A FÍSICA DO COTIDIANO E JOGOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: ATIVIDADES PROPOSTAS PARA A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Ricardo Francisco
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: FUSINATO, Polônia Altoé, GIANOTTO, Dulcinéia Ester Pagani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1212
Resumo: O presente artigo apresenta os resultados das contribuições de algumas atividades planejadas a partir de uma proposta pluralista para a formação de professores de Física que envolveram a prática reflexiva, o lúdico e o uso de tecnologias visando à formação de um professor de Física dinâmico, interativo, participativo e reflexivo. A pesquisa caracterizou-se como Pesquisa Qualitativa e a coleta de dados ocorreu por meio do memorial entregue no final da disciplina com as reflexões dos alunos sobre o processo vivenciado. A metodologia utilizada na análise dos memoriais foi a Análise de conteúdo de Bardin. Os resultados mostraram que as atividades cumpriram com seus objetivos, levando os licenciados a refletirem sobre a sua atuação, sobre os recursos produzidos e a utilização deles em sala de aula. Também houve melhora significativa na participação durante os debates, assim como passaram a ser mais dinâmicos ao longo do período da disciplina.
id UNICESU -1_307f4d77275286b362fff2b4fa321336
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1212
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A FÍSICA DO COTIDIANO E JOGOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: ATIVIDADES PROPOSTAS PARA A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICAEstágio supervisionadoFormação inicial de professoresPerfil do professorO presente artigo apresenta os resultados das contribuições de algumas atividades planejadas a partir de uma proposta pluralista para a formação de professores de Física que envolveram a prática reflexiva, o lúdico e o uso de tecnologias visando à formação de um professor de Física dinâmico, interativo, participativo e reflexivo. A pesquisa caracterizou-se como Pesquisa Qualitativa e a coleta de dados ocorreu por meio do memorial entregue no final da disciplina com as reflexões dos alunos sobre o processo vivenciado. A metodologia utilizada na análise dos memoriais foi a Análise de conteúdo de Bardin. Os resultados mostraram que as atividades cumpriram com seus objetivos, levando os licenciados a refletirem sobre a sua atuação, sobre os recursos produzidos e a utilização deles em sala de aula. Também houve melhora significativa na participação durante os debates, assim como passaram a ser mais dinâmicos ao longo do período da disciplina.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-07T12:34:46Z2019-08-07T12:34:46Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1212porPEREIRA, Ricardo FranciscoFUSINATO, Polônia AltoéGIANOTTO, Dulcinéia Ester Paganiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:16:08ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv A FÍSICA DO COTIDIANO E JOGOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: ATIVIDADES PROPOSTAS PARA A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICA
title A FÍSICA DO COTIDIANO E JOGOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: ATIVIDADES PROPOSTAS PARA A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICA
spellingShingle A FÍSICA DO COTIDIANO E JOGOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: ATIVIDADES PROPOSTAS PARA A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICA
PEREIRA, Ricardo Francisco
Estágio supervisionado
Formação inicial de professores
Perfil do professor
title_short A FÍSICA DO COTIDIANO E JOGOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: ATIVIDADES PROPOSTAS PARA A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICA
title_full A FÍSICA DO COTIDIANO E JOGOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: ATIVIDADES PROPOSTAS PARA A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICA
title_fullStr A FÍSICA DO COTIDIANO E JOGOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: ATIVIDADES PROPOSTAS PARA A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICA
title_full_unstemmed A FÍSICA DO COTIDIANO E JOGOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: ATIVIDADES PROPOSTAS PARA A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICA
title_sort A FÍSICA DO COTIDIANO E JOGOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: ATIVIDADES PROPOSTAS PARA A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICA
author PEREIRA, Ricardo Francisco
author_facet PEREIRA, Ricardo Francisco
FUSINATO, Polônia Altoé
GIANOTTO, Dulcinéia Ester Pagani
author_role author
author2 FUSINATO, Polônia Altoé
GIANOTTO, Dulcinéia Ester Pagani
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, Ricardo Francisco
FUSINATO, Polônia Altoé
GIANOTTO, Dulcinéia Ester Pagani
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio supervisionado
Formação inicial de professores
Perfil do professor
topic Estágio supervisionado
Formação inicial de professores
Perfil do professor
description O presente artigo apresenta os resultados das contribuições de algumas atividades planejadas a partir de uma proposta pluralista para a formação de professores de Física que envolveram a prática reflexiva, o lúdico e o uso de tecnologias visando à formação de um professor de Física dinâmico, interativo, participativo e reflexivo. A pesquisa caracterizou-se como Pesquisa Qualitativa e a coleta de dados ocorreu por meio do memorial entregue no final da disciplina com as reflexões dos alunos sobre o processo vivenciado. A metodologia utilizada na análise dos memoriais foi a Análise de conteúdo de Bardin. Os resultados mostraram que as atividades cumpriram com seus objetivos, levando os licenciados a refletirem sobre a sua atuação, sobre os recursos produzidos e a utilização deles em sala de aula. Também houve melhora significativa na participação durante os debates, assim como passaram a ser mais dinâmicos ao longo do período da disciplina.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-07T12:34:46Z
2019-08-07T12:34:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1212
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771955354796032