CONSTRUÇÃO E A PARTILHA DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA UNIDADE ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SELINI, Tamiris Gouveia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: PERIOTTO, Tania Regina Corredato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2202
Resumo: A construção e partilha do conhecimento na organização escolar, é combustível vital para que a mesma se efetive em seu propósito de Educação de qualidade que garante ao indivíduo, acesso, entendimento e exercício das possibilidades que são concedidas a partir do conhecimento construído. Envolve a comunidade de forma inter-relacional consolidando a sociedade do conhecimento. O clima organizacional de uma escola reflete com evidência a motivação dos profissionais e o esforço empregado para o desenvolvimento de suas atividades. Conhecer e mensurar esse conjunto de propriedades percebidas direta ou indiretamente pela equipe retratará o real contexto daquele ambiente. Em atendimento ao objetivo proposto que é o de identificar a forma que os profissionais de uma organização escolar de Educação Infantil, na região da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (AMUSEP) percebem a ocorrência da construção e partilha do conhecimento a respeito do ambiente organizacional, limitou-se neste momento ao Centro de Educação Infantil Messias Barbosa Ferreirado município de Floresta.O instrumento adotado para o levantamento de informação teve o formato de questionário e já foi validado. Responderam aos questionários, 15 professores, 1 diretor, 1 pedagogo e 13 funcionários que compõem a equipe de apoio. O questionário era composto por oitenta e seis perguntas organizadas em duas etapas: Uma de múltipla escolha, com quatro opções disponíveis a cada afirmativa ou pergunta, sendo elas sempre, quase sempre, raramente e nunca. A segunda etapa do questionário, com questões abertas e dissertativas. Os participantes foram orientados para que escolhessem a que mais se encaixassem com seu entendimento a respeito dos serviços que a escola presta, da infraestrutura, de suas competências pessoais, de relacionamentos interpessoais, da comunicação, da imagem da escola, da relação com o superior e da secretaria de educação; bem como a visão dos funcionários dos profissionais de diferentes áreas da escola e sugestões de melhoras. Para facilitar a compreensão dos resultados, pretende-se após a tabulação dos dados, representa-los no formato de gráficos de forma se se possaverificar quais são os fatores que os motivam nesta ação considerando o clima organizacional da organização escolar estudada. A metodologia adotada é a pesquisa exploratória e de campo com analise quali e quantitativa dos dados. A gestão desse conhecimento requer esforço, determinação e autonomia no processo de geração de mudança que subsidiará a equipe gestora no direcionamento de suas frentes. A busca por aprimoramento do conhecimento ou formas mais eficazes de como compartilhá-lo é incessante e envolve um conjunto de variáveis. No contexto escolar, enquanto instituição organizacional isso não é diferente.
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