ALUNOS USUÁRIOS DE CADEIRA DE RODAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: TECNOLOGIA ASSISTIVA E IDENTIDADE CULTURAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1816 |
Resumo: | Essa pesquisa teve como objetivo identificar qual a percepção da forma de deslocamento humano tem-se por meio da tecnologia assistiva cadeira de rodas na Educação Básica. Posto que, a cadeira de rodas é uma tecnologia assistiva criada para deslocamento humano e os indivíduos utilizam-na como acessório do seu corpo de acordo com suas intenções e necessidades logo, ela faz parte da identidade cultural deles e está carregada de significados que podem simbolizar autonomia, a parte ou o todo de um corpo e estão integradas aos grupos com sentidos que estão para além da locomoção. Assim, foram analisados 60 artigos revisados por pares entre os anos de 1983 a 2016 utilizando como descritor a palavra cadeira de rodas, a fim de perceber se essa tecnologia assistiva era percebida nos artigos como parte da identidade cultural dos usuários e desse modo identificar como a cadeira de rodas é percebida no ensino regular para isso, optou-se pela análise de conteúdo dos dados levantados. Conclui-se que a cadeira de rodas é percebida como símbolo relacionado a doença e deficiência física. Apenas um artigo refere-se a inclusão escolar e nesse estudo e em outros 56 estudos a cadeira de rodas não é descrita como parte da identidade cultural dos usuários, reforçando a ideia simbólica de incapacidade. |
id |
UNICESU -1_2b69f1d8bcaf25d56825c2ba885a4db7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1816 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
ALUNOS USUÁRIOS DE CADEIRA DE RODAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: TECNOLOGIA ASSISTIVA E IDENTIDADE CULTURALCadeira de RodasDeficiênciaEducação BásicaIdentidade CulturalEssa pesquisa teve como objetivo identificar qual a percepção da forma de deslocamento humano tem-se por meio da tecnologia assistiva cadeira de rodas na Educação Básica. Posto que, a cadeira de rodas é uma tecnologia assistiva criada para deslocamento humano e os indivíduos utilizam-na como acessório do seu corpo de acordo com suas intenções e necessidades logo, ela faz parte da identidade cultural deles e está carregada de significados que podem simbolizar autonomia, a parte ou o todo de um corpo e estão integradas aos grupos com sentidos que estão para além da locomoção. Assim, foram analisados 60 artigos revisados por pares entre os anos de 1983 a 2016 utilizando como descritor a palavra cadeira de rodas, a fim de perceber se essa tecnologia assistiva era percebida nos artigos como parte da identidade cultural dos usuários e desse modo identificar como a cadeira de rodas é percebida no ensino regular para isso, optou-se pela análise de conteúdo dos dados levantados. Conclui-se que a cadeira de rodas é percebida como símbolo relacionado a doença e deficiência física. Apenas um artigo refere-se a inclusão escolar e nesse estudo e em outros 56 estudos a cadeira de rodas não é descrita como parte da identidade cultural dos usuários, reforçando a ideia simbólica de incapacidade.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-19T13:46:03Z2019-08-19T13:46:03Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1816porWAGNER, ValdileneACENSO, Fabio RicardoOLIVEIRA, Leonardo Pestillo deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:30:11ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
ALUNOS USUÁRIOS DE CADEIRA DE RODAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: TECNOLOGIA ASSISTIVA E IDENTIDADE CULTURAL |
title |
ALUNOS USUÁRIOS DE CADEIRA DE RODAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: TECNOLOGIA ASSISTIVA E IDENTIDADE CULTURAL |
spellingShingle |
ALUNOS USUÁRIOS DE CADEIRA DE RODAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: TECNOLOGIA ASSISTIVA E IDENTIDADE CULTURAL WAGNER, Valdilene Cadeira de Rodas Deficiência Educação Básica Identidade Cultural |
title_short |
ALUNOS USUÁRIOS DE CADEIRA DE RODAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: TECNOLOGIA ASSISTIVA E IDENTIDADE CULTURAL |
title_full |
ALUNOS USUÁRIOS DE CADEIRA DE RODAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: TECNOLOGIA ASSISTIVA E IDENTIDADE CULTURAL |
title_fullStr |
ALUNOS USUÁRIOS DE CADEIRA DE RODAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: TECNOLOGIA ASSISTIVA E IDENTIDADE CULTURAL |
title_full_unstemmed |
ALUNOS USUÁRIOS DE CADEIRA DE RODAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: TECNOLOGIA ASSISTIVA E IDENTIDADE CULTURAL |
title_sort |
ALUNOS USUÁRIOS DE CADEIRA DE RODAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: TECNOLOGIA ASSISTIVA E IDENTIDADE CULTURAL |
author |
WAGNER, Valdilene |
author_facet |
WAGNER, Valdilene ACENSO, Fabio Ricardo OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de |
author_role |
author |
author2 |
ACENSO, Fabio Ricardo OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
WAGNER, Valdilene ACENSO, Fabio Ricardo OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cadeira de Rodas Deficiência Educação Básica Identidade Cultural |
topic |
Cadeira de Rodas Deficiência Educação Básica Identidade Cultural |
description |
Essa pesquisa teve como objetivo identificar qual a percepção da forma de deslocamento humano tem-se por meio da tecnologia assistiva cadeira de rodas na Educação Básica. Posto que, a cadeira de rodas é uma tecnologia assistiva criada para deslocamento humano e os indivíduos utilizam-na como acessório do seu corpo de acordo com suas intenções e necessidades logo, ela faz parte da identidade cultural deles e está carregada de significados que podem simbolizar autonomia, a parte ou o todo de um corpo e estão integradas aos grupos com sentidos que estão para além da locomoção. Assim, foram analisados 60 artigos revisados por pares entre os anos de 1983 a 2016 utilizando como descritor a palavra cadeira de rodas, a fim de perceber se essa tecnologia assistiva era percebida nos artigos como parte da identidade cultural dos usuários e desse modo identificar como a cadeira de rodas é percebida no ensino regular para isso, optou-se pela análise de conteúdo dos dados levantados. Conclui-se que a cadeira de rodas é percebida como símbolo relacionado a doença e deficiência física. Apenas um artigo refere-se a inclusão escolar e nesse estudo e em outros 56 estudos a cadeira de rodas não é descrita como parte da identidade cultural dos usuários, reforçando a ideia simbólica de incapacidade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-24 2019-08-19T13:46:03Z 2019-08-19T13:46:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1816 |
identifier_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1816 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771938104672256 |