FORMAÇÃO LÚDICA – BRINQUEDOTECA - NO CURSO DE PEDAGOGIA – FATEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BUENO, Jandira da Silva
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: MACHADO, Beatriz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6648
Resumo: O objetivo do trabalho é verificar, junto aos acadêmicos do curso de pedagogia da Faculdade de Telêmaco Borba, no que a brinquedoteca poderá influir em sua formação profissional. Frente às novas propostas de formação dos acadêmicos do curso de pedagogia, surgem alternativas de espaços na atuação dos estágios de ensino básico e fundamental; os estágios ganharam espaços benéficos para a vida profissional do acadêmico. A brinquedoteca nas instituições oferece novos campos de ensino, pesquisa e extensão; rompendo com o tradicional espaço de estágio e propiciando um espaço inovador, não formal, mas condutor do acadêmico no contato com o lúdico, possibilitando a relação da teoria com a prática, dando um novo sentido no processo de desenvolvimento e construção do aprendizado e, nesse processo o acadêmico poderá compreender com visão mais ampla o real sentido do lúdico e rever seus conceitos, analisando em que o lúdico pode beneficiar na sua prática. Os objetivos alcançados na interação com as crianças na brinquedoteca ajudam a entender melhor os estágios de desenvolvimento da criança e suas fases. Percebe-se que os brinquedos assumem uma característica mais intencional e contribuem na formação moral, social e afetiva na construção do conhecimento e que o lúdico é um fator determinante na aprendizagem da criança. A pesquisa assume a forma quantitativa e exploratória, sendo que os acadêmicos do curso de pedagogia da faculdade de Telêmaco Borba serão a população aluno. O instrumento a ser aplicado é um questionário, contendo questões abertas e fechadas e, após a aplicação do mesmo deve ser realizada a análise e interpretação dos dados. A brinquedoteca, nas instituições de ensino superior, oferece novos campos de ensino, pesquisa e extensão, rompendo com os tradicionais estágios nas escolas, nas creches, pré-escolas para o entendimento do desenvolvimento infantil e o brincar; desta forma tornando-se uma proposta não formal de ensino. Os resultados nos indicarão se a brinquedoteca como espaço não formal, promoveu alguma influência nos acadêmicos do curso de pedagogia da faculdade de Telêmaco Borba.
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