A Geografia na Base Nacional Comum Curricular: reflexões sobre a temática africana e afro-brasileira na etapa do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Raquel Almeida
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ratts, Alecsandro José Prudêncio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3449
Resumo: O presente trabalho visa identificar, por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as abordagens relacionadas à temática africana e afro-brasileira na área de Geografia. Para tanto, consideramos o viés dos estudos curriculares, estabelecendo uma leitura crítica das competências e habilidades da BNCC do ensino fundamental que se correlacionam com a temática em foco. Por meio da análise do documento, notamos que a questão africana e afro-brasileira se faz presente, todavia, de maneira irregular ao longo da etapa do ensino fundamental. O teor da discussão também apresenta falhas e, por vezes, ocorre de maneira pouco aprofundada, não havendo avanços significativos no debate. O que se almeja é que o ensino de geografia africana seja efetivado nas escolas e universidades, possibilitando a desconstrução de estereótipos e concepções equivocadas que correspondem ao modo de produzir e reconhecer os saberes na modernidade-colonialidade.
id CP2-1_fcd94931a53c9ef9695134949029a05c
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3449
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling A Geografia na Base Nacional Comum Curricular: reflexões sobre a temática africana e afro-brasileira na etapa do ensino fundamentalÁfricaCurrículoBNCC de Geografia.O presente trabalho visa identificar, por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as abordagens relacionadas à temática africana e afro-brasileira na área de Geografia. Para tanto, consideramos o viés dos estudos curriculares, estabelecendo uma leitura crítica das competências e habilidades da BNCC do ensino fundamental que se correlacionam com a temática em foco. Por meio da análise do documento, notamos que a questão africana e afro-brasileira se faz presente, todavia, de maneira irregular ao longo da etapa do ensino fundamental. O teor da discussão também apresenta falhas e, por vezes, ocorre de maneira pouco aprofundada, não havendo avanços significativos no debate. O que se almeja é que o ensino de geografia africana seja efetivado nas escolas e universidades, possibilitando a desconstrução de estereótipos e concepções equivocadas que correspondem ao modo de produzir e reconhecer os saberes na modernidade-colonialidade.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3449Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 8 n. 15 (2021): GEOGRAFIAS NEGRAS NO ESPAÇO ESCOLAR (PARTE 1); 19-312358-446710.33025/grgcp2.v8i15reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3449/2345Mendes, Raquel AlmeidaRatts, Alecsandro José Prudêncioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-03T14:44:38Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3449Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2022-10-03T14:44:38Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv A Geografia na Base Nacional Comum Curricular: reflexões sobre a temática africana e afro-brasileira na etapa do ensino fundamental
title A Geografia na Base Nacional Comum Curricular: reflexões sobre a temática africana e afro-brasileira na etapa do ensino fundamental
spellingShingle A Geografia na Base Nacional Comum Curricular: reflexões sobre a temática africana e afro-brasileira na etapa do ensino fundamental
Mendes, Raquel Almeida
África
Currículo
BNCC de Geografia.
title_short A Geografia na Base Nacional Comum Curricular: reflexões sobre a temática africana e afro-brasileira na etapa do ensino fundamental
title_full A Geografia na Base Nacional Comum Curricular: reflexões sobre a temática africana e afro-brasileira na etapa do ensino fundamental
title_fullStr A Geografia na Base Nacional Comum Curricular: reflexões sobre a temática africana e afro-brasileira na etapa do ensino fundamental
title_full_unstemmed A Geografia na Base Nacional Comum Curricular: reflexões sobre a temática africana e afro-brasileira na etapa do ensino fundamental
title_sort A Geografia na Base Nacional Comum Curricular: reflexões sobre a temática africana e afro-brasileira na etapa do ensino fundamental
author Mendes, Raquel Almeida
author_facet Mendes, Raquel Almeida
Ratts, Alecsandro José Prudêncio
author_role author
author2 Ratts, Alecsandro José Prudêncio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Raquel Almeida
Ratts, Alecsandro José Prudêncio
dc.subject.por.fl_str_mv África
Currículo
BNCC de Geografia.
topic África
Currículo
BNCC de Geografia.
description O presente trabalho visa identificar, por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as abordagens relacionadas à temática africana e afro-brasileira na área de Geografia. Para tanto, consideramos o viés dos estudos curriculares, estabelecendo uma leitura crítica das competências e habilidades da BNCC do ensino fundamental que se correlacionam com a temática em foco. Por meio da análise do documento, notamos que a questão africana e afro-brasileira se faz presente, todavia, de maneira irregular ao longo da etapa do ensino fundamental. O teor da discussão também apresenta falhas e, por vezes, ocorre de maneira pouco aprofundada, não havendo avanços significativos no debate. O que se almeja é que o ensino de geografia africana seja efetivado nas escolas e universidades, possibilitando a desconstrução de estereótipos e concepções equivocadas que correspondem ao modo de produzir e reconhecer os saberes na modernidade-colonialidade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3449
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3449/2345
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 8 n. 15 (2021): GEOGRAFIAS NEGRAS NO ESPAÇO ESCOLAR (PARTE 1); 19-31
2358-4467
10.33025/grgcp2.v8i15
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177502117888