CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS NO ESPAÇO VIVENCIADO PELO ALUNO: USO DE MAPAS NO ENSINO GEOGRÁFICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanches, César Costa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Periçato, André Jesus, Lopes, Claudivan Sanches
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1552
Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo contextualizar os conteúdos geográficos com o espaço vivenciado pelo ano, por meio da utilização e da elaboração de mapas, a fim de serem utilizados também como recursos didáticos elo professor, reafirmando importância do projeto PIBID Geografia que é realizado nas escolas, possibilitando que o licenciando tenha contato com as atividades do âmbito escolar. A partir de pesquisa inspirada na metodologia do Estudo do Meio buscou-se realizar uma espacialização geral da procedência geográfica. Buscou-se traçar, em suma, um panorama do cenário escolar com o objetivo de planejar ações futuras e, ao mesmo tempo, criar um acervo de recursos didáticos, para uso nas aulas de Geografia. Apresenta-se aqui, neste contexto, dois desses recursos didáticos produzidos. O primeiro refere-se a um mapa que revela a procedência geográfica dos alunos matriculados no colégio e, segundo refere-se a um mapa temático que busca caracterizar a paisagem do entorno do Colégio. O presente trabalho, realizado pelos bolsistas do PIBID Geografia, proporcionou, primeiramente, a compreensão e o entendimento de que a utilização das representações cartográficas é de suma importância para o processo de ensino-aprendizagem do aluno, principalmente no que tange a sua alfabetização cartográfica e compreensão do espaço em que vive.
id UNICESU -1_2f0a7d537503f8e60efd8d769b28c47c
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1552
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS NO ESPAÇO VIVENCIADO PELO ALUNO: USO DE MAPAS NO ENSINO GEOGRÁFICOPibidRecursos DidáticosProcedência GeográficaEssa pesquisa teve como objetivo contextualizar os conteúdos geográficos com o espaço vivenciado pelo ano, por meio da utilização e da elaboração de mapas, a fim de serem utilizados também como recursos didáticos elo professor, reafirmando importância do projeto PIBID Geografia que é realizado nas escolas, possibilitando que o licenciando tenha contato com as atividades do âmbito escolar. A partir de pesquisa inspirada na metodologia do Estudo do Meio buscou-se realizar uma espacialização geral da procedência geográfica. Buscou-se traçar, em suma, um panorama do cenário escolar com o objetivo de planejar ações futuras e, ao mesmo tempo, criar um acervo de recursos didáticos, para uso nas aulas de Geografia. Apresenta-se aqui, neste contexto, dois desses recursos didáticos produzidos. O primeiro refere-se a um mapa que revela a procedência geográfica dos alunos matriculados no colégio e, segundo refere-se a um mapa temático que busca caracterizar a paisagem do entorno do Colégio. O presente trabalho, realizado pelos bolsistas do PIBID Geografia, proporcionou, primeiramente, a compreensão e o entendimento de que a utilização das representações cartográficas é de suma importância para o processo de ensino-aprendizagem do aluno, principalmente no que tange a sua alfabetização cartográfica e compreensão do espaço em que vive.Unicesumar2019-08-13T20:23:38Z2019-08-13T20:23:38Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1552otherSanches, César CostaPeriçato, André JesusLopes, Claudivan Sanchesreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:56:13Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:56:14.123Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS NO ESPAÇO VIVENCIADO PELO ALUNO: USO DE MAPAS NO ENSINO GEOGRÁFICO
title CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS NO ESPAÇO VIVENCIADO PELO ALUNO: USO DE MAPAS NO ENSINO GEOGRÁFICO
spellingShingle CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS NO ESPAÇO VIVENCIADO PELO ALUNO: USO DE MAPAS NO ENSINO GEOGRÁFICO
Sanches, César Costa
Pibid
Recursos Didáticos
Procedência Geográfica
