A FÍSICA DO COTIDIANO E JOGOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: ATIVIDADES PROPOSTAS PARA A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1212 |
Resumo: | O presente artigo apresenta os resultados das contribuições de algumas atividades planejadas a partir de uma proposta pluralista para a formação de professores de Física que envolveram a prática reflexiva, o lúdico e o uso de tecnologias visando à formação de um professor de Física dinâmico, interativo, participativo e reflexivo. A pesquisa caracterizou-se como Pesquisa Qualitativa e a coleta de dados ocorreu por meio do memorial entregue no final da disciplina com as reflexões dos alunos sobre o processo vivenciado. A metodologia utilizada na análise dos memoriais foi a Análise de conteúdo de Bardin. Os resultados mostraram que as atividades cumpriram com seus objetivos, levando os licenciados a refletirem sobre a sua atuação, sobre os recursos produzidos e a utilização deles em sala de aula. Também houve melhora significativa na participação durante os debates, assim como passaram a ser mais dinâmicos ao longo do período da disciplina. |
id |
UNICESU -1_307f4d77275286b362fff2b4fa321336 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1212 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
A FÍSICA DO COTIDIANO E JOGOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: ATIVIDADES PROPOSTAS PARA A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICAEstágio supervisionadoFormação inicial de professoresPerfil do professorO presente artigo apresenta os resultados das contribuições de algumas atividades planejadas a partir de uma proposta pluralista para a formação de professores de Física que envolveram a prática reflexiva, o lúdico e o uso de tecnologias visando à formação de um professor de Física dinâmico, interativo, participativo e reflexivo. A pesquisa caracterizou-se como Pesquisa Qualitativa e a coleta de dados ocorreu por meio do memorial entregue no final da disciplina com as reflexões dos alunos sobre o processo vivenciado. A metodologia utilizada na análise dos memoriais foi a Análise de conteúdo de Bardin. Os resultados mostraram que as atividades cumpriram com seus objetivos, levando os licenciados a refletirem sobre a sua atuação, sobre os recursos produzidos e a utilização deles em sala de aula. Também houve melhora significativa na participação durante os debates, assim como passaram a ser mais dinâmicos ao longo do período da disciplina.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-07T12:34:46Z2019-08-07T12:34:46Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1212porPEREIRA, Ricardo FranciscoFUSINATO, Polônia AltoéGIANOTTO, Dulcinéia Ester Paganiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:16:08ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FÍSICA DO COTIDIANO E JOGOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: ATIVIDADES PROPOSTAS PARA A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICA |
title |
A FÍSICA DO COTIDIANO E JOGOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: ATIVIDADES PROPOSTAS PARA A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICA |
spellingShingle |
A FÍSICA DO COTIDIANO E JOGOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: ATIVIDADES PROPOSTAS PARA A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICA PEREIRA, Ricardo Francisco Estágio supervisionado Formação inicial de professores Perfil do professor |
title_short |
A FÍSICA DO COTIDIANO E JOGOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: ATIVIDADES PROPOSTAS PARA A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICA |
title_full |
A FÍSICA DO COTIDIANO E JOGOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: ATIVIDADES PROPOSTAS PARA A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICA |
title_fullStr |
A FÍSICA DO COTIDIANO E JOGOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: ATIVIDADES PROPOSTAS PARA A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICA |
title_full_unstemmed |
A FÍSICA DO COTIDIANO E JOGOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: ATIVIDADES PROPOSTAS PARA A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICA |
title_sort |
A FÍSICA DO COTIDIANO E JOGOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: ATIVIDADES PROPOSTAS PARA A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICA |
author |
PEREIRA, Ricardo Francisco |
author_facet |
PEREIRA, Ricardo Francisco FUSINATO, Polônia Altoé GIANOTTO, Dulcinéia Ester Pagani |
author_role |
author |
author2 |
FUSINATO, Polônia Altoé GIANOTTO, Dulcinéia Ester Pagani |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PEREIRA, Ricardo Francisco FUSINATO, Polônia Altoé GIANOTTO, Dulcinéia Ester Pagani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio supervisionado Formação inicial de professores Perfil do professor |
topic |
Estágio supervisionado Formação inicial de professores Perfil do professor |
description |
O presente artigo apresenta os resultados das contribuições de algumas atividades planejadas a partir de uma proposta pluralista para a formação de professores de Física que envolveram a prática reflexiva, o lúdico e o uso de tecnologias visando à formação de um professor de Física dinâmico, interativo, participativo e reflexivo. A pesquisa caracterizou-se como Pesquisa Qualitativa e a coleta de dados ocorreu por meio do memorial entregue no final da disciplina com as reflexões dos alunos sobre o processo vivenciado. A metodologia utilizada na análise dos memoriais foi a Análise de conteúdo de Bardin. Os resultados mostraram que as atividades cumpriram com seus objetivos, levando os licenciados a refletirem sobre a sua atuação, sobre os recursos produzidos e a utilização deles em sala de aula. Também houve melhora significativa na participação durante os debates, assim como passaram a ser mais dinâmicos ao longo do período da disciplina. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-24 2019-08-07T12:34:46Z 2019-08-07T12:34:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1212 |
identifier_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1212 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771955354796032 |