ALUNOS USUÁRIOS DE CADEIRA DE RODAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: TECNOLOGIA ASSISTIVA E IDENTIDADE CULTURAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wagner, Valdilene
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Acenso, Fabio Ricardo, Oliveira, Leonardo Pestillo de
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1816
Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo identificar qual a percepção da forma de deslocamento humano tem-se por meio da tecnologia assistiva cadeira de rodas na Educação Básica. Posto que, a cadeira de rodas é uma tecnologia assistiva criada para deslocamento humano e os indivíduos utilizam-na como acessório do seu corpo de acordo com suas intenções e necessidades logo, ela faz parte da identidade cultural deles e está carregada de significados que podem simbolizar autonomia, a parte ou o todo de um corpo e estão integradas aos grupos com sentidos que estão para além da locomoção. Assim, foram analisados 60 artigos revisados por pares entre os anos de 1983 a 2016 utilizando como descritor a palavra cadeira de rodas, a fim de perceber se essa tecnologia assistiva era percebida nos artigos como parte da identidade cultural dos usuários e desse modo identificar como a cadeira de rodas é percebida no ensino regular para isso, optou-se pela análise de conteúdo dos dados levantados. Conclui-se que a cadeira de rodas é percebida como símbolo relacionado a doença e deficiência física. Apenas um artigo refere-se a inclusão escolar e nesse estudo e em outros 56 estudos a cadeira de rodas não é descrita como parte da identidade cultural dos usuários, reforçando a ideia simbólica de incapacidade.
id UNICESU -1_70e95de13fe8d2d0c347b0b518f27355
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1816
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ALUNOS USUÁRIOS DE CADEIRA DE RODAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: TECNOLOGIA ASSISTIVA E IDENTIDADE CULTURALCadeira de RodasDeficiênciaEducação BásicaIdentidade CulturalEssa pesquisa teve como objetivo identificar qual a percepção da forma de deslocamento humano tem-se por meio da tecnologia assistiva cadeira de rodas na Educação Básica. Posto que, a cadeira de rodas é uma tecnologia assistiva criada para deslocamento humano e os indivíduos utilizam-na como acessório do seu corpo de acordo com suas intenções e necessidades logo, ela faz parte da identidade cultural deles e está carregada de significados que podem simbolizar autonomia, a parte ou o todo de um corpo e estão integradas aos grupos com sentidos que estão para além da locomoção. Assim, foram analisados 60 artigos revisados por pares entre os anos de 1983 a 2016 utilizando como descritor a palavra cadeira de rodas, a fim de perceber se essa tecnologia assistiva era percebida nos artigos como parte da identidade cultural dos usuários e desse modo identificar como a cadeira de rodas é percebida no ensino regular para isso, optou-se pela análise de conteúdo dos dados levantados. Conclui-se que a cadeira de rodas é percebida como símbolo relacionado a doença e deficiência física. Apenas um artigo refere-se a inclusão escolar e nesse estudo e em outros 56 estudos a cadeira de rodas não é descrita como parte da identidade cultural dos usuários, reforçando a ideia simbólica de incapacidade.Unicesumar2019-08-19T13:46:03Z2019-08-19T13:46:03Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1816otherWagner, ValdileneAcenso, Fabio RicardoOliveira, Leonardo Pestillo dereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:54:49Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:54:53.713Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ALUNOS USUÁRIOS DE CADEIRA DE RODAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: TECNOLOGIA ASSISTIVA E IDENTIDADE CULTURAL
title ALUNOS USUÁRIOS DE CADEIRA DE RODAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: TECNOLOGIA ASSISTIVA E IDENTIDADE CULTURAL
spellingShingle ALUNOS USUÁRIOS DE CADEIRA DE RODAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: TECNOLOGIA ASSISTIVA E IDENTIDADE CULTURAL
Wagner, Valdilene
Cadeira de Rodas