title_short CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS NO ESPAÇO VIVENCIADO PELO ALUNO: USO DE MAPAS NO ENSINO GEOGRÁFICO
title_full CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS NO ESPAÇO VIVENCIADO PELO ALUNO: USO DE MAPAS NO ENSINO GEOGRÁFICO
title_fullStr CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS NO ESPAÇO VIVENCIADO PELO ALUNO: USO DE MAPAS NO ENSINO GEOGRÁFICO
title_full_unstemmed CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS NO ESPAÇO VIVENCIADO PELO ALUNO: USO DE MAPAS NO ENSINO GEOGRÁFICO
title_sort CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS NO ESPAÇO VIVENCIADO PELO ALUNO: USO DE MAPAS NO ENSINO GEOGRÁFICO
author Sanches, César Costa
author_facet Sanches, César Costa
Periçato, André Jesus
Lopes, Claudivan Sanches
author_role author
author2 Periçato, André Jesus
Lopes, Claudivan Sanches
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanches, César Costa
Periçato, André Jesus
Lopes, Claudivan Sanches
dc.subject.por.fl_str_mv Pibid
Recursos Didáticos
Procedência Geográfica
topic Pibid
Recursos Didáticos
Procedência Geográfica
dc.description.none.fl_txt_mv Essa pesquisa teve como objetivo contextualizar os conteúdos geográficos com o espaço vivenciado pelo ano, por meio da utilização e da elaboração de mapas, a fim de serem utilizados também como recursos didáticos elo professor, reafirmando importância do projeto PIBID Geografia que é realizado nas escolas, possibilitando que o licenciando tenha contato com as atividades do âmbito escolar. A partir de pesquisa inspirada na metodologia do Estudo do Meio buscou-se realizar uma espacialização geral da procedência geográfica. Buscou-se traçar, em suma, um panorama do cenário escolar com o objetivo de planejar ações futuras e, ao mesmo tempo, criar um acervo de recursos didáticos, para uso nas aulas de Geografia. Apresenta-se aqui, neste contexto, dois desses recursos didáticos produzidos. O primeiro refere-se a um mapa que revela a procedência geográfica dos alunos matriculados no colégio e, segundo refere-se a um mapa temático que busca caracterizar a paisagem do entorno do Colégio. O presente trabalho, realizado pelos bolsistas do PIBID Geografia, proporcionou, primeiramente, a compreensão e o entendimento de que a utilização das representações cartográficas é de suma importância para o processo de ensino-aprendizagem do aluno, principalmente no que tange a sua alfabetização cartográfica e compreensão do espaço em que vive.
description Essa pesquisa teve como objetivo contextualizar os conteúdos geográficos com o espaço vivenciado pelo ano, por meio da utilização e da elaboração de mapas, a fim de serem utilizados também como recursos didáticos elo professor, reafirmando importância do projeto PIBID Geografia que é realizado nas escolas, possibilitando que o licenciando tenha contato com as atividades do âmbito escolar. A partir de pesquisa inspirada na metodologia do Estudo do Meio buscou-se realizar uma espacialização geral da procedência geográfica. Buscou-se traçar, em suma, um panorama do cenário escolar com o objetivo de planejar ações futuras e, ao mesmo tempo, criar um acervo de recursos didáticos, para uso nas aulas de Geografia. Apresenta-se aqui, neste contexto, dois desses recursos didáticos produzidos. O primeiro refere-se a um mapa que revela a procedência geográfica dos alunos matriculados no colégio e, segundo refere-se a um mapa temático que busca caracterizar a paisagem do entorno do Colégio. O presente trabalho, realizado pelos bolsistas do PIBID Geografia, proporcionou, primeiramente, a compreensão e o entendimento de que a utilização das representações cartográficas é de suma importância para o processo de ensino-aprendizagem do aluno, principalmente no que tange a sua alfabetização cartográfica e compreensão do espaço em que vive.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-13T20:23:38Z
2019-08-13T20:23:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1552
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1552
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948601490472960