COMO ALIMENTAR LACTENTES EM ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO NO RETORNO AO TRABALHO MATERNO? CARACTERIZAÇÃO DO USO DE COPO EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVES, Maria Verônica Zakaluk
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: GOMES, Cristiane Faccio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5443
Resumo: A amamentação natural é uma fase muito importante na vida de todo individuo. Se esta não for realizada corretamente pode trazer muitas manifestações maléficas a longo prazo. Contudo, existem técnicas que podem substituir temporária mente o aleitamento materno. A técnica do copo é uma delas, pois evita a confusão de bicos, o desmame precoce e pode trazer benefícios próximos aos da amamentação natural. A utilização de copo necessita de alguns cuidado, contudo, nem sempre os profissionais responsáveis pela alimentação da criança são capacitados para aplicar tal técnica ou então não tem disponibilidade. Portanto, este trabalho coletou informações sobre as práticas alimentares preconizadas por profissionais de duas instituições de educação infantil municipais publicas para identificar os métodos de alimentação presentes e suas causas. Seu objetivo foi de identificar os conhecimentos e práticas de funcionários responsáveis pela alimentação dos bebês em instituições de educação infantil sobre os métodos de alimentação, uso de copo e de bicos artificiais. Através de um questionário fechado os dados foram coletados, analisados e submetidos a analise estatística para a elaboração do relatório final. Observou-se que as instituições pesquisadas não disponibilizam de estrutura adequada para incentivar a amamentação, proporcionam meios para a amamentação artificial e hábitos deletérios, além do quadro de funcionários não ser numericamente proporcional ao numero de crianças e os mesmos também não estarem devidamente preparados para tal incentivo e prática da técnica do copo. Conclui-se que as creches não possuem estrutura física adequada e recursos humanos capacitados para a técnica ser aplicada
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