WALTER BENJAMIN: UM ESTUDO DAS CONTRIBUIÇÕES EDUCATIVAS DOS LIVROS INFANTIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Taíssa Sá da
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: BORDIN, Reginaldo Aliçandro
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2919
Resumo: Este projeto tem por objetivo analisar as contribuições dos livros infantis a partir do pensamento de Walter Benjamin, pensador colaborador da Escola de Frankfurt. Ao partir da análise da teoria crítica, ele entendeu que, na cultura de massa, os livros infantis foram usados na educação como um meio de introduzir as crianças nos ideais de consumo. Em contrapartida, ele propõe retomar aos livros infantis, que possuem imagens, para introduzir a criança na leitura e na escrita e estimular na criatividade mas, sem estar ancoradas nos ideais de consumo. Para tanto, os procedimentos para análise do tema proposto constam estudos sobre os livros de Walter Benjamin, especialmente Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação e A hora das crianças, onde o autor aponta uma problemática, a transformação do livro infantil em produto de massa, o que pode causar a massificação e homogeneização dos valores e da educação. Benjamin defende a singularização da experiência da infância das crianças e, portanto critica a pedagogização do ensino e da mídia. Contribuirá para este estudo periódicos que discutem o tema, a fim de entender o que o filósofo considerou sobre os contos de fadas e histórias infantis para educação das crianças. Espera-se desta pesquisa, o entendimento das contribuições de Benjamim para educação infantil e para a crítica dos livros infantis.
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