A CULTURA AFRO-BRASILEIRA COMO CONTEÚDO A SER ENSINADO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: REIS, Vagner Ferreira
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: PEREIRA, Jacqueline da Silva Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5735
Resumo: Diante de varias indagações e insistência por parte do movimento negro, acerca da contribuição em que o negro teve a sua presença marcante na formação da cultura e sociedade brasileira, preocupados com a reprodução do racismo na escola e na sociedade, houve a implantação da Lei. 10.639/03, que altera a LDB (Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e institui a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro - brasileira na educação básica. A partir desse pressuposto, esta pesquisa teve como objetivo apresentar as possibilidades de trabalhar elementos da cultura afro-brasileira por meio dos conteúdos estruturantes para a educação básica, como a dança, esporte, jogos e brincadeiras, ginástica e lutas nas aulas de educação física. Por tanto,demonstramos a contribuição, os elementos da cultura afro-brasileira e a importância da cultura, como conteúdo a ser ensinado nas aulas de educação física. A metodologia utilizada foi por meio de livros, artigos e outras formas impressas. Neste estudo evidenciou que é necessária a aplicabilidade da Lei. 10.639/03, que altera a LDB e institui a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro - brasileira na educação básica, como valorização, identidade, e inclusão, sendo as aulas de educação física um espaço primordial para ser ensinados elementos da cultura afro-brasileira, pois são muitas as contribuições marcantes da cultura afro-brasileira e que até hoje exerce grande influência em nossa sociedade
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