A RELAÇÃO ENTRE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2635 |
Resumo: | Neste trabalho, discute-se a relação entre língua materna (LM) e língua estrangeira (LE) na aquisição da escrita infantil. Nosso objetivo geral é investigar como crianças na aquisição da escrita, falantes e escreventes do português brasileiro (PB), com pouco ou nenhum contato com o inglês, segmentam o que elas imaginam serem palavras nessa língua estrangeira. Nesta pesquisa, partimos da hipótese de que o aprendiz, para registrar o que é estrangeiro, pode basear-se, por um lado, em sua LM e, por outro, nas imagens que constroem, ao longo de suas vivências linguísticas, sobre o que é “estrangeiro”. Nosso material de pesquisa consistiu em 259 produções textuais coletadas durante o projeto de extensão intitulado “Introdução à língua inglesa: música para gente pequena”, aplicado no Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP) – UEM. Para seleção dos dados, fizemos um recorte do material e selecionamos como corpus as frases “good morning, everyone” e “hello, good day”, presentes na proposta “Good morning song”, para análise dos registros de segmentações convencionais e não convencionais, levando em consideração a convenção ortográfica das palavras em inglês. Tivemos resultados em todas as categorias propostas, sendo elas: registros convencionais, hipersegmentações, hipossegmentações, mesclas e registros incompletos. Os resultados encontrados foram analisados com base no seguinte arcabouço teórico: Capristano (2007, 2010), Chacon (2004, 2005), Coracini (2003, 2007), Fraga (2014), Gelamo (2006), Nespor & Vogel (1986) e Revuz (1998). |
id |
UNICESU -1_1f73d5d8e974a30e7db17a27b6193767 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2635 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
A RELAÇÃO ENTRE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA NA AQUISIÇÃO DA ESCRITAAquisição da escritaLíngua estrangeiraLíngua maternaProsódiaSegmentaçãoNeste trabalho, discute-se a relação entre língua materna (LM) e língua estrangeira (LE) na aquisição da escrita infantil. Nosso objetivo geral é investigar como crianças na aquisição da escrita, falantes e escreventes do português brasileiro (PB), com pouco ou nenhum contato com o inglês, segmentam o que elas imaginam serem palavras nessa língua estrangeira. Nesta pesquisa, partimos da hipótese de que o aprendiz, para registrar o que é estrangeiro, pode basear-se, por um lado, em sua LM e, por outro, nas imagens que constroem, ao longo de suas vivências linguísticas, sobre o que é “estrangeiro”. Nosso material de pesquisa consistiu em 259 produções textuais coletadas durante o projeto de extensão intitulado “Introdução à língua inglesa: música para gente pequena”, aplicado no Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP) – UEM. Para seleção dos dados, fizemos um recorte do material e selecionamos como corpus as frases “good morning, everyone” e “hello, good day”, presentes na proposta “Good morning song”, para análise dos registros de segmentações convencionais e não convencionais, levando em consideração a convenção ortográfica das palavras em inglês. Tivemos resultados em todas as categorias propostas, sendo elas: registros convencionais, hipersegmentações, hipossegmentações, mesclas e registros incompletos. Os resultados encontrados foram analisados com base no seguinte arcabouço teórico: Capristano (2007, 2010), Chacon (2004, 2005), Coracini (2003, 2007), Fraga (2014), Gelamo (2006), Nespor & Vogel (1986) e Revuz (1998).UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-11-08T14:42:53Z2019-11-08T14:42:53Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2635porSANTOS, Mayara Stéphanie Barbieri dosCAPRISTANO, Cristiane CarneiroROMUALDO, Edson Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:46:23ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
A RELAÇÃO ENTRE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA |
title |
A RELAÇÃO ENTRE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA |
spellingShingle |
A RELAÇÃO ENTRE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA SANTOS, Mayara Stéphanie Barbieri dos Aquisição da escrita Língua estrangeira Língua materna Prosódia Segmentação |
title_short |
A RELAÇÃO ENTRE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA |
title_full |
A RELAÇÃO ENTRE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA |
title_fullStr |
A RELAÇÃO ENTRE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA |
title_full_unstemmed |
A RELAÇÃO ENTRE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA |
title_sort |
A RELAÇÃO ENTRE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA |
author |
SANTOS, Mayara Stéphanie Barbieri dos |
author_facet |
SANTOS, Mayara Stéphanie Barbieri dos CAPRISTANO, Cristiane Carneiro ROMUALDO, Edson Carlos |
author_role |
author |
author2 |
CAPRISTANO, Cristiane Carneiro ROMUALDO, Edson Carlos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Mayara Stéphanie Barbieri dos CAPRISTANO, Cristiane Carneiro ROMUALDO, Edson Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aquisição da escrita Língua estrangeira Língua materna Prosódia Segmentação |
topic |
Aquisição da escrita Língua estrangeira Língua materna Prosódia Segmentação |
description |
Neste trabalho, discute-se a relação entre língua materna (LM) e língua estrangeira (LE) na aquisição da escrita infantil. Nosso objetivo geral é investigar como crianças na aquisição da escrita, falantes e escreventes do português brasileiro (PB), com pouco ou nenhum contato com o inglês, segmentam o que elas imaginam serem palavras nessa língua estrangeira. Nesta pesquisa, partimos da hipótese de que o aprendiz, para registrar o que é estrangeiro, pode basear-se, por um lado, em sua LM e, por outro, nas imagens que constroem, ao longo de suas vivências linguísticas, sobre o que é “estrangeiro”. Nosso material de pesquisa consistiu em 259 produções textuais coletadas durante o projeto de extensão intitulado “Introdução à língua inglesa: música para gente pequena”, aplicado no Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP) – UEM. Para seleção dos dados, fizemos um recorte do material e selecionamos como corpus as frases “good morning, everyone” e “hello, good day”, presentes na proposta “Good morning song”, para análise dos registros de segmentações convencionais e não convencionais, levando em consideração a convenção ortográfica das palavras em inglês. Tivemos resultados em todas as categorias propostas, sendo elas: registros convencionais, hipersegmentações, hipossegmentações, mesclas e registros incompletos. Os resultados encontrados foram analisados com base no seguinte arcabouço teórico: Capristano (2007, 2010), Chacon (2004, 2005), Coracini (2003, 2007), Fraga (2014), Gelamo (2006), Nespor & Vogel (1986) e Revuz (1998). |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-04 2019-11-08T14:42:53Z 2019-11-08T14:42:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-996-7 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2635 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-996-7 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2635 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771961192218624 |