A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA COMO RECURSO COMPLEMENTAR PARA O ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARVALHO, Cesar Junior Aparecido de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: ARAUJO, Juliane Pagliari, ELER, Gabrielle Jacklin, ASSUNÇÃO, Rosana Claudia de, ROECKER, Simone, CASSIOLATO, Caren
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3670
Resumo: A monitoria compreende um serviço de apoio pedagógico que possibilita aos estudantes oportunidades de aprofundar conhecimentos. Esse trabalho teve por objetivo relatar experiências de professores do curso técnico de enfermagem, na supervisão das atividades de monitoria, no componente curricular Fundamentos em enfermagem II. Trata-se de um relato de experiência. A atividade ocorreu no período de fevereiro a julho de 2017. Participaram da ação um estudante monitor, matriculado no quarto semestre do curso, sete professores e 56 discentes. As atividades foram estruturadas da seguinte forma: o monitor tinha uma professora supervisora para acompanha-lo às atividades de monitoria, assim, as ações eram acordadas entre o estudante monitor e a professora supervisora, no entanto, durante as práticas no laboratório todos os professores contribuíam para o aprendizado e crescimento do monitor, assim como, de todos os outros estudantes, sempre respeitando o contrato realizado entre a professora supervisora e o monitor. Com relação aos estudantes que almejavam fazer treinamentos no laboratório, estes agendavam antecipadamente. A monitoria configurou-se, como uma atividade importante, pois, agregou conhecimentos inerentes ao exercício da enfermagem, além do desenvolvimento de habilidades para o bom relacionamento interpessoal do estudante. Do exposto, percebeu-se que a monitoria favorece oportunidades de aprendizado e conhecimentos científicos extra-classe de aula, bem como, promover atributos necessários para uma formação profissional adequada para o mercado do trabalho.
id UNICESU -1_37f32482855d5b332ad1e4d9cc2d99de
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3670
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA COMO RECURSO COMPLEMENTAR PARA O ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAAprendizagemEducaçãoEnfermagemA monitoria compreende um serviço de apoio pedagógico que possibilita aos estudantes oportunidades de aprofundar conhecimentos. Esse trabalho teve por objetivo relatar experiências de professores do curso técnico de enfermagem, na supervisão das atividades de monitoria, no componente curricular Fundamentos em enfermagem II. Trata-se de um relato de experiência. A atividade ocorreu no período de fevereiro a julho de 2017. Participaram da ação um estudante monitor, matriculado no quarto semestre do curso, sete professores e 56 discentes. As atividades foram estruturadas da seguinte forma: o monitor tinha uma professora supervisora para acompanha-lo às atividades de monitoria, assim, as ações eram acordadas entre o estudante monitor e a professora supervisora, no entanto, durante as práticas no laboratório todos os professores contribuíam para o aprendizado e crescimento do monitor, assim como, de todos os outros estudantes, sempre respeitando o contrato realizado entre a professora supervisora e o monitor. Com relação aos estudantes que almejavam fazer treinamentos no laboratório, estes agendavam antecipadamente. A monitoria configurou-se, como uma atividade importante, pois, agregou conhecimentos inerentes ao exercício da enfermagem, além do desenvolvimento de habilidades para o bom relacionamento interpessoal do estudante. Do exposto, percebeu-se que a monitoria favorece oportunidades de aprendizado e conhecimentos científicos extra-classe de aula, bem como, promover atributos necessários para uma formação profissional adequada para o mercado do trabalho.Unicesumar2019-12-17T19:57:49Z2019-12-17T19:57:49Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3670otherCARVALHO, Cesar Junior Aparecido deARAUJO, Juliane PagliariELER, Gabrielle JacklinASSUNÇÃO, Rosana Claudia deROECKER, SimoneCASSIOLATO, Carenreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:10:31Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:10:51.952Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA COMO RECURSO COMPLEMENTAR PARA O ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA COMO RECURSO COMPLEMENTAR PARA O ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
spellingShingle A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA COMO RECURSO COMPLEMENTAR PARA O ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
CARVALHO, Cesar Junior Aparecido de
Aprendizagem
Educação
Enfermagem
