânica das glândulas salivares, enquanto as pastilhas aromatizadas atuam na estimulação gustativa das glândulas. A goma de mascar aromatizada, todavia, atua simultaneamente nos dois tipos de estimulação dessas glândulas, causando um aumento no fluxo e pH salivar, além de ser a preferência entre os participantes dos estudos. Já os substitutos salivares, como as salivas artificiais, aliviam a intensidade da sede e seus desconfortos por umedecer a cavidade oral, no entanto, seu alívio é passageiro. Conclusão: a goma de mascar apresentou-se como estratégia predominante e de eficácia significativa para aumentar o fluxo e pH salivar, e consequentemente minorar a sede.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-20T11:55:43Z
2019-08-20T11:55:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1920
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1920
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948600511102976