PREVALÊNCIA DE AUTOMEDICAÇÃO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NAKAMURA, Emilly Akemi Shibukawa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: BETIATI, Viviani, NISHIDA, Fernanda Shizue
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2302
Resumo: A automedicação é uma conduta cuja iniciativa parte fundamentalmente de um doente, ou de seu responsável em consumir um medicamento sem prescrição médica. O risco dessa prática está correlacionado com o grau de instrução e informação dos usuários sobre medicamentos, bem como com a acessibilidade dos mesmos ao sistema de saúde. Essa pesquisa tem como objetivo analisar a prevalência da automedicação em estudantes de medicina e os principais motivos da automedicação. Ainda, como objetivos específicos pretende-se caracterizar a população de estudo, identificar motivos para automedicação e identificar também os principais medicamentos consumidos sem prescrição. Para tanto, será realizado um estudo de corte transversal, descritivo, exploratório, com estudantes de todos os anos do curso de medicina de uma instituição privada no norte do Paraná, como critério de inclusão ter idade acima de 18 anos. Será utilizado um questionário semiestruturado contento 13 questões, os dados serão registrados no momento da coleta em um formulário único que será revisado periodicamente pelo pesquisador responsável, a fim de se detectarem eventuais falhas de preenchimento antes da elaboração e inserção das informações no banco de dados. Após a coleta será construído um banco de dados no Microsoft Excel e posteriormente será realizada análise descritiva das informações e tabelas de frequência e cálculos percentuais para variáveis categóricas. É relevante conhecer a prática da automedicação entre os estudantes de medicina por se tratar de um grupo estudantil com facilidade de acesso e conhecimento farmacológico que podem levar a um sentimento de segurança excessiva que pode ser traduzida pelo uso indiscriminado de fármacos bem como ser prejudicial à saúde. Espera-se, portanto, identificar a prevalência de automedicação, os principais motivos que levam a essa prática e os tipos de medicamentos utilizados para que seja possível compreender fatores que predispõem ao uso indiscriminado desses fármacos, para que dessa forma seja possível propor medidas de intervenção direcionadas ao grupo estudado, no intuito de promover a saúde desses estudantes.
id UNICESU -1_409f65d2deba4c0fbd71ea23bae09c12
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2302
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling PREVALÊNCIA DE AUTOMEDICAÇÃO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOSAutomedicaçãoQualidade de vidaQualidade de vidaPromoção da saúdeA automedicação é uma conduta cuja iniciativa parte fundamentalmente de um doente, ou de seu responsável em consumir um medicamento sem prescrição médica. O risco dessa prática está correlacionado com o grau de instrução e informação dos usuários sobre medicamentos, bem como com a acessibilidade dos mesmos ao sistema de saúde. Essa pesquisa tem como objetivo analisar a prevalência da automedicação em estudantes de medicina e os principais motivos da automedicação. Ainda, como objetivos específicos pretende-se caracterizar a população de estudo, identificar motivos para automedicação e identificar também os principais medicamentos consumidos sem prescrição. Para tanto, será realizado um estudo de corte transversal, descritivo, exploratório, com estudantes de todos os anos do curso de medicina de uma instituição privada no norte do Paraná, como critério de inclusão ter idade acima de 18 anos. Será utilizado um questionário semiestruturado contento 13 questões, os dados serão registrados no momento da coleta em um formulário único que será revisado periodicamente pelo pesquisador responsável, a fim de se detectarem eventuais falhas de preenchimento antes da elaboração e inserção das informações no banco de dados. Após a coleta será construído um banco de dados no Microsoft Excel e posteriormente será realizada análise descritiva das informações e tabelas de frequência e cálculos percentuais para variáveis categóricas. É relevante conhecer a prática da automedicação entre os estudantes de medicina por se tratar de um grupo estudantil com facilidade de acesso e conhecimento farmacológico que podem levar a um sentimento de segurança excessiva que pode ser traduzida pelo uso indiscriminado de fármacos bem como ser prejudicial à saúde. Espera-se, portanto, identificar a prevalência de automedicação, os principais motivos que levam a essa prática e os tipos de medicamentos utilizados para que seja possível compreender fatores que predispõem ao uso indiscriminado desses fármacos, para que dessa forma seja possível propor medidas de intervenção direcionadas ao grupo estudado, no intuito de promover a saúde desses estudantes.