FORMAÇÃO LÚDICA – BRINQUEDOTECA - NO CURSO DE PEDAGOGIA – FATEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6648 |
Resumo: | O objetivo do trabalho é verificar, junto aos acadêmicos do curso de pedagogia da Faculdade de Telêmaco Borba, no que a brinquedoteca poderá influir em sua formação profissional. Frente às novas propostas de formação dos acadêmicos do curso de pedagogia, surgem alternativas de espaços na atuação dos estágios de ensino básico e fundamental; os estágios ganharam espaços benéficos para a vida profissional do acadêmico. A brinquedoteca nas instituições oferece novos campos de ensino, pesquisa e extensão; rompendo com o tradicional espaço de estágio e propiciando um espaço inovador, não formal, mas condutor do acadêmico no contato com o lúdico, possibilitando a relação da teoria com a prática, dando um novo sentido no processo de desenvolvimento e construção do aprendizado e, nesse processo o acadêmico poderá compreender com visão mais ampla o real sentido do lúdico e rever seus conceitos, analisando em que o lúdico pode beneficiar na sua prática. Os objetivos alcançados na interação com as crianças na brinquedoteca ajudam a entender melhor os estágios de desenvolvimento da criança e suas fases. Percebe-se que os brinquedos assumem uma característica mais intencional e contribuem na formação moral, social e afetiva na construção do conhecimento e que o lúdico é um fator determinante na aprendizagem da criança. A pesquisa assume a forma quantitativa e exploratória, sendo que os acadêmicos do curso de pedagogia da faculdade de Telêmaco Borba serão a população aluno. O instrumento a ser aplicado é um questionário, contendo questões abertas e fechadas e, após a aplicação do mesmo deve ser realizada a análise e interpretação dos dados. A brinquedoteca, nas instituições de ensino superior, oferece novos campos de ensino, pesquisa e extensão, rompendo com os tradicionais estágios nas escolas, nas creches, pré-escolas para o entendimento do desenvolvimento infantil e o brincar; desta forma tornando-se uma proposta não formal de ensino. Os resultados nos indicarão se a brinquedoteca como espaço não formal, promoveu alguma influência nos acadêmicos do curso de pedagogia da faculdade de Telêmaco Borba. |
id |
UNICESU -1_268b6c6d3aaa7fa19905cf47ce31cc50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6648 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO LÚDICA – BRINQUEDOTECA - NO CURSO DE PEDAGOGIA – FATEBAcadêmicosAprendizagemBrinquedotecaEstágioO objetivo do trabalho é verificar, junto aos acadêmicos do curso de pedagogia da Faculdade de Telêmaco Borba, no que a brinquedoteca poderá influir em sua formação profissional. Frente às novas propostas de formação dos acadêmicos do curso de pedagogia, surgem alternativas de espaços na atuação dos estágios de ensino básico e fundamental; os estágios ganharam espaços benéficos para a vida profissional do acadêmico. A brinquedoteca nas instituições oferece novos campos de ensino, pesquisa e extensão; rompendo com o tradicional espaço de estágio e propiciando um espaço inovador, não formal, mas condutor do acadêmico no contato com o lúdico, possibilitando a relação da teoria com a prática, dando um novo sentido no processo de desenvolvimento e construção do aprendizado e, nesse processo o acadêmico poderá compreender com visão mais ampla o real sentido do lúdico e rever seus conceitos, analisando em que o lúdico pode beneficiar na sua prática. Os objetivos alcançados na interação com as crianças na brinquedoteca ajudam a entender melhor os estágios de desenvolvimento da criança e suas fases. Percebe-se que os brinquedos assumem uma característica mais intencional e contribuem na formação moral, social e afetiva na construção do conhecimento e que o lúdico é um fator determinante na aprendizagem da criança. A pesquisa assume a forma quantitativa e exploratória, sendo que os acadêmicos do curso de pedagogia da faculdade de Telêmaco Borba serão a população aluno. O instrumento a ser aplicado é um questionário, contendo questões abertas e fechadas e, após a aplicação do mesmo deve ser realizada a análise e interpretação dos dados. A brinquedoteca, nas instituições de ensino superior, oferece novos campos de ensino, pesquisa e extensão, rompendo com os tradicionais estágios nas escolas, nas creches, pré-escolas para o entendimento do desenvolvimento infantil e o brincar; desta forma tornando-se uma proposta não formal de ensino. Os resultados nos indicarão se a brinquedoteca como espaço não formal, promoveu alguma influência nos acadêmicos do curso de pedagogia da faculdade de Telêmaco Borba.