A FÍSICA DO COTIDIANO E JOGOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: ATIVIDADES PROPOSTAS PARA A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ricardo Francisco
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Fusinato, Polônia Altoé, Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1212
Resumo: O presente artigo apresenta os resultados das contribuições de algumas atividades planejadas a partir de uma proposta pluralista para a formação de professores de Física que envolveram a prática reflexiva, o lúdico e o uso de tecnologias visando à formação de um professor de Física dinâmico, interativo, participativo e reflexivo. A pesquisa caracterizou-se como Pesquisa Qualitativa e a coleta de dados ocorreu por meio do memorial entregue no final da disciplina com as reflexões dos alunos sobre o processo vivenciado. A metodologia utilizada na análise dos memoriais foi a Análise de conteúdo de Bardin. Os resultados mostraram que as atividades cumpriram com seus objetivos, levando os licenciados a refletirem sobre a sua atuação, sobre os recursos produzidos e a utilização deles em sala de aula. Também houve melhora significativa na participação durante os debates, assim como passaram a ser mais dinâmicos ao longo do período da disciplina.
id UNICESU -1_3d5a73382837d065f19724cca6b16a0a
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1212
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling A FÍSICA DO COTIDIANO E JOGOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: ATIVIDADES PROPOSTAS PARA A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICAEstágio supervisionadoFormação inicial de professoresPerfil do professorO presente artigo apresenta os resultados das contribuições de algumas atividades planejadas a partir de uma proposta pluralista para a formação de professores de Física que envolveram a prática reflexiva, o lúdico e o uso de tecnologias visando à formação de um professor de Física dinâmico, interativo, participativo e reflexivo. A pesquisa caracterizou-se como Pesquisa Qualitativa e a coleta de dados ocorreu por meio do memorial entregue no final da disciplina com as reflexões dos alunos sobre o processo vivenciado. A metodologia utilizada na análise dos memoriais foi a Análise de conteúdo de Bardin. Os resultados mostraram que as atividades cumpriram com seus objetivos, levando os licenciados a refletirem sobre a sua atuação, sobre os recursos produzidos e a utilização deles em sala de aula. Também houve melhora significativa na participação durante os debates, assim como passaram a ser mais dinâmicos ao longo do período da disciplina.Unicesumar2019-08-07T12:34:46Z2019-08-07T12:34:46Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1212otherPereira, Ricardo FranciscoFusinato, Polônia AltoéGianotto, Dulcinéia Ester Paganireponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:03:27Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:03:29.105Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv A FÍSICA DO COTIDIANO E JOGOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: ATIVIDADES PROPOSTAS PARA A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICA
title A FÍSICA DO COTIDIANO E JOGOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: ATIVIDADES PROPOSTAS PARA A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICA
spellingShingle A FÍSICA DO COTIDIANO E JOGOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: ATIVIDADES PROPOSTAS PARA A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICA
Pereira, Ricardo Francisco
Estágio supervisionado
Formação inicial de professores
Perfil do professor
title_short A FÍSICA DO COTIDIANO E JOGOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: ATIVIDADES PROPOSTAS PARA A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICA
title_full A FÍSICA DO COTIDIANO E JOGOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: ATIVIDADES PROPOSTAS PARA A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICA
title_fullStr A FÍSICA DO COTIDIANO E JOGOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: ATIVIDADES PROPOSTAS PARA A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICA
title_full_unstemmed A FÍSICA DO COTIDIANO E JOGOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: ATIVIDADES PROPOSTAS PARA A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICA
title_sort A FÍSICA DO COTIDIANO E JOGOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: ATIVIDADES PROPOSTAS PARA A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICA
author Pereira, Ricardo Francisco
author_facet Pereira, Ricardo Francisco
Fusinato, Polônia Altoé
Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani
author_role author
author2 Fusinato, Polônia Altoé
Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ricardo Francisco
Fusinato, Polônia Altoé
Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio supervisionado
Formação inicial de professores
Perfil do professor
topic Estágio supervisionado
Formação inicial de professores
Perfil do professor
dc.description.none.fl_txt_mv O presente artigo apresenta os resultados das contribuições de algumas atividades planejadas a partir de uma proposta pluralista para a formação de professores de Física que envolveram a prática reflexiva, o lúdico e o uso de tecnologias visando à formação de um professor de Física dinâmico, interativo, participativo e reflexivo. A pesquisa caracterizou-se como Pesquisa Qualitativa e a coleta de dados ocorreu por meio do memorial entregue no final da disciplina com as reflexões dos alunos sobre o processo vivenciado. A metodologia utilizada na análise dos memoriais foi a Análise de conteúdo de Bardin. Os resultados mostraram que as atividades cumpriram com seus objetivos, levando os licenciados a refletirem sobre a sua atuação, sobre os recursos produzidos e a utilização deles em sala de aula. Também houve melhora significativa na participação durante os debates, assim como passaram a ser mais dinâmicos ao longo do período da disciplina.
description O presente artigo apresenta os resultados das contribuições de algumas atividades planejadas a partir de uma proposta pluralista para a formação de professores de Física que envolveram a prática reflexiva, o lúdico e o uso de tecnologias visando à formação de um professor de Física dinâmico, interativo, participativo e reflexivo. A pesquisa caracterizou-se como Pesquisa Qualitativa e a coleta de dados ocorreu por meio do memorial entregue no final da disciplina com as reflexões dos alunos sobre o processo vivenciado. A metodologia utilizada na análise dos memoriais foi a Análise de conteúdo de Bardin. Os resultados mostraram que as atividades cumpriram com seus objetivos, levando os licenciados a refletirem sobre a sua atuação, sobre os recursos produzidos e a utilização deles em sala de aula. Também houve melhora significativa na participação durante os debates, assim como passaram a ser mais dinâmicos ao longo do período da disciplina.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-07T12:34:46Z
2019-08-07T12:34:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1212
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1212
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948623553560576