O ENSINO DA CIÊNCIA CONTÁBIL EM QUESTÃO: UMA ANÁLISE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE MINAS GERAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, João Paulo de Brito
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: BERNARDO, Denise Carneiro dos Reis, NAZARETH, Luíz Gustavo Camarano, CARVALHO, Luiz Fernando de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6668
Resumo: Nos últimos anos, a preocupação com a qualidade do ensino contábil no Brasil tem despertado o interesse de pesquisadores e coordenadores de curso. Um dos temas destacados é a relação da interdisciplinaridade no ensino e com o desenvolvimento de pesquisa na área. A interdisciplinaridade pode ser considerada como meio de conseguir uma melhor formação geral, um modo de compreender e transformar o todo, suplantando a dicotomia ensino-pesquisa. Assim, a interdisciplinaridade apresenta-se de forma determinante no atual momento das Ciências Contábeis. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi conhecer as práticas de interdisciplinaridade nos cursos de Ciências Contábeis bem como o desenvolvimento de pesquisas na área contábil em Minas Gerais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória com a aplicação de um questionário padrão. Os resultados demonstraram que, além da predominância de cursos noturnos e da forte inserção dos discentes no mercado de trabalho – um dos fatores limitantes ao desenvolvimento de pesquisas - as práticas interdisciplinares têm relação estreita com a atualização das grades curriculares e com as ofertas das disciplinas Controladoria e Contabilidade Internacional
id UNICESU -1_2b2811edec70acc76be0a9c4f54d5026
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6668
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling O ENSINO DA CIÊNCIA CONTÁBIL EM QUESTÃO: UMA ANÁLISE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE MINAS GERAISEnsino contábilInterdisciplinaridadePesquisaNos últimos anos, a preocupação com a qualidade do ensino contábil no Brasil tem despertado o interesse de pesquisadores e coordenadores de curso. Um dos temas destacados é a relação da interdisciplinaridade no ensino e com o desenvolvimento de pesquisa na área. A interdisciplinaridade pode ser considerada como meio de conseguir uma melhor formação geral, um modo de compreender e transformar o todo, suplantando a dicotomia ensino-pesquisa. Assim, a interdisciplinaridade apresenta-se de forma determinante no atual momento das Ciências Contábeis. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi conhecer as práticas de interdisciplinaridade nos cursos de Ciências Contábeis bem como o desenvolvimento de pesquisas na área contábil em Minas Gerais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória com a aplicação de um questionário padrão. Os resultados demonstraram que, além da predominância de cursos noturnos e da forte inserção dos discentes no mercado de trabalho – um dos fatores limitantes ao desenvolvimento de pesquisas - as práticas interdisciplinares têm relação estreita com a atualização das grades curriculares e com as ofertas das disciplinas Controladoria e Contabilidade InternacionalUNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-22T17:23:56Z2007-10-232021-01-22T17:23:56Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6668porNASCIMENTO, João Paulo de BritoBERNARDO, Denise Carneiro dos ReisNAZARETH, Luíz Gustavo CamaranoCARVALHO, Luiz Fernando deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-23T06:01:46ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DA CIÊNCIA CONTÁBIL EM QUESTÃO: UMA ANÁLISE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE MINAS GERAIS
title O ENSINO DA CIÊNCIA CONTÁBIL EM QUESTÃO: UMA ANÁLISE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE MINAS GERAIS
spellingShingle O ENSINO DA CIÊNCIA CONTÁBIL EM QUESTÃO: UMA ANÁLISE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE MINAS GERAIS
NASCIMENTO, João Paulo de Brito
Ensino contábil
Interdisciplinaridade
Pesquisa
title_short O ENSINO DA CIÊNCIA CONTÁBIL EM QUESTÃO: UMA ANÁLISE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE MINAS GERAIS
title_full O ENSINO DA CIÊNCIA CONTÁBIL EM QUESTÃO: UMA ANÁLISE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE MINAS GERAIS
title_fullStr O ENSINO DA CIÊNCIA CONTÁBIL EM QUESTÃO: UMA ANÁLISE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE MINAS GERAIS
title_full_unstemmed O ENSINO DA CIÊNCIA CONTÁBIL EM QUESTÃO: UMA ANÁLISE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE MINAS GERAIS
title_sort O ENSINO DA CIÊNCIA CONTÁBIL EM QUESTÃO: UMA ANÁLISE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE MINAS GERAIS
author NASCIMENTO, João Paulo de Brito
author_facet NASCIMENTO, João Paulo de Brito
BERNARDO, Denise Carneiro dos Reis
NAZARETH, Luíz Gustavo Camarano
CARVALHO, Luiz Fernando de
author_role author
author2 BERNARDO, Denise Carneiro dos Reis
NAZARETH, Luíz Gustavo Camarano
CARVALHO, Luiz Fernando de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv NASCIMENTO, João Paulo de Brito
BERNARDO, Denise Carneiro dos Reis
NAZARETH, Luíz Gustavo Camarano
CARVALHO, Luiz Fernando de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino contábil
Interdisciplinaridade
Pesquisa
topic Ensino contábil
Interdisciplinaridade
Pesquisa
description Nos últimos anos, a preocupação com a qualidade do ensino contábil no Brasil tem despertado o interesse de pesquisadores e coordenadores de curso. Um dos temas destacados é a relação da interdisciplinaridade no ensino e com o desenvolvimento de pesquisa na área. A interdisciplinaridade pode ser considerada como meio de conseguir uma melhor formação geral, um modo de compreender e transformar o todo, suplantando a dicotomia ensino-pesquisa. Assim, a interdisciplinaridade apresenta-se de forma determinante no atual momento das Ciências Contábeis. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi conhecer as práticas de interdisciplinaridade nos cursos de Ciências Contábeis bem como o desenvolvimento de pesquisas na área contábil em Minas Gerais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória com a aplicação de um questionário padrão. Os resultados demonstraram que, além da predominância de cursos noturnos e da forte inserção dos discentes no mercado de trabalho – um dos fatores limitantes ao desenvolvimento de pesquisas - as práticas interdisciplinares têm relação estreita com a atualização das grades curriculares e com as ofertas das disciplinas Controladoria e Contabilidade Internacional
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-22T17:23:56Z
2021-01-22T17:23:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6668
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771951720431616