GESTÃO DO CONHECIMENTO: TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO COMO UM PROCESSO RELEVANTE PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BERTOLAZO, Telma
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: SARTORI, Rejane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4111
Resumo: Como em qualquer outra organização, uma instituição de ensino necessita gerenciar seu conhecimento e para que se torne uma efetiva fonte de vantagem competitiva, esse conhecimento precisa ser transferido, absorvido e utilizado por todos. Portanto, reconhecida como elemento fundamental dos processos de gestão do conhecimento, a transferência, bem sucedida, se torna a maneira mais adequada de usar o conhecimento organizacional. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é analisar a produção cientifica que relaciona a gestão do conhecimento e a transferência do conhecimento às instituições de ensino. A pesquisa configura-se como pesquisa descritiva e qualitativa. Quanto aos procedimentos técnicos, classifica-se como bibliográfica. A coleta de dados foi realizada a partir de pesquisas nas bases de dados Web of Science, Emerald e Catálogo de Dissertações e Teses da Capes, empregando o método ProknowC, que sistematiza o processo de busca e seleção de artigos. Os resultados revelam uma carência de estudos que relacionam gestão do conhecimento e transferência do conhecimento no contato das instituições de ensino, sugerindo assim novas pesquisas nesse tema.
id UNICESU -1_34bce2508638965684e345ff22b99fbe
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4111
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling GESTÃO DO CONHECIMENTO: TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO COMO UM PROCESSO RELEVANTE PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIORGestão do conhecimentoTransferência do conhecimentoEducação superiorComo em qualquer outra organização, uma instituição de ensino necessita gerenciar seu conhecimento e para que se torne uma efetiva fonte de vantagem competitiva, esse conhecimento precisa ser transferido, absorvido e utilizado por todos. Portanto, reconhecida como elemento fundamental dos processos de gestão do conhecimento, a transferência, bem sucedida, se torna a maneira mais adequada de usar o conhecimento organizacional. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é analisar a produção cientifica que relaciona a gestão do conhecimento e a transferência do conhecimento às instituições de ensino. A pesquisa configura-se como pesquisa descritiva e qualitativa. Quanto aos procedimentos técnicos, classifica-se como bibliográfica. A coleta de dados foi realizada a partir de pesquisas nas bases de dados Web of Science, Emerald e Catálogo de Dissertações e Teses da Capes, empregando o método ProknowC, que sistematiza o processo de busca e seleção de artigos. Os resultados revelam uma carência de estudos que relacionam gestão do conhecimento e transferência do conhecimento no contato das instituições de ensino, sugerindo assim novas pesquisas nesse tema.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-01-10T18:02:50Z2020-01-10T18:02:50Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4111porBERTOLAZO, TelmaSARTORI, Rejaneinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:27:03ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv GESTÃO DO CONHECIMENTO: TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO COMO UM PROCESSO RELEVANTE PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title GESTÃO DO CONHECIMENTO: TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO COMO UM PROCESSO RELEVANTE PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
spellingShingle GESTÃO DO CONHECIMENTO: TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO COMO UM PROCESSO RELEVANTE PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
BERTOLAZO, Telma
Gestão do conhecimento
Transferência do conhecimento
Educação superior
title_short GESTÃO DO CONHECIMENTO: TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO COMO UM PROCESSO RELEVANTE PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title_full GESTÃO DO CONHECIMENTO: TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO COMO UM PROCESSO RELEVANTE PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title_fullStr GESTÃO DO CONHECIMENTO: TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO COMO UM PROCESSO RELEVANTE PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed GESTÃO DO CONHECIMENTO: TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO COMO UM PROCESSO RELEVANTE PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title_sort GESTÃO DO CONHECIMENTO: TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO COMO UM PROCESSO RELEVANTE PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
author BERTOLAZO, Telma
author_facet BERTOLAZO, Telma
SARTORI, Rejane
author_role author
author2 SARTORI, Rejane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BERTOLAZO, Telma
SARTORI, Rejane
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Transferência do conhecimento
Educação superior
topic Gestão do conhecimento
Transferência do conhecimento
Educação superior
description Como em qualquer outra organização, uma instituição de ensino necessita gerenciar seu conhecimento e para que se torne uma efetiva fonte de vantagem competitiva, esse conhecimento precisa ser transferido, absorvido e utilizado por todos. Portanto, reconhecida como elemento fundamental dos processos de gestão do conhecimento, a transferência, bem sucedida, se torna a maneira mais adequada de usar o conhecimento organizacional. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é analisar a produção cientifica que relaciona a gestão do conhecimento e a transferência do conhecimento às instituições de ensino. A pesquisa configura-se como pesquisa descritiva e qualitativa. Quanto aos procedimentos técnicos, classifica-se como bibliográfica. A coleta de dados foi realizada a partir de pesquisas nas bases de dados Web of Science, Emerald e Catálogo de Dissertações e Teses da Capes, empregando o método ProknowC, que sistematiza o processo de busca e seleção de artigos. Os resultados revelam uma carência de estudos que relacionam gestão do conhecimento e transferência do conhecimento no contato das instituições de ensino, sugerindo assim novas pesquisas nesse tema.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29
2020-01-10T18:02:50Z
2020-01-10T18:02:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4111
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771943219625984