A escola como LOCUS de cuidado em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Anderson de Sousa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILAB
Texto Completo: http://repositorio.unilab.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/1943
Resumo: SILVA, Anderson de Sousa. A escola como LOCUS de cuidado em saúde: uso racional de medicamentos por escolares do ensino médio. 2018. 28 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Saúde da Família, Instituto de Ciências da Saúde - ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
id UNILAB-1_1b1efa0804c89a91a2f13dbf91691749
oai_identifier_str oai:repositorio.unilab.edu.br:123456789/1943
network_acronym_str UNILAB-1
network_name_str Repositório Institucional da UNILAB
repository_id_str
spelling Silva, Anderson de Sousa2021-01-08T17:51:45Z2021-01-08T17:51:45Z2018SILVA, A. S. (2018)http://repositorio.unilab.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/1943SILVA, Anderson de Sousa. A escola como LOCUS de cuidado em saúde: uso racional de medicamentos por escolares do ensino médio. 2018. 28 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Saúde da Família, Instituto de Ciências da Saúde - ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.O uso de medicamentos sem orientação profissional pode causar danos à saúde de qualquer indivíduo. O objetivo da pesquisa foi identificar a incidência de manipulação de fármacos e suas consequências para a saúde dos escolares adolescentes e discutir e mostrar a importância do profissional da educação no âmbito escolar, tendo em vista que sua intervenção é primordial no processo de educação em saúde. A escola deve ser entendida como um espaço de relações, um espaço privilegiado para o desenvolvimento crítico e político, contribuindo na construção de valores pessoais, crenças, conceitos e maneiras de conhecer o mundo e interfere diretamente na produção social da saúde. A parceria entre o setor de Educação e o setor de Saúde, pode se ampliar para envolver outros parceiros na construção de um território mais saudável, de uma comunidade mais saudável, de uma escola mais saudável, fortalecendo as múltiplas instâncias de controle social e o compromisso da comunidade para agir em defesa da vida. Os princípios estabelecidos pela Política Nacional de Atenção Básica, na qual as equipes de Saúde da Família assumem o protagonismo e a responsabilidade pela coordenação do cuidado dos escolares, além do desafio de um processo de trabalho que considere a integralidade das ações, o cuidado longitudinal e o acesso dos escolares às ações específicas do Programa Saúde na Escola, considerando suas diretrizes e prioridades em cooperação com os profissionais da educação. Podemos concluir que a falta de esclarecimento dos estudantes da educação básica a respeito do uso de fármacos e suas consequências para a saúde é um fato, e, que necessita de intervenção em educação e saúde. Portanto, é perceptível, dentro da realidade educacional a banalização da prática da automedicação na adolescência, dando margem para possíveis usuárias permanentes de medicamentos.AutomedicaçãoEstudantesSaúde e qualidade de vidaA escola como LOCUS de cuidado em saúdeuso racional de medicamentos por escolares do Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNILABinstname:Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)instacron:UNILABinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALANDERSON DE SOUSA SILVA TCC SF.pdfANDERSON DE SOUSA SILVA TCC SF.pdf2018_mono_assilva.pdfapplication/pdf401564http://repositorio.unilab.edu.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1943/1/ANDERSON%20DE%20SOUSA%20SILVA%20TCC%20SF.pdf645e157f775b82b216669b43db1e8626MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.unilab.edu.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1943/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/19432021-01-08 14:51:46.055oai:repositorio.unilab.edu.br:123456789/1943Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.unilab.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-01-08T17:51:46Repositório Institucional da UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A escola como LOCUS de cuidado em saúde
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv uso racional de medicamentos por escolares do Ensino Médio
title A escola como LOCUS de cuidado em saúde
spellingShingle A escola como LOCUS de cuidado em saúde
Silva, Anderson de Sousa
Automedicação
Estudantes
Saúde e qualidade de vida
title_short A escola como LOCUS de cuidado em saúde
title_full A escola como LOCUS de cuidado em saúde
title_fullStr A escola como LOCUS de cuidado em saúde
title_full_unstemmed A escola como LOCUS de cuidado em saúde
title_sort A escola como LOCUS de cuidado em saúde
author Silva, Anderson de Sousa
author_facet Silva, Anderson de Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Anderson de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Automedicação
Estudantes
Saúde e qualidade de vida
topic Automedicação
Estudantes
Saúde e qualidade de vida
description SILVA, Anderson de Sousa. A escola como LOCUS de cuidado em saúde: uso racional de medicamentos por escolares do ensino médio. 2018. 28 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Saúde da Família, Instituto de Ciências da Saúde - ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-08T17:51:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-08T17:51:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, A. S. (2018)
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unilab.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/1943
identifier_str_mv SILVA, A. S. (2018)
url http://repositorio.unilab.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/1943
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILAB
instname:Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
instacron:UNILAB
instname_str Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
instacron_str UNILAB
institution UNILAB
reponame_str Repositório Institucional da UNILAB
collection Repositório Institucional da UNILAB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unilab.edu.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1943/1/ANDERSON%20DE%20SOUSA%20SILVA%20TCC%20SF.pdf
http://repositorio.unilab.edu.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1943/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 645e157f775b82b216669b43db1e8626
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801858133561180160