Estudo comparativo entre pavimento flexível e rígido com base nos fatores ecológicos, econômicos e de conservação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Michelle Aparecida Ferreira de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/658
Resumo: Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Civil da UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá - como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharela em Engenharia Civil, sob a orientação do Prof. Me. Claudio de Souza Rodrigues. MARINGÁ – PR 2018
id UNICESU -1_45abfaf5bbda7773ba9c99e3c792ad0f
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/658
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling Estudo comparativo entre pavimento flexível e rígido com base nos fatores ecológicos, econômicos e de conservação.PavimentoFator EcológicoFator EconômicoArtigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Civil da UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá - como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharela em Engenharia Civil, sob a orientação do Prof. Me. Claudio de Souza Rodrigues. MARINGÁ – PR 2018O pavimento rodoviário brasileiro classifica-se, tradicionalmente, em dois tipos básicos: rígidos e flexíveis. O flexível caracteriza-se por não romper, é constituído principalmente de materiais betuminosos. Já o modelo de pavimentação rígida baseia-se na implementação de cimento como aglomerante hidráulico para interligação dos agregados envolvidos no concreto. Com base nas informações apresentadas, o artigo elaborado tem como objetivo estabelecer um diagnóstico que demonstre as vantagens na utilização dos pavimentos, apontando a melhor viabilidade quanto aos fatores de conservação do pavimento, economia (custo/benefício) e impacto ecológico. Os resultados obtidos demonstram vantagens evidentes no pavimento rígido em relação ao flexível nos três fatores analisados, tornando-o uma opção mais promissora. Conclui-se que a opção de pavimento rígido (concreto) é a mais viável por apresentar resistência superior ao pavimento flexível e menor necessidade de reparos e de movimentação de solo. O tempo de vida útil e a melhor visibilidade para os condutores, também são vantagens do pavimento rígido consideradas ao longo do artigo.Unicesumar2019-01-31T18:14:43Z2019-01-31T18:14:43Z2018-11-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/658otherCarvalho, Michelle Aparecida Ferreira dereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:56:33Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:56:51.172Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo comparativo entre pavimento flexível e rígido com base nos fatores ecológicos, econômicos e de conservação.
title Estudo comparativo entre pavimento flexível e rígido com base nos fatores ecológicos, econômicos e de conservação.
spellingShingle Estudo comparativo entre pavimento flexível e rígido com base nos fatores ecológicos, econômicos e de conservação.
Carvalho, Michelle Aparecida Ferreira de
Pavimento
Fator Ecológico
Fator Econômico
title_short Estudo comparativo entre pavimento flexível e rígido com base nos fatores ecológicos, econômicos e de conservação.
title_full Estudo comparativo entre pavimento flexível e rígido com base nos fatores ecológicos, econômicos e de conservação.
title_fullStr Estudo comparativo entre pavimento flexível e rígido com base nos fatores ecológicos, econômicos e de conservação.
title_full_unstemmed Estudo comparativo entre pavimento flexível e rígido com base nos fatores ecológicos, econômicos e de conservação.
title_sort Estudo comparativo entre pavimento flexível e rígido com base nos fatores ecológicos, econômicos e de conservação.
author Carvalho, Michelle Aparecida Ferreira de
author_facet Carvalho, Michelle Aparecida Ferreira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Michelle Aparecida Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Pavimento
Fator Ecológico
Fator Econômico
topic Pavimento
Fator Ecológico
Fator Econômico
dc.description.none.fl_txt_mv Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Civil da UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá - como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharela em Engenharia Civil, sob a orientação do Prof. Me. Claudio de Souza Rodrigues. MARINGÁ – PR 2018
O pavimento rodoviário brasileiro classifica-se, tradicionalmente, em dois tipos básicos: rígidos e flexíveis. O flexível caracteriza-se por não romper, é constituído principalmente de materiais betuminosos. Já o modelo de pavimentação rígida baseia-se na implementação de cimento como aglomerante hidráulico para interligação dos agregados envolvidos no concreto. Com base nas informações apresentadas, o artigo elaborado tem como objetivo estabelecer um diagnóstico que demonstre as vantagens na utilização dos pavimentos, apontando a melhor viabilidade quanto aos fatores de conservação do pavimento, economia (custo/benefício) e impacto ecológico. Os resultados obtidos demonstram vantagens evidentes no pavimento rígido em relação ao flexível nos três fatores analisados, tornando-o uma opção mais promissora. Conclui-se que a opção de pavimento rígido (concreto) é a mais viável por apresentar resistência superior ao pavimento flexível e menor necessidade de reparos e de movimentação de solo. O tempo