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-22T13:41:59Z2007-10-232021-01-22T13:41:59Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6648porBUENO, Jandira da SilvaMACHADO, Beatrizinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-23T06:02:08ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO LÚDICA – BRINQUEDOTECA - NO CURSO DE PEDAGOGIA – FATEB |
title |
FORMAÇÃO LÚDICA – BRINQUEDOTECA - NO CURSO DE PEDAGOGIA – FATEB |
spellingShingle |
FORMAÇÃO LÚDICA – BRINQUEDOTECA - NO CURSO DE PEDAGOGIA – FATEB BUENO, Jandira da Silva Acadêmicos Aprendizagem Brinquedoteca Estágio |
title_short |
FORMAÇÃO LÚDICA – BRINQUEDOTECA - NO CURSO DE PEDAGOGIA – FATEB |
title_full |
FORMAÇÃO LÚDICA – BRINQUEDOTECA - NO CURSO DE PEDAGOGIA – FATEB |
title_fullStr |
FORMAÇÃO LÚDICA – BRINQUEDOTECA - NO CURSO DE PEDAGOGIA – FATEB |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO LÚDICA – BRINQUEDOTECA - NO CURSO DE PEDAGOGIA – FATEB |
title_sort |
FORMAÇÃO LÚDICA – BRINQUEDOTECA - NO CURSO DE PEDAGOGIA – FATEB |
author |
BUENO, Jandira da Silva |
author_facet |
BUENO, Jandira da Silva MACHADO, Beatriz |
author_role |
author |
author2 |
MACHADO, Beatriz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BUENO, Jandira da Silva MACHADO, Beatriz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acadêmicos Aprendizagem Brinquedoteca Estágio |
topic |
Acadêmicos Aprendizagem Brinquedoteca Estágio |
description |
O objetivo do trabalho é verificar, junto aos acadêmicos do curso de pedagogia da Faculdade de Telêmaco Borba, no que a brinquedoteca poderá influir em sua formação profissional. Frente às novas propostas de formação dos acadêmicos do curso de pedagogia, surgem alternativas de espaços na atuação dos estágios de ensino básico e fundamental; os estágios ganharam espaços benéficos para a vida profissional do acadêmico. A brinquedoteca nas instituições oferece novos campos de ensino, pesquisa e extensão; rompendo com o tradicional espaço de estágio e propiciando um espaço inovador, não formal, mas condutor do acadêmico no contato com o lúdico, possibilitando a relação da teoria com a prática, dando um novo sentido no processo de desenvolvimento e construção do aprendizado e, nesse processo o acadêmico poderá compreender com visão mais ampla o real sentido do lúdico e rever seus conceitos, analisando em que o lúdico pode beneficiar na sua prática. Os objetivos alcançados na interação com as crianças na brinquedoteca ajudam a entender melhor os estágios de desenvolvimento da criança e suas fases. Percebe-se que os brinquedos assumem uma característica mais intencional e contribuem na formação moral, social e afetiva na construção do conhecimento e que o lúdico é um fator determinante na aprendizagem da criança. A pesquisa assume a forma quantitativa e exploratória, sendo que os acadêmicos do curso de pedagogia da faculdade de Telêmaco Borba serão a população aluno. O instrumento a ser aplicado é um questionário, contendo questões abertas e fechadas e, após a aplicação do mesmo deve ser realizada a análise e interpretação dos dados. A brinquedoteca, nas instituições de ensino superior, oferece novos campos de ensino, pesquisa e extensão, rompendo com os tradicionais estágios nas escolas, nas creches, pré-escolas para o entendimento do desenvolvimento infantil e o brincar; desta forma tornando-se uma proposta não formal de ensino. Os resultados nos indicarão se a brinquedoteca como espaço não formal, promoveu alguma influência nos acadêmicos do curso de pedagogia da faculdade de Telêmaco Borba. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-10-23 2007-10-23 2021-01-22T13:41:59Z 2021-01-22T13:41:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
9788561091002 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6648 |
identifier_str_mv |
9788561091002 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6648 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771941857525760 |