A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA COMO RECURSO COMPLEMENTAR PARA O ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3670 |
Resumo: | A monitoria compreende um serviço de apoio pedagógico que possibilita aos estudantes oportunidades de aprofundar conhecimentos. Esse trabalho teve por objetivo relatar experiências de professores do curso técnico de enfermagem, na supervisão das atividades de monitoria, no componente curricular Fundamentos em enfermagem II. Trata-se de um relato de experiência. A atividade ocorreu no período de fevereiro a julho de 2017. Participaram da ação um estudante monitor, matriculado no quarto semestre do curso, sete professores e 56 discentes. As atividades foram estruturadas da seguinte forma: o monitor tinha uma professora supervisora para acompanha-lo às atividades de monitoria, assim, as ações eram acordadas entre o estudante monitor e a professora supervisora, no entanto, durante as práticas no laboratório todos os professores contribuíam para o aprendizado e crescimento do monitor, assim como, de todos os outros estudantes, sempre respeitando o contrato realizado entre a professora supervisora e o monitor. Com relação aos estudantes que almejavam fazer treinamentos no laboratório, estes agendavam antecipadamente. A monitoria configurou-se, como uma atividade importante, pois, agregou conhecimentos inerentes ao exercício da enfermagem, além do desenvolvimento de habilidades para o bom relacionamento interpessoal do estudante. Do exposto, percebeu-se que a monitoria favorece oportunidades de aprendizado e conhecimentos científicos extra-classe de aula, bem como, promover atributos necessários para uma formação profissional adequada para o mercado do trabalho. |
id |
UNICESU-1_9b2b076bcec5cd29baacc8648554861e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3670 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA COMO RECURSO COMPLEMENTAR PARA O ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAAprendizagemEducaçãoEnfermagemA monitoria compreende um serviço de apoio pedagógico que possibilita aos estudantes oportunidades de aprofundar conhecimentos. Esse trabalho teve por objetivo relatar experiências de professores do curso técnico de enfermagem, na supervisão das atividades de monitoria, no componente curricular Fundamentos em enfermagem II. Trata-se de um relato de experiência. A atividade ocorreu no período de fevereiro a julho de 2017. Participaram da ação um estudante monitor, matriculado no quarto semestre do curso, sete professores e 56 discentes. As atividades foram estruturadas da seguinte forma: o monitor tinha uma professora supervisora para acompanha-lo às atividades de monitoria, assim, as ações eram acordadas entre o estudante monitor e a professora supervisora, no entanto, durante as práticas no laboratório todos os professores contribuíam para o aprendizado e crescimento do monitor, assim como, de todos os outros estudantes, sempre respeitando o contrato realizado entre a professora supervisora e o monitor. Com relação aos estudantes que almejavam fazer treinamentos no laboratório, estes agendavam antecipadamente. A monitoria configurou-se, como uma atividade importante, pois, agregou conhecimentos inerentes ao exercício da enfermagem, além do desenvolvimento de habilidades para o bom relacionamento interpessoal do estudante. Do exposto, percebeu-se que a monitoria favorece oportunidades de aprendizado e conhecimentos científicos extra-classe de aula, bem como, promover atributos necessários para uma formação profissional adequada para o mercado do trabalho.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-12-17T19:57:49Z2019-12-17T19:57:49Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3670porCARVALHO, Cesar Junior Aparecido deARAUJO, Juliane PagliariELER, Gabrielle JacklinASSUNÇÃO, Rosana Claudia deROECKER, SimoneCASSIOLATO, Careninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:20:37Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3670Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:20:37Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA COMO RECURSO COMPLEMENTAR PARA O ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title |
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA COMO RECURSO COMPLEMENTAR PARA O ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
spellingShingle |
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA COMO RECURSO COMPLEMENTAR PARA O ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA CARVALHO, Cesar Junior Aparecido de Aprendizagem Educação Enfermagem |
title_short |
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA COMO RECURSO COMPLEMENTAR PARA O ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_full |
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA COMO RECURSO COMPLEMENTAR PARA O ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_fullStr |
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA COMO RECURSO COMPLEMENTAR PARA O ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_full_unstemmed |
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA COMO RECURSO COMPLEMENTAR PARA O ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_sort |
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA COMO RECURSO COMPLEMENTAR PARA O ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
author |
CARVALHO, Cesar Junior Aparecido de |
author_facet |
CARVALHO, Cesar Junior Aparecido de ARAUJO, Juliane Pagliari ELER, Gabrielle Jacklin ASSUNÇÃO, Rosana Claudia de ROECKER, Simone CASSIOLATO, Caren |
author_role |
author |
author2 |
ARAUJO, Juliane Pagliari ELER, Gabrielle Jacklin ASSUNÇÃO, Rosana Claudia de ROECKER, Simone CASSIOLATO, Caren |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CARVALHO, Cesar Junior Aparecido de ARAUJO, Juliane Pagliari ELER, Gabrielle Jacklin ASSUNÇÃO, Rosana Claudia de ROECKER, Simone CASSIOLATO, Caren |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Educação Enfermagem |
topic |
Aprendizagem Educação Enfermagem |
description |
A monitoria compreende um serviço de apoio pedagógico que possibilita aos estudantes oportunidades de aprofundar conhecimentos. Esse trabalho teve por objetivo relatar experiências de professores do curso técnico de enfermagem, na supervisão das atividades de monitoria, no componente curricular Fundamentos em enfermagem II. Trata-se de um relato de experiência. A atividade ocorreu no período de fevereiro a julho de 2017. Participaram da ação um estudante monitor, matriculado no quarto semestre do curso, sete professores e 56 discentes. As atividades foram estruturadas da seguinte forma: o monitor tinha uma professora supervisora para acompanha-lo às atividades de monitoria, assim, as ações eram acordadas entre o estudante monitor e a professora supervisora, no entanto, durante as práticas no laboratório todos os professores contribuíam para o aprendizado e crescimento do monitor, assim como, de todos os outros estudantes, sempre respeitando o contrato realizado entre a professora supervisora e o monitor. Com relação aos estudantes que almejavam fazer treinamentos no laboratório, estes agendavam antecipadamente. A monitoria configurou-se, como uma atividade importante, pois, agregou conhecimentos inerentes ao exercício da enfermagem, além do desenvolvimento de habilidades para o bom relacionamento interpessoal do estudante. Do exposto, percebeu-se que a monitoria favorece oportunidades de aprendizado e conhecimentos científicos extra-classe de aula, bem como, promover atributos necessários para uma formação profissional adequada para o mercado do trabalho. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-17T19:57:49Z 2019-12-17T19:57:49Z 2019-10-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3670 |
identifier_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3670 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098732696109056 |