O ENSINO DA CIÊNCIA CONTÁBIL EM QUESTÃO: UMA ANÁLISE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE MINAS GERAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6668 |
Resumo: | Nos últimos anos, a preocupação com a qualidade do ensino contábil no Brasil tem despertado o interesse de pesquisadores e coordenadores de curso. Um dos temas destacados é a relação da interdisciplinaridade no ensino e com o desenvolvimento de pesquisa na área. A interdisciplinaridade pode ser considerada como meio de conseguir uma melhor formação geral, um modo de compreender e transformar o todo, suplantando a dicotomia ensino-pesquisa. Assim, a interdisciplinaridade apresenta-se de forma determinante no atual momento das Ciências Contábeis. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi conhecer as práticas de interdisciplinaridade nos cursos de Ciências Contábeis bem como o desenvolvimento de pesquisas na área contábil em Minas Gerais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória com a aplicação de um questionário padrão. Os resultados demonstraram que, além da predominância de cursos noturnos e da forte inserção dos discentes no mercado de trabalho – um dos fatores limitantes ao desenvolvimento de pesquisas - as práticas interdisciplinares têm relação estreita com a atualização das grades curriculares e com as ofertas das disciplinas Controladoria e Contabilidade Internacional |
id |
UNICESU -1_2b2811edec70acc76be0a9c4f54d5026 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6668 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO DA CIÊNCIA CONTÁBIL EM QUESTÃO: UMA ANÁLISE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE MINAS GERAISEnsino contábilInterdisciplinaridadePesquisaNos últimos anos, a preocupação com a qualidade do ensino contábil no Brasil tem despertado o interesse de pesquisadores e coordenadores de curso. Um dos temas destacados é a relação da interdisciplinaridade no ensino e com o desenvolvimento de pesquisa na área. A interdisciplinaridade pode ser considerada como meio de conseguir uma melhor formação geral, um modo de compreender e transformar o todo, suplantando a dicotomia ensino-pesquisa. Assim, a interdisciplinaridade apresenta-se de forma determinante no atual momento das Ciências Contábeis. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi conhecer as práticas de interdisciplinaridade nos cursos de Ciências Contábeis bem como o desenvolvimento de pesquisas na área contábil em Minas Gerais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória com a aplicação de um questionário padrão. Os resultados demonstraram que, além da predominância de cursos noturnos e da forte inserção dos discentes no mercado de trabalho – um dos fatores limitantes ao desenvolvimento de pesquisas - as práticas interdisciplinares têm relação estreita com a atualização das grades curriculares e com as ofertas das disciplinas Controladoria e Contabilidade InternacionalUNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-22T17:23:56Z2007-10-232021-01-22T17:23:56Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6668porNASCIMENTO, João Paulo de BritoBERNARDO, Denise Carneiro dos ReisNAZARETH, Luíz Gustavo CamaranoCARVALHO, Luiz Fernando deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-23T06:01:46ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DA CIÊNCIA CONTÁBIL EM QUESTÃO: UMA ANÁLISE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE MINAS GERAIS |
title |
O ENSINO DA CIÊNCIA CONTÁBIL EM QUESTÃO: UMA ANÁLISE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE MINAS GERAIS |
spellingShingle |
O ENSINO DA CIÊNCIA CONTÁBIL EM QUESTÃO: UMA ANÁLISE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE MINAS GERAIS NASCIMENTO, João Paulo de Brito Ensino contábil Interdisciplinaridade Pesquisa |
title_short |
O ENSINO DA CIÊNCIA CONTÁBIL EM QUESTÃO: UMA ANÁLISE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE MINAS GERAIS |
title_full |
O ENSINO DA CIÊNCIA CONTÁBIL EM QUESTÃO: UMA ANÁLISE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE MINAS GERAIS |
title_fullStr |
O ENSINO DA CIÊNCIA CONTÁBIL EM QUESTÃO: UMA ANÁLISE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE MINAS GERAIS |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DA CIÊNCIA CONTÁBIL EM QUESTÃO: UMA ANÁLISE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE MINAS GERAIS |
title_sort |
O ENSINO DA CIÊNCIA CONTÁBIL EM QUESTÃO: UMA ANÁLISE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE MINAS GERAIS |
author |
NASCIMENTO, João Paulo de Brito |
author_facet |
NASCIMENTO, João Paulo de Brito BERNARDO, Denise Carneiro dos Reis NAZARETH, Luíz Gustavo Camarano CARVALHO, Luiz Fernando de |
author_role |
author |
author2 |
BERNARDO, Denise Carneiro dos Reis NAZARETH, Luíz Gustavo Camarano CARVALHO, Luiz Fernando de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NASCIMENTO, João Paulo de Brito BERNARDO, Denise Carneiro dos Reis NAZARETH, Luíz Gustavo Camarano CARVALHO, Luiz Fernando de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino contábil Interdisciplinaridade Pesquisa |
topic |
Ensino contábil Interdisciplinaridade Pesquisa |
description |
Nos últimos anos, a preocupação com a qualidade do ensino contábil no Brasil tem despertado o interesse de pesquisadores e coordenadores de curso. Um dos temas destacados é a relação da interdisciplinaridade no ensino e com o desenvolvimento de pesquisa na área. A interdisciplinaridade pode ser considerada como meio de conseguir uma melhor formação geral, um modo de compreender e transformar o todo, suplantando a dicotomia ensino-pesquisa. Assim, a interdisciplinaridade apresenta-se de forma determinante no atual momento das Ciências Contábeis. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi conhecer as práticas de interdisciplinaridade nos cursos de Ciências Contábeis bem como o desenvolvimento de pesquisas na área contábil em Minas Gerais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória com a aplicação de um questionário padrão. Os resultados demonstraram que, além da predominância de cursos noturnos e da forte inserção dos discentes no mercado de trabalho – um dos fatores limitantes ao desenvolvimento de pesquisas - as práticas interdisciplinares têm relação estreita com a atualização das grades curriculares e com as ofertas das disciplinas Controladoria e Contabilidade Internacional |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-10-23 2007-10-23 2021-01-22T17:23:56Z 2021-01-22T17:23:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
9788561091002 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6668 |
identifier_str_mv |
9788561091002 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6668 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771951720431616 |