Deficiência
Educação Básica
Identidade Cultural
title_short ALUNOS USUÁRIOS DE CADEIRA DE RODAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: TECNOLOGIA ASSISTIVA E IDENTIDADE CULTURAL
title_full ALUNOS USUÁRIOS DE CADEIRA DE RODAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: TECNOLOGIA ASSISTIVA E IDENTIDADE CULTURAL
title_fullStr ALUNOS USUÁRIOS DE CADEIRA DE RODAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: TECNOLOGIA ASSISTIVA E IDENTIDADE CULTURAL
title_full_unstemmed ALUNOS USUÁRIOS DE CADEIRA DE RODAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: TECNOLOGIA ASSISTIVA E IDENTIDADE CULTURAL
title_sort ALUNOS USUÁRIOS DE CADEIRA DE RODAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: TECNOLOGIA ASSISTIVA E IDENTIDADE CULTURAL
author Wagner, Valdilene
author_facet Wagner, Valdilene
Acenso, Fabio Ricardo
Oliveira, Leonardo Pestillo de
author_role author
author2 Acenso, Fabio Ricardo
Oliveira, Leonardo Pestillo de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wagner, Valdilene
Acenso, Fabio Ricardo
Oliveira, Leonardo Pestillo de
dc.subject.por.fl_str_mv Cadeira de Rodas
Deficiência
Educação Básica
Identidade Cultural
topic Cadeira de Rodas
Deficiência
Educação Básica
Identidade Cultural
dc.description.none.fl_txt_mv Essa pesquisa teve como objetivo identificar qual a percepção da forma de deslocamento humano tem-se por meio da tecnologia assistiva cadeira de rodas na Educação Básica. Posto que, a cadeira de rodas é uma tecnologia assistiva criada para deslocamento humano e os indivíduos utilizam-na como acessório do seu corpo de acordo com suas intenções e necessidades logo, ela faz parte da identidade cultural deles e está carregada de significados que podem simbolizar autonomia, a parte ou o todo de um corpo e estão integradas aos grupos com sentidos que estão para além da locomoção. Assim, foram analisados 60 artigos revisados por pares entre os anos de 1983 a 2016 utilizando como descritor a palavra cadeira de rodas, a fim de perceber se essa tecnologia assistiva era percebida nos artigos como parte da identidade cultural dos usuários e desse modo identificar como a cadeira de rodas é percebida no ensino regular para isso, optou-se pela análise de conteúdo dos dados levantados. Conclui-se que a cadeira de rodas é percebida como símbolo relacionado a doença e deficiência física. Apenas um artigo refere-se a inclusão escolar e nesse estudo e em outros 56 estudos a cadeira de rodas não é descrita como parte da identidade cultural dos usuários, reforçando a ideia simbólica de incapacidade.
description Essa pesquisa teve como objetivo identificar qual a percepção da forma de deslocamento humano tem-se por meio da tecnologia assistiva cadeira de rodas na Educação Básica. Posto que, a cadeira de rodas é uma tecnologia assistiva criada para deslocamento humano e os indivíduos utilizam-na como acessório do seu corpo de acordo com suas intenções e necessidades logo, ela faz parte da identidade cultural deles e está carregada de significados que podem simbolizar autonomia, a parte ou o todo de um corpo e estão integradas aos grupos com sentidos que estão para além da locomoção. Assim, foram analisados 60 artigos revisados por pares entre os anos de 1983 a 2016 utilizando como descritor a palavra cadeira de rodas, a fim de perceber se essa tecnologia assistiva era percebida nos artigos como parte da identidade cultural dos usuários e desse modo identificar como a cadeira de rodas é percebida no ensino regular para isso, optou-se pela análise de conteúdo dos dados levantados. Conclui-se que a cadeira de rodas é percebida como símbolo relacionado a doença e deficiência física. Apenas um artigo refere-se a inclusão escolar e nesse estudo e em outros 56 estudos a cadeira de rodas não é descrita como parte da identidade cultural dos usuários, reforçando a ideia simbólica de incapacidade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-19T13:46:03Z
2019-08-19T13:46:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1816
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1816
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948595469549568