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-27T18:22:19Z2019-08-27T18:22:19Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2302porNAKAMURA, Emilly Akemi ShibukawaBETIATI, VivianiNISHIDA, Fernanda Shizueinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:09:11ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv PREVALÊNCIA DE AUTOMEDICAÇÃO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
title PREVALÊNCIA DE AUTOMEDICAÇÃO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
spellingShingle PREVALÊNCIA DE AUTOMEDICAÇÃO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
NAKAMURA, Emilly Akemi Shibukawa
Automedicação
Qualidade de vida
Qualidade de vida
Promoção da saúde
title_short PREVALÊNCIA DE AUTOMEDICAÇÃO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
title_full PREVALÊNCIA DE AUTOMEDICAÇÃO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
title_fullStr PREVALÊNCIA DE AUTOMEDICAÇÃO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
title_full_unstemmed PREVALÊNCIA DE AUTOMEDICAÇÃO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
title_sort PREVALÊNCIA DE AUTOMEDICAÇÃO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
author NAKAMURA, Emilly Akemi Shibukawa
author_facet NAKAMURA, Emilly Akemi Shibukawa
BETIATI, Viviani
NISHIDA, Fernanda Shizue
author_role author
author2 BETIATI, Viviani
NISHIDA, Fernanda Shizue
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv NAKAMURA, Emilly Akemi Shibukawa
BETIATI, Viviani
NISHIDA, Fernanda Shizue
dc.subject.por.fl_str_mv Automedicação
Qualidade de vida
Qualidade de vida
Promoção da saúde
topic Automedicação
Qualidade de vida
Qualidade de vida
Promoção da saúde
description A automedicação é uma conduta cuja iniciativa parte fundamentalmente de um doente, ou de seu responsável em consumir um medicamento sem prescrição médica. O risco dessa prática está correlacionado com o grau de instrução e informação dos usuários sobre medicamentos, bem como com a acessibilidade dos mesmos ao sistema de saúde. Essa pesquisa tem como objetivo analisar a prevalência da automedicação em estudantes de medicina e os principais motivos da automedicação. Ainda, como objetivos específicos pretende-se caracterizar a população de estudo, identificar motivos para automedicação e identificar também os principais medicamentos consumidos sem prescrição. Para tanto, será realizado um estudo de corte transversal, descritivo, exploratório, com estudantes de todos os anos do curso de medicina de uma instituição privada no norte do Paraná, como critério de inclusão ter idade acima de 18 anos. Será utilizado um questionário semiestruturado contento 13 questões, os dados serão registrados no momento da coleta em um formulário único que será revisado periodicamente pelo pesquisador responsável, a fim de se detectarem eventuais falhas de preenchimento antes da elaboração e inserção das informações no banco de dados. Após a coleta será construído um banco de dados no Microsoft Excel e posteriormente será realizada análise descritiva das informações e tabelas de frequência e cálculos percentuais para variáveis categóricas. É relevante conhecer a prática da automedicação entre os estudantes de medicina por se tratar de um grupo estudantil com facilidade de acesso e conhecimento farmacológico que podem levar a um sentimento de segurança excessiva que pode ser traduzida pelo uso indiscriminado de fármacos bem como ser prejudicial à saúde. Espera-se, portanto, identificar a prevalência de automedicação, os principais motivos que levam a essa prática e os tipos de medicamentos utilizados para que seja possível compreender fatores que predispõem ao uso indiscriminado desses fármacos, para que dessa forma seja possível propor medidas de intervenção direcionadas ao grupo estudado, no intuito de promover a saúde desses estudantes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-27T18:22:19Z
2019-08-27T18:22:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2302
identifier_str_mv 978-85-459-1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771928044634112