MODALIDADE NORMAL: UMA REFLEXÃO SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE NÍVEL MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4308 |
Resumo: | Objetivamos, por meio deste texto, ampliar as discussões sobre a formação de professores de nível médio, a qual vem sendo cada vez menos debatida e pesquisada pelos educadores. Propomos, assim, apresentar algumas problemáticas identificadas ao longo das observações realizadas em uma turma da Modalidade Normal. Destacamos que as experiências relata das foram decorrentes das exigências feitas pela disciplina de Estágio Curricular Supervisionado de Ensino Médio – Modalidade Normal, pelo curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá. Essas observações nos permitem evidenciar a falta de interesse e desmotivação por parte dos discentes, bem como as consequências desse desinteresse para a educação e para a sociedade. Compreendemos a necessidade de se engendrar políticas públicas efetivas para o processo de formação de professores e de medidas que visem a melhoria da qualidade do processo de ensino- aprendizagem. Além disso, a partir das reflexões, acreditamos que, uma vez que a formação de professores de nível médio é ofertada, seja necessário haver maior seriedade no tratamento dessa modalidade por parte dos profissionais envolvidos e da comunidade estudantil. |
id |
UNICESU -1_23830ab7ca3ca98ab5ab13014107a45c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4308 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
MODALIDADE NORMAL: UMA REFLEXÃO SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE NÍVEL MÉDIOEnsinoFormação de professoresModalidade normalObjetivamos, por meio deste texto, ampliar as discussões sobre a formação de professores de nível médio, a qual vem sendo cada vez menos debatida e pesquisada pelos educadores. Propomos, assim, apresentar algumas problemáticas identificadas ao longo das observações realizadas em uma turma da Modalidade Normal. Destacamos que as experiências relata das foram decorrentes das exigências feitas pela disciplina de Estágio Curricular Supervisionado de Ensino Médio – Modalidade Normal, pelo curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá. Essas observações nos permitem evidenciar a falta de interesse e desmotivação por parte dos discentes, bem como as consequências desse desinteresse para a educação e para a sociedade. Compreendemos a necessidade de se engendrar políticas públicas efetivas para o processo de formação de professores e de medidas que visem a melhoria da qualidade do processo de ensino- aprendizagem. Além disso, a partir das reflexões, acreditamos que, uma vez que a formação de professores de nível médio é ofertada, seja necessário haver maior seriedade no tratamento dessa modalidade por parte dos profissionais envolvidos e da comunidade estudantil.UniCesumar2020-01-16T16:22:29Z2020-01-16T16:22:29Z2013-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-603-4http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4308otherTAKANO, Andressa MaryARRAIS, Luciana Figueiredo Lacanalloreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:00:26Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:00:42.83Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
MODALIDADE NORMAL: UMA REFLEXÃO SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE NÍVEL MÉDIO |
title |
MODALIDADE NORMAL: UMA REFLEXÃO SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE NÍVEL MÉDIO |
spellingShingle |
MODALIDADE NORMAL: UMA REFLEXÃO SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE NÍVEL MÉDIO TAKANO, Andressa Mary Ensino Formação de professores Modalidade normal |
title_short |
MODALIDADE NORMAL: UMA REFLEXÃO SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE NÍVEL MÉDIO |
title_full |
MODALIDADE NORMAL: UMA REFLEXÃO SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE NÍVEL MÉDIO |
title_fullStr |
MODALIDADE NORMAL: UMA REFLEXÃO SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE NÍVEL MÉDIO |
title_full_unstemmed |
MODALIDADE NORMAL: UMA REFLEXÃO SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE NÍVEL MÉDIO |
title_sort |
MODALIDADE NORMAL: UMA REFLEXÃO SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE NÍVEL MÉDIO |
author |
TAKANO, Andressa Mary |
author_facet |
TAKANO, Andressa Mary ARRAIS, Luciana Figueiredo Lacanallo |
author_role |
author |
author2 |
ARRAIS, Luciana Figueiredo Lacanallo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
TAKANO, Andressa Mary ARRAIS, Luciana Figueiredo Lacanallo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Formação de professores Modalidade normal |
topic |
Ensino Formação de professores Modalidade normal |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Objetivamos, por meio deste texto, ampliar as discussões sobre a formação de professores de nível médio, a qual vem sendo cada vez menos debatida e pesquisada pelos educadores. Propomos, assim, apresentar algumas problemáticas identificadas ao longo das observações realizadas em uma turma da Modalidade Normal. Destacamos que as experiências relata das foram decorrentes das exigências feitas pela disciplina de Estágio Curricular Supervisionado de Ensino Médio – Modalidade Normal, pelo curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá. Essas observações nos permitem evidenciar a falta de interesse e desmotivação por parte dos discentes, bem como as consequências desse desinteresse para a educação e para a sociedade. Compreendemos a necessidade de se engendrar políticas públicas efetivas para o processo de formação de professores e de medidas que visem a melhoria da qualidade do processo de ensino- aprendizagem. Além disso, a partir das reflexões, acreditamos que, uma vez que a formação de professores de nível médio é ofertada, seja necessário haver maior seriedade no tratamento dessa modalidade por parte dos profissionais envolvidos e da comunidade estudantil. |
description |
Objetivamos, por meio deste texto, ampliar as discussões sobre a formação de professores de nível médio, a qual vem sendo cada vez menos debatida e pesquisada pelos educadores. Propomos, assim, apresentar algumas problemáticas identificadas ao longo das observações realizadas em uma turma da Modalidade Normal. Destacamos que as experiências relata das foram decorrentes das exigências feitas pela disciplina de Estágio Curricular Supervisionado de Ensino Médio – Modalidade Normal, pelo curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá. Essas observações nos permitem evidenciar a falta de interesse e desmotivação por parte dos discentes, bem como as consequências desse desinteresse para a educação e para a sociedade. Compreendemos a necessidade de se engendrar políticas públicas efetivas para o processo de formação de professores e de medidas que visem a melhoria da qualidade do processo de ensino- aprendizagem. Além disso, a partir das reflexões, acreditamos que, uma vez que a formação de professores de nível médio é ofertada, seja necessário haver maior seriedade no tratamento dessa modalidade por parte dos profissionais envolvidos e da comunidade estudantil. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-22 2020-01-16T16:22:29Z 2020-01-16T16:22:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-603-4 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4308 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-603-4 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4308 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948614233817088 |