O PROFESSOR DE INGLÊS NO DISCURSO DO EMPREGADOR: IDENTIDADES E DIFERENÇAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARECO, Raquel Tiemi Masuda
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5687
Resumo: Apresentamos neste trabalho uma análise de discursos de dirigentes de institutos de idiomas de Presidente Prudente, São Paulo, Brasil, responsáveis pelo processo de recrutamento de professores. Objetivamos observar como é materializada, no discurso do contratante, a imagem dos professores de inglês desse contexto. Este estudo de caso examina dados primários coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas orais sob a perspectiva teórica da Análise do Discurso de linha francesa. Por meio das análises, constatamos que nem todos os empregadores demonstraram valorização pela formação acadêmica do professor, visto que o aspecto mais priorizado pelas escolas é a vivência no exterior, o que remete à memória discursiva de que o professor de inglês precisa ter o sotaque o mais semelhante possível de um falante nativo.
id UNICESU -1_7f12dad25374083bfc9210e696c256e3
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5687
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling O PROFESSOR DE INGLÊS NO DISCURSO DO EMPREGADOR: IDENTIDADES E DIFERENÇASIdentidadesRecrutamento de professoresAnálise do discursoApresentamos neste trabalho uma análise de discursos de dirigentes de institutos de idiomas de Presidente Prudente, São Paulo, Brasil, responsáveis pelo processo de recrutamento de professores. Objetivamos observar como é materializada, no discurso do contratante, a imagem dos professores de inglês desse contexto. Este estudo de caso examina dados primários coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas orais sob a perspectiva teórica da Análise do Discurso de linha francesa. Por meio das análises, constatamos que nem todos os empregadores demonstraram valorização pela formação acadêmica do professor, visto que o aspecto mais priorizado pelas escolas é a vivência no exterior, o que remete à memória discursiva de que o professor de inglês precisa ter o sotaque o mais semelhante possível de um falante nativo.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-04-27T13:58:08Z2020-04-27T13:58:08Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5687porMARECO, Raquel Tiemi Masudainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:41:56ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv O PROFESSOR DE INGLÊS NO DISCURSO DO EMPREGADOR: IDENTIDADES E DIFERENÇAS
title O PROFESSOR DE INGLÊS NO DISCURSO DO EMPREGADOR: IDENTIDADES E DIFERENÇAS
spellingShingle O PROFESSOR DE INGLÊS NO DISCURSO DO EMPREGADOR: IDENTIDADES E DIFERENÇAS
MARECO, Raquel Tiemi Masuda
Identidades
Recrutamento de professores
Análise do discurso
title_short O PROFESSOR DE INGLÊS NO DISCURSO DO EMPREGADOR: IDENTIDADES E DIFERENÇAS
title_full O PROFESSOR DE INGLÊS NO DISCURSO DO EMPREGADOR: IDENTIDADES E DIFERENÇAS
title_fullStr O PROFESSOR DE INGLÊS NO DISCURSO DO EMPREGADOR: IDENTIDADES E DIFERENÇAS
title_full_unstemmed O PROFESSOR DE INGLÊS NO DISCURSO DO EMPREGADOR: IDENTIDADES E DIFERENÇAS
title_sort O PROFESSOR DE INGLÊS NO DISCURSO DO EMPREGADOR: IDENTIDADES E DIFERENÇAS
author MARECO, Raquel Tiemi Masuda
author_facet MARECO, Raquel Tiemi Masuda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARECO, Raquel Tiemi Masuda
dc.subject.por.fl_str_mv Identidades
Recrutamento de professores
Análise do discurso
topic Identidades
Recrutamento de professores
Análise do discurso
description Apresentamos neste trabalho uma análise de discursos de dirigentes de institutos de idiomas de Presidente Prudente, São Paulo, Brasil, responsáveis pelo processo de recrutamento de professores. Objetivamos observar como é materializada, no discurso do contratante, a imagem dos professores de inglês desse contexto. Este estudo de caso examina dados primários coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas orais sob a perspectiva teórica da Análise do Discurso de linha francesa. Por meio das análises, constatamos que nem todos os empregadores demonstraram valorização pela formação acadêmica do professor, visto que o aspecto mais priorizado pelas escolas é a vivência no exterior, o que remete à memória discursiva de que o professor de inglês precisa ter o sotaque o mais semelhante possível de um falante nativo.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-04-27T13:58:08Z
2020-04-27T13:58:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5687
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771943213334528