O ensino de psicologia nos cursos normal nível médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/249869 |
Resumo: | O presente estudo foi elaborado com o objetivo de analisar o ensino de psicologia no curso normal em nível médio. Para tanto foram entrevistadas seis docentes que ministram a disciplina de psicologia no curso normal nível médio em escolas da região metropolitana de Porto Alegre. A metodologia utilizada foi a pesquisa de cunho quantitativo e como instrumento de pesquisa foram realizadas entrevistas a partir de um questionário estruturado. Os dados levantados nos questionários foram organizados em quatro grupos: Formação Profissional, Situação Funcional da Docência em Psicologia, Atuação Profissional e Ensino de Psicologia. Constatou-se neste estudo que a maioria dos professores que ministram a disciplina de psicologia são pedagogos, atuantes no magistério a mais de dez anos, com experiência docente nos anos iniciais e que encontram na docência de psicologia uma complementação para sua carga horária. |
id |
UFRGS-2_29d156bd0a14445e7422a9abe11be885 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249869 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Renata Santos daSoares, Rosângela de Fátima Rodrigues2022-10-12T04:45:47Z2011http://hdl.handle.net/10183/249869001096502O presente estudo foi elaborado com o objetivo de analisar o ensino de psicologia no curso normal em nível médio. Para tanto foram entrevistadas seis docentes que ministram a disciplina de psicologia no curso normal nível médio em escolas da região metropolitana de Porto Alegre. A metodologia utilizada foi a pesquisa de cunho quantitativo e como instrumento de pesquisa foram realizadas entrevistas a partir de um questionário estruturado. Os dados levantados nos questionários foram organizados em quatro grupos: Formação Profissional, Situação Funcional da Docência em Psicologia, Atuação Profissional e Ensino de Psicologia. Constatou-se neste estudo que a maioria dos professores que ministram a disciplina de psicologia são pedagogos, atuantes no magistério a mais de dez anos, com experiência docente nos anos iniciais e que encontram na docência de psicologia uma complementação para sua carga horária.This study was designed with the aim of analyzing the teaching of psychology course in high school. Therefore, we interviewed six teachers who teach the discipline of psychology in the normal middle schools in the metropolitan region of Porto Alegre. The methodology used was a quantitative research as a research tool and were interviewed from a structured questionnaire. The data collected in the questionnaires were organized into four groups: Training, Functional Status of Teaching in Psychology, Education and Professional Practice of Psychology. It was found in this study that most teachers who teach the discipline of psychology are educators, working in teaching for over ten years, with teaching experience in early years and that the teaching of psychology are a complement to his workload.application/pdfporPsicologia : EnsinoFormação de professoresPsychology and teachingTeaching of psychology course in normalHistorical aspects of the courseO ensino de psicologia nos cursos normal nível médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2011Psicologia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001096502.pdf.txt001096502.pdf.txtExtracted Texttext/plain30734http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249869/2/001096502.pdf.txt2cbc5869e0500f716b7b4c3439710ae0MD52ORIGINAL001096502.pdfTexto completoapplication/pdf68405http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249869/1/001096502.pdffd14fee0eeb748452d156dc3b76b4b12MD5110183/2498692022-10-13 04:48:58.136461oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249869Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-10-13T07:48:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino de psicologia nos cursos normal nível médio |
title |
O ensino de psicologia nos cursos normal nível médio |
spellingShingle |
O ensino de psicologia nos cursos normal nível médio Silva, Renata Santos da Psicologia : Ensino Formação de professores Psychology and teaching Teaching of psychology course in normal Historical aspects of the course |
title_short |
O ensino de psicologia nos cursos normal nível médio |
title_full |
O ensino de psicologia nos cursos normal nível médio |
title_fullStr |
O ensino de psicologia nos cursos normal nível médio |
title_full_unstemmed |
O ensino de psicologia nos cursos normal nível médio |
title_sort |
O ensino de psicologia nos cursos normal nível médio |
author |
Silva, Renata Santos da |
author_facet |
Silva, Renata Santos da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Renata Santos da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Soares, Rosângela de Fátima Rodrigues |
contributor_str_mv |
Soares, Rosângela de Fátima Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia : Ensino Formação de professores |
topic |
Psicologia : Ensino Formação de professores Psychology and teaching Teaching of psychology course in normal Historical aspects of the course |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Psychology and teaching Teaching of psychology course in normal Historical aspects of the course |
description |
O presente estudo foi elaborado com o objetivo de analisar o ensino de psicologia no curso normal em nível médio. Para tanto foram entrevistadas seis docentes que ministram a disciplina de psicologia no curso normal nível médio em escolas da região metropolitana de Porto Alegre. A metodologia utilizada foi a pesquisa de cunho quantitativo e como instrumento de pesquisa foram realizadas entrevistas a partir de um questionário estruturado. Os dados levantados nos questionários foram organizados em quatro grupos: Formação Profissional, Situação Funcional da Docência em Psicologia, Atuação Profissional e Ensino de Psicologia. Constatou-se neste estudo que a maioria dos professores que ministram a disciplina de psicologia são pedagogos, atuantes no magistério a mais de dez anos, com experiência docente nos anos iniciais e que encontram na docência de psicologia uma complementação para sua carga horária. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-12T04:45:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/249869 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001096502 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/249869 |
identifier_str_mv |
001096502 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249869/2/001096502.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249869/1/001096502.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2cbc5869e0500f716b7b4c3439710ae0 fd14fee0eeb748452d156dc3b76b4b12 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447320632754176 |