OS ASPECTOS CONTROVERTIDOS DA REPRODUÇÃO ASSISTIDA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GONÇALVES, Kemella Carolina Abdallah
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: LOPES, Cinthya Gimenez
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5939
Resumo: As pesquisas biotecnológicas obtiveram um avanço significativo na área da reprodução medicamente assistida, de forma a trazer para muitos casais a possibilidade de ter filhos. O objetivo da pesquisa é encontrar soluções para os conflitos oriundos das técnicas de reprodução assistida e sua previsão legal no nosso ordenamento jurídico está respaldada no art. 1.597 do Código Civil, garantindo a presunção de filiação e demais conseqüências. No entanto, tal evolução trouxe diversos questionamentos na sociedade quanto às questões religiosas, éticas e jurídicas principalmente para o Direito de Família, assim também como muitos direitos a serem resguardados, quais sejam o direito à vida, a procriação e a destinação dos embriões excedentes. Portanto, o Estado-Direito tem que estar apto a proteger toda e qualquer modificação que a sociedade venha a sofrer, garantindo especialmente os direitos da personalidade do embrião deste de sua concepção no ventre materno e não após o seu nascimento com vida conforme prevê o art. 2° do Código Civil.
id UNICESU -1_1e962d4c1db3676cd62f8cfcc10abee2
oai_identifier_str oai:CTOS-SRV-WEB24:123456789/5939
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling OS ASPECTOS CONTROVERTIDOS DA REPRODUÇÃO ASSISTIDAReprodução assistidaProcriaçãoFiliaçãoPersonalidadeTécnicas reprodutivasAs pesquisas biotecnológicas obtiveram um avanço significativo na área da reprodução medicamente assistida, de forma a trazer para muitos casais a possibilidade de ter filhos. O objetivo da pesquisa é encontrar soluções para os conflitos oriundos das técnicas de reprodução assistida e sua previsão legal no nosso ordenamento jurídico está respaldada no art. 1.597 do Código Civil, garantindo a presunção de filiação e demais conseqüências. No entanto, tal evolução trouxe diversos questionamentos na sociedade quanto às questões religiosas, éticas e jurídicas principalmente para o Direito de Família, assim também como muitos direitos a serem resguardados, quais sejam o direito à vida, a procriação e a destinação dos embriões excedentes. Portanto, o Estado-Direito tem que estar apto a proteger toda e qualquer modificação que a sociedade venha a sofrer, garantindo especialmente os direitos da personalidade do embrião deste de sua concepção no ventre materno e não após o seu nascimento com vida conforme prevê o art. 2° do Código Civil.UniCesumar2020-06-02T19:20:37Z2020-06-02T19:20:37Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-61091-05-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5939otherGONÇALVES, Kemella Carolina AbdallahLOPES, Cinthya Gimenezreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-06T17:00:00Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-06 17:00:03.698Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv OS ASPECTOS CONTROVERTIDOS DA REPRODUÇÃO ASSISTIDA
title OS ASPECTOS CONTROVERTIDOS DA REPRODUÇÃO ASSISTIDA
spellingShingle OS ASPECTOS CONTROVERTIDOS DA REPRODUÇÃO ASSISTIDA
GONÇALVES, Kemella Carolina Abdallah
Reprodução assistida
Procriação
Filiação
Personalidade
Técnicas reprodutivas
title_short OS ASPECTOS CONTROVERTIDOS DA REPRODUÇÃO ASSISTIDA
title_full OS ASPECTOS CONTROVERTIDOS DA REPRODUÇÃO ASSISTIDA
title_fullStr OS ASPECTOS CONTROVERTIDOS DA REPRODUÇÃO ASSISTIDA
title_full_unstemmed OS ASPECTOS CONTROVERTIDOS DA REPRODUÇÃO ASSISTIDA
title_sort OS ASPECTOS CONTROVERTIDOS DA REPRODUÇÃO ASSISTIDA
author GONÇALVES, Kemella Carolina Abdallah
author_facet GONÇALVES, Kemella Carolina Abdallah
LOPES, Cinthya Gimenez
author_role author
author2 LOPES, Cinthya Gimenez
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GONÇALVES, Kemella Carolina Abdallah
LOPES, Cinthya Gimenez
dc.subject.por.fl_str_mv Reprodução assistida
Procriação
Filiação
Personalidade
Técnicas reprodutivas
topic Reprodução assistida
Procriação
Filiação
Personalidade
Técnicas reprodutivas
dc.description.none.fl_txt_mv As pesquisas biotecnológicas obtiveram um avanço significativo na área da reprodução medicamente assistida, de forma a trazer para muitos casais a possibilidade de ter filhos. O objetivo da pesquisa é encontrar soluções para os conflitos oriundos das técnicas de reprodução assistida e sua previsão legal no nosso ordenamento jurídico está respaldada no art. 1.597 do Código Civil, garantindo a presunção de filiação e demais conseqüências. No entanto, tal evolução trouxe diversos questionamentos na sociedade quanto às questões religiosas, éticas e jurídicas principalmente para o Direito de Família, assim também como muitos direitos a serem resguardados, quais sejam o direito à vida, a procriação e a destinação dos embriões excedentes. Portanto, o Estado-Direito tem que estar apto a proteger toda e qualquer modificação que a sociedade venha a sofrer, garantindo especialmente os direitos da personalidade do embrião deste de sua concepção no ventre materno e não após o seu nascimento com vida conforme prevê o art. 2° do Código Civil.
description As pesquisas biotecnológicas obtiveram um avanço significativo na área da reprodução medicamente assistida, de forma a trazer para muitos casais a possibilidade de ter filhos. O objetivo da pesquisa é encontrar soluções para os conflitos oriundos das técnicas de reprodução assistida e sua previsão legal no nosso ordenamento jurídico está respaldada no art. 1.597 do Código Civil, garantindo a presunção de filiação e demais conseqüências. No entanto, tal evolução trouxe diversos questionamentos na sociedade quanto às questões religiosas, éticas e jurídicas principalmente para o Direito de Família, assim também como muitos direitos a serem resguardados, quais sejam o direito à vida, a procriação e a destinação dos embriões excedentes. Portanto, o Estado-Direito tem que estar apto a proteger toda e qualquer modificação que a sociedade venha a sofrer, garantindo especialmente os direitos da personalidade do embrião deste de sua concepção no ventre materno e não após o seu nascimento com vida conforme prevê o art. 2° do Código Civil.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-06-02T19:20:37Z
2020-06-02T19:20:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-61091-05-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5939
identifier_str_mv 978-85-61091-05-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5939
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1668900933285707776