CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS NO ESPAÇO VIVENCIADO PELO ALUNO: USO DE MAPAS NO ENSINO GEOGRÁFICO
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1552 |
Resumo: | Essa pesquisa teve como objetivo contextualizar os conteúdos geográficos com o espaço vivenciado pelo ano, por meio da utilização e da elaboração de mapas, a fim de serem utilizados também como recursos didáticos elo professor, reafirmando importância do projeto PIBID Geografia que é realizado nas escolas, possibilitando que o licenciando tenha contato com as atividades do âmbito escolar. A partir de pesquisa inspirada na metodologia do Estudo do Meio buscou-se realizar uma espacialização geral da procedência geográfica. Buscou-se traçar, em suma, um panorama do cenário escolar com o objetivo de planejar ações futuras e, ao mesmo tempo, criar um acervo de recursos didáticos, para uso nas aulas de Geografia. Apresenta-se aqui, neste contexto, dois desses recursos didáticos produzidos. O primeiro refere-se a um mapa que revela a procedência geográfica dos alunos matriculados no colégio e, segundo refere-se a um mapa temático que busca caracterizar a paisagem do entorno do Colégio. O presente trabalho, realizado pelos bolsistas do PIBID Geografia, proporcionou, primeiramente, a compreensão e o entendimento de que a utilização das representações cartográficas é de suma importância para o processo de ensino-aprendizagem do aluno, principalmente no que tange a sua alfabetização cartográfica e compreensão do espaço em que vive. |
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CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS NO ESPAÇO VIVENCIADO PELO ALUNO: USO DE MAPAS NO ENSINO GEOGRÁFICOPibidRecursos DidáticosProcedência GeográficaEssa pesquisa teve como objetivo contextualizar os conteúdos geográficos com o espaço vivenciado pelo ano, por meio da utilização e da elaboração de mapas, a fim de serem utilizados também como recursos didáticos elo professor, reafirmando importância do projeto PIBID Geografia que é realizado nas escolas, possibilitando que o licenciando tenha contato com as atividades do âmbito escolar. A partir de pesquisa inspirada na metodologia do Estudo do Meio buscou-se realizar uma espacialização geral da procedência geográfica. Buscou-se traçar, em suma, um panorama do cenário escolar com o objetivo de planejar ações futuras e, ao mesmo tempo, criar um acervo de recursos didáticos, para uso nas aulas de Geografia. Apresenta-se aqui, neste contexto, dois desses recursos didáticos produzidos. O primeiro refere-se a um mapa que revela a procedência geográfica dos alunos matriculados no colégio e, segundo refere-se a um mapa temático que busca caracterizar a paisagem do entorno do Colégio. O presente trabalho, realizado pelos bolsistas do PIBID Geografia, proporcionou, primeiramente, a compreensão e o entendimento de que a utilização das representações cartográficas é de suma importância para o processo de ensino-aprendizagem do aluno, principalmente no que tange a sua alfabetização cartográfica e compreensão do espaço em que vive.Unicesumar2019-08-13T20:23:38Z2019-08-13T20:23:38Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1552otherSanches, César CostaPeriçato, André JesusLopes, Claudivan Sanchesreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:56:13Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:56:14.123Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
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Essa pesquisa teve como objetivo contextualizar os conteúdos geográficos com o espaço vivenciado pelo ano, por meio da utilização e da elaboração de mapas, a fim de serem utilizados também como recursos didáticos elo professor, reafirmando importância do projeto PIBID Geografia que é realizado nas escolas, possibilitando que o licenciando tenha contato com as atividades do âmbito escolar. A partir de pesquisa inspirada na metodologia do Estudo do Meio buscou-se realizar uma espacialização geral da procedência geográfica. Buscou-se traçar, em suma, um panorama do cenário escolar com o objetivo de planejar ações futuras e, ao mesmo tempo, criar um acervo de recursos didáticos, para uso nas aulas de Geografia. Apresenta-se aqui, neste contexto, dois desses recursos didáticos produzidos. O primeiro refere-se a um mapa que revela a procedência geográfica dos alunos matriculados no colégio e, segundo refere-se a um mapa temático que busca caracterizar a paisagem do entorno do Colégio. O presente trabalho, realizado pelos bolsistas do PIBID Geografia, proporcionou, primeiramente, a compreensão e o entendimento de que a utilização das representações cartográficas é de suma importância para o processo de ensino-aprendizagem do aluno, principalmente no que tange a sua alfabetização cartográfica e compreensão do espaço em que vive. |
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Essa pesquisa teve como objetivo contextualizar os conteúdos geográficos com o espaço vivenciado pelo ano, por meio da utilização e da elaboração de mapas, a fim de serem utilizados também como recursos didáticos elo professor, reafirmando importância do projeto PIBID Geografia que é realizado nas escolas, possibilitando que o licenciando tenha contato com as atividades do âmbito escolar. A partir de pesquisa inspirada na metodologia do Estudo do Meio buscou-se realizar uma espacialização geral da procedência geográfica. Buscou-se traçar, em suma, um panorama do cenário escolar com o objetivo de planejar ações futuras e, ao mesmo tempo, criar um acervo de recursos didáticos, para uso nas aulas de Geografia. Apresenta-se aqui, neste contexto, dois desses recursos didáticos produzidos. O primeiro refere-se a um mapa que revela a procedência geográfica dos alunos matriculados no colégio e, segundo refere-se a um mapa temático que busca caracterizar a paisagem do entorno do Colégio. O presente trabalho, realizado pelos bolsistas do PIBID Geografia, proporcionou, primeiramente, a compreensão e o entendimento de que a utilização das representações cartográficas é de suma importância para o processo de ensino-aprendizagem do aluno, principalmente no que tange a sua alfabetização cartográfica e compreensão do espaço em que vive. |
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