Estudo comparativo entre pavimento flexível e rígido com base nos fatores ecológicos, econômicos e de conservação.
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/658 |
Resumo: | Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Civil da UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá - como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharela em Engenharia Civil, sob a orientação do Prof. Me. Claudio de Souza Rodrigues. MARINGÁ – PR 2018 |
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Estudo comparativo entre pavimento flexível e rígido com base nos fatores ecológicos, econômicos e de conservação.PavimentoFator EcológicoFator EconômicoArtigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Civil da UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá - como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharela em Engenharia Civil, sob a orientação do Prof. Me. Claudio de Souza Rodrigues. MARINGÁ – PR 2018O pavimento rodoviário brasileiro classifica-se, tradicionalmente, em dois tipos básicos: rígidos e flexíveis. O flexível caracteriza-se por não romper, é constituído principalmente de materiais betuminosos. Já o modelo de pavimentação rígida baseia-se na implementação de cimento como aglomerante hidráulico para interligação dos agregados envolvidos no concreto. Com base nas informações apresentadas, o artigo elaborado tem como objetivo estabelecer um diagnóstico que demonstre as vantagens na utilização dos pavimentos, apontando a melhor viabilidade quanto aos fatores de conservação do pavimento, economia (custo/benefício) e impacto ecológico. Os resultados obtidos demonstram vantagens evidentes no pavimento rígido em relação ao flexível nos três fatores analisados, tornando-o uma opção mais promissora. Conclui-se que a opção de pavimento rígido (concreto) é a mais viável por apresentar resistência superior ao pavimento flexível e menor necessidade de reparos e de movimentação de solo. O tempo de vida útil e a melhor visibilidade para os condutores, também são vantagens do pavimento rígido consideradas ao longo do artigo.Unicesumar2019-01-31T18:14:43Z2019-01-31T18:14:43Z2018-11-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/658otherCarvalho, Michelle Aparecida Ferreira dereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:56:33Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:56:51.172Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
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Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Civil da UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá - como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharela em Engenharia Civil, sob a orientação do Prof. Me. Claudio de Souza Rodrigues. MARINGÁ – PR 2018 O pavimento rodoviário brasileiro classifica-se, tradicionalmente, em dois tipos básicos: rígidos e flexíveis. O flexível caracteriza-se por não romper, é constituído principalmente de materiais betuminosos. Já o modelo de pavimentação rígida baseia-se na implementação de cimento como aglomerante hidráulico para interligação dos agregados envolvidos no concreto. Com base nas informações apresentadas, o artigo elaborado tem como objetivo estabelecer um diagnóstico que demonstre as vantagens na utilização dos pavimentos, apontando a melhor viabilidade quanto aos fatores de conservação do pavimento, economia (custo/benefício) e impacto ecológico. Os resultados obtidos demonstram vantagens evidentes no pavimento rígido em relação ao flexível nos três fatores analisados, tornando-o uma opção mais promissora. Conclui-se que a opção de pavimento rígido (concreto) é a mais viável por apresentar resistência superior ao pavimento flexível e menor necessidade de reparos e de movimentação de solo. O tempo de vida útil e a melhor visibilidade para os condutores, também são vantagens do pavimento rígido consideradas ao longo do artigo. |
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