title_short A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA COMO RECURSO COMPLEMENTAR PARA O ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA COMO RECURSO COMPLEMENTAR PARA O ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_fullStr A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA COMO RECURSO COMPLEMENTAR PARA O ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA COMO RECURSO COMPLEMENTAR PARA O ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_sort A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA COMO RECURSO COMPLEMENTAR PARA O ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
author CARVALHO, Cesar Junior Aparecido de
author_facet CARVALHO, Cesar Junior Aparecido de
ARAUJO, Juliane Pagliari
ELER, Gabrielle Jacklin
ASSUNÇÃO, Rosana Claudia de
ROECKER, Simone
CASSIOLATO, Caren
author_role author
author2 ARAUJO, Juliane Pagliari
ELER, Gabrielle Jacklin
ASSUNÇÃO, Rosana Claudia de
ROECKER, Simone
CASSIOLATO, Caren
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CARVALHO, Cesar Junior Aparecido de
ARAUJO, Juliane Pagliari
ELER, Gabrielle Jacklin
ASSUNÇÃO, Rosana Claudia de
ROECKER, Simone
CASSIOLATO, Caren
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Educação
Enfermagem
topic Aprendizagem
Educação
Enfermagem
dc.description.none.fl_txt_mv A monitoria compreende um serviço de apoio pedagógico que possibilita aos estudantes oportunidades de aprofundar conhecimentos. Esse trabalho teve por objetivo relatar experiências de professores do curso técnico de enfermagem, na supervisão das atividades de monitoria, no componente curricular Fundamentos em enfermagem II. Trata-se de um relato de experiência. A atividade ocorreu no período de fevereiro a julho de 2017. Participaram da ação um estudante monitor, matriculado no quarto semestre do curso, sete professores e 56 discentes. As atividades foram estruturadas da seguinte forma: o monitor tinha uma professora supervisora para acompanha-lo às atividades de monitoria, assim, as ações eram acordadas entre o estudante monitor e a professora supervisora, no entanto, durante as práticas no laboratório todos os professores contribuíam para o aprendizado e crescimento do monitor, assim como, de todos os outros estudantes, sempre respeitando o contrato realizado entre a professora supervisora e o monitor. Com relação aos estudantes que almejavam fazer treinamentos no laboratório, estes agendavam antecipadamente. A monitoria configurou-se, como uma atividade importante, pois, agregou conhecimentos inerentes ao exercício da enfermagem, além do desenvolvimento de habilidades para o bom relacionamento interpessoal do estudante. Do exposto, percebeu-se que a monitoria favorece oportunidades de aprendizado e conhecimentos científicos extra-classe de aula, bem como, promover atributos necessários para uma formação profissional adequada para o mercado do trabalho.
description A monitoria compreende um serviço de apoio pedagógico que possibilita aos estudantes oportunidades de aprofundar conhecimentos. Esse trabalho teve por objetivo relatar experiências de professores do curso técnico de enfermagem, na supervisão das atividades de monitoria, no componente curricular Fundamentos em enfermagem II. Trata-se de um relato de experiência. A atividade ocorreu no período de fevereiro a julho de 2017. Participaram da ação um estudante monitor, matriculado no quarto semestre do curso, sete professores e 56 discentes. As atividades foram estruturadas da seguinte forma: o monitor tinha uma professora supervisora para acompanha-lo às atividades de monitoria, assim, as ações eram acordadas entre o estudante monitor e a professora supervisora, no entanto, durante as práticas no laboratório todos os professores contribuíam para o aprendizado e crescimento do monitor, assim como, de todos os outros estudantes, sempre respeitando o contrato realizado entre a professora supervisora e o monitor. Com relação aos estudantes que almejavam fazer treinamentos no laboratório, estes agendavam antecipadamente. A monitoria configurou-se, como uma atividade importante, pois, agregou conhecimentos inerentes ao exercício da enfermagem, além do desenvolvimento de habilidades para o bom relacionamento interpessoal do estudante. Do exposto, percebeu-se que a monitoria favorece oportunidades de aprendizado e conhecimentos científicos extra-classe de aula, bem como, promover atributos necessários para uma formação profissional adequada para o mercado do trabalho.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-17T19:57:49Z
2019-12-17T19:57:49Z
2019-10-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3670
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3670
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948641357332480