O PROFESSOR DE INGLÊS NO DISCURSO DO EMPREGADOR: IDENTIDADES E DIFERENÇAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARECO, Raquel Tiemi Masuda
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5687
Resumo: Apresentamos neste trabalho uma análise de discursos de dirigentes de institutos de idiomas de Presidente Prudente, São Paulo, Brasil, responsáveis pelo processo de recrutamento de professores. Objetivamos observar como é materializada, no discurso do contratante, a imagem dos professores de inglês desse contexto. Este estudo de caso examina dados primários coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas orais sob a perspectiva teórica da Análise do Discurso de linha francesa. Por meio das análises, constatamos que nem todos os empregadores demonstraram valorização pela formação acadêmica do professor, visto que o aspecto mais priorizado pelas escolas é a vivência no exterior, o que remete à memória discursiva de que o professor de inglês precisa ter o sotaque o mais semelhante possível de um falante nativo.
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