A CULTURA AFRO-BRASILEIRA COMO CONTEÚDO A SER ENSINADO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: REIS, Vagner Ferreira
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: PEREIRA, Jacqueline da Silva Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5735
Resumo: Diante de varias indagações e insistência por parte do movimento negro, acerca da contribuição em que o negro teve a sua presença marcante na formação da cultura e sociedade brasileira, preocupados com a reprodução do racismo na escola e na sociedade, houve a implantação da Lei. 10.639/03, que altera a LDB (Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e institui a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro - brasileira na educação básica. A partir desse pressuposto, esta pesquisa teve como objetivo apresentar as possibilidades de trabalhar elementos da cultura afro-brasileira por meio dos conteúdos estruturantes para a educação básica, como a dança, esporte, jogos e brincadeiras, ginástica e lutas nas aulas de educação física. Por tanto,demonstramos a contribuição, os elementos da cultura afro-brasileira e a importância da cultura, como conteúdo a ser ensinado nas aulas de educação física. A metodologia utilizada foi por meio de livros, artigos e outras formas impressas. Neste estudo evidenciou que é necessária a aplicabilidade da Lei. 10.639/03, que altera a LDB e institui a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro - brasileira na educação básica, como valorização, identidade, e inclusão, sendo as aulas de educação física um espaço primordial para ser ensinados elementos da cultura afro-brasileira, pois são muitas as contribuições marcantes da cultura afro-brasileira e que até hoje exerce grande influência em nossa sociedade
id UNICESU -1_21562d714a57226ab35f895ec781825e
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5735
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A CULTURA AFRO-BRASILEIRA COMO CONTEÚDO A SER ENSINADO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICACultura Afro-BrasileiraCultura corporalEducação físicaDiante de varias indagações e insistência por parte do movimento negro, acerca da contribuição em que o negro teve a sua presença marcante na formação da cultura e sociedade brasileira, preocupados com a reprodução do racismo na escola e na sociedade, houve a implantação da Lei. 10.639/03, que altera a LDB (Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e institui a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro - brasileira na educação básica. A partir desse pressuposto, esta pesquisa teve como objetivo apresentar as possibilidades de trabalhar elementos da cultura afro-brasileira por meio dos conteúdos estruturantes para a educação básica, como a dança, esporte, jogos e brincadeiras, ginástica e lutas nas aulas de educação física. Por tanto,demonstramos a contribuição, os elementos da cultura afro-brasileira e a importância da cultura, como conteúdo a ser ensinado nas aulas de educação física. A metodologia utilizada foi por meio de livros, artigos e outras formas impressas. Neste estudo evidenciou que é necessária a aplicabilidade da Lei. 10.639/03, que altera a LDB e institui a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro - brasileira na educação básica, como valorização, identidade, e inclusão, sendo as aulas de educação física um espaço primordial para ser ensinados elementos da cultura afro-brasileira, pois são muitas as contribuições marcantes da cultura afro-brasileira e que até hoje exerce grande influência em nossa sociedadeUNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-04-29T13:25:41Z2020-04-29T13:25:41Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5735porREIS, Vagner FerreiraPEREIRA, Jacqueline da Silva Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:42:06ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv A CULTURA AFRO-BRASILEIRA COMO CONTEÚDO A SER ENSINADO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title A CULTURA AFRO-BRASILEIRA COMO CONTEÚDO A SER ENSINADO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
spellingShingle A CULTURA AFRO-BRASILEIRA COMO CONTEÚDO A SER ENSINADO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
REIS, Vagner Ferreira
Cultura Afro-Brasileira
Cultura corporal
Educação física
title_short A CULTURA AFRO-BRASILEIRA COMO CONTEÚDO A SER ENSINADO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full A CULTURA AFRO-BRASILEIRA COMO CONTEÚDO A SER ENSINADO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_fullStr A CULTURA AFRO-BRASILEIRA COMO CONTEÚDO A SER ENSINADO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full_unstemmed A CULTURA AFRO-BRASILEIRA COMO CONTEÚDO A SER ENSINADO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_sort A CULTURA AFRO-BRASILEIRA COMO CONTEÚDO A SER ENSINADO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
author REIS, Vagner Ferreira
author_facet REIS, Vagner Ferreira
PEREIRA, Jacqueline da Silva Nunes
author_role author
author2 PEREIRA, Jacqueline da Silva Nunes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv REIS, Vagner Ferreira
PEREIRA, Jacqueline da Silva Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura Afro-Brasileira
Cultura corporal
Educação física
topic Cultura Afro-Brasileira
Cultura corporal
Educação física
description Diante de varias indagações e insistência por parte do movimento negro, acerca da contribuição em que o negro teve a sua presença marcante na formação da cultura e sociedade brasileira, preocupados com a reprodução do racismo na escola e na sociedade, houve a implantação da Lei. 10.639/03, que altera a LDB (Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e institui a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro - brasileira na educação básica. A partir desse pressuposto, esta pesquisa teve como objetivo apresentar as possibilidades de trabalhar elementos da cultura afro-brasileira por meio dos conteúdos estruturantes para a educação básica, como a dança, esporte, jogos e brincadeiras, ginástica e lutas nas aulas de educação física. Por tanto,demonstramos a contribuição, os elementos da cultura afro-brasileira e a importância da cultura, como conteúdo a ser ensinado nas aulas de educação física. A metodologia utilizada foi por meio de livros, artigos e outras formas impressas. Neste estudo evidenciou que é necessária a aplicabilidade da Lei. 10.639/03, que altera a LDB e institui a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro - brasileira na educação básica, como valorização, identidade, e inclusão, sendo as aulas de educação física um espaço primordial para ser ensinados elementos da cultura afro-brasileira, pois são muitas as contribuições marcantes da cultura afro-brasileira e que até hoje exerce grande influência em nossa sociedade
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-04-29T13:25:41Z
2020-04-29T13:25:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5735
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771948930170880