MODALIDADE NORMAL: UMA REFLEXÃO SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE NÍVEL MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TAKANO, Andressa Mary
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: ARRAIS, Luciana Figueiredo Lacanallo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4308
Resumo: Objetivamos, por meio deste texto, ampliar as discussões sobre a formação de professores de nível médio, a qual vem sendo cada vez menos debatida e pesquisada pelos educadores. Propomos, assim, apresentar algumas problemáticas identificadas ao longo das observações realizadas em uma turma da Modalidade Normal. Destacamos que as experiências relata das foram decorrentes das exigências feitas pela disciplina de Estágio Curricular Supervisionado de Ensino Médio – Modalidade Normal, pelo curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá. Essas observações nos permitem evidenciar a falta de interesse e desmotivação por parte dos discentes, bem como as consequências desse desinteresse para a educação e para a sociedade. Compreendemos a necessidade de se engendrar políticas públicas efetivas para o processo de formação de professores e de medidas que visem a melhoria da qualidade do processo de ensino- aprendizagem. Além disso, a partir das reflexões, acreditamos que, uma vez que a formação de professores de nível médio é ofertada, seja necessário haver maior seriedade no tratamento dessa modalidade por parte dos profissionais envolvidos e da comunidade estudantil.
id UNICESU -1_1e7c83024941c1f02999aa45edf0391d
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4308
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling MODALIDADE NORMAL: UMA REFLEXÃO SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE NÍVEL MÉDIOEnsinoFormação de professoresModalidade normalObjetivamos, por meio deste texto, ampliar as discussões sobre a formação de professores de nível médio, a qual vem sendo cada vez menos debatida e pesquisada pelos educadores. Propomos, assim, apresentar algumas problemáticas identificadas ao longo das observações realizadas em uma turma da Modalidade Normal. Destacamos que as experiências relata das foram decorrentes das exigências feitas pela disciplina de Estágio Curricular Supervisionado de Ensino Médio – Modalidade Normal, pelo curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá. Essas observações nos permitem evidenciar a falta de interesse e desmotivação por parte dos discentes, bem como as consequências desse desinteresse para a educação e para a sociedade. Compreendemos a necessidade de se engendrar políticas públicas efetivas para o processo de formação de professores e de medidas que visem a melhoria da qualidade do processo de ensino- aprendizagem. Além disso, a partir das reflexões, acreditamos que, uma vez que a formação de professores de nível médio é ofertada, seja necessário haver maior seriedade no tratamento dessa modalidade por parte dos profissionais envolvidos e da comunidade estudantil.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-01-16T16:22:29Z2020-01-16T16:22:29Z2013-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-603-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4308porTAKANO, Andressa MaryARRAIS, Luciana Figueiredo Lacanalloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:03:03ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv MODALIDADE NORMAL: UMA REFLEXÃO SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE NÍVEL MÉDIO
title MODALIDADE NORMAL: UMA REFLEXÃO SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE NÍVEL MÉDIO
spellingShingle MODALIDADE NORMAL: UMA REFLEXÃO SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE NÍVEL MÉDIO
TAKANO, Andressa Mary
Ensino
Formação de professores
Modalidade normal
title_short MODALIDADE NORMAL: UMA REFLEXÃO SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE NÍVEL MÉDIO
title_full MODALIDADE NORMAL: UMA REFLEXÃO SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE NÍVEL MÉDIO
title_fullStr MODALIDADE NORMAL: UMA REFLEXÃO SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE NÍVEL MÉDIO
title_full_unstemmed MODALIDADE NORMAL: UMA REFLEXÃO SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE NÍVEL MÉDIO
title_sort MODALIDADE NORMAL: UMA REFLEXÃO SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE NÍVEL MÉDIO
author TAKANO, Andressa Mary
author_facet TAKANO, Andressa Mary
ARRAIS, Luciana Figueiredo Lacanallo
author_role author
author2 ARRAIS, Luciana Figueiredo Lacanallo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv TAKANO, Andressa Mary
ARRAIS, Luciana Figueiredo Lacanallo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Formação de professores
Modalidade normal
topic Ensino
Formação de professores
Modalidade normal
description Objetivamos, por meio deste texto, ampliar as discussões sobre a formação de professores de nível médio, a qual vem sendo cada vez menos debatida e pesquisada pelos educadores. Propomos, assim, apresentar algumas problemáticas identificadas ao longo das observações realizadas em uma turma da Modalidade Normal. Destacamos que as experiências relata das foram decorrentes das exigências feitas pela disciplina de Estágio Curricular Supervisionado de Ensino Médio – Modalidade Normal, pelo curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá. Essas observações nos permitem evidenciar a falta de interesse e desmotivação por parte dos discentes, bem como as consequências desse desinteresse para a educação e para a sociedade. Compreendemos a necessidade de se engendrar políticas públicas efetivas para o processo de formação de professores e de medidas que visem a melhoria da qualidade do processo de ensino- aprendizagem. Além disso, a partir das reflexões, acreditamos que, uma vez que a formação de professores de nível médio é ofertada, seja necessário haver maior seriedade no tratamento dessa modalidade por parte dos profissionais envolvidos e da comunidade estudantil.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-22
2020-01-16T16:22:29Z
2020-01-16T16:22:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-603-4
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4308
identifier_str_mv 978-85-8084-603-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771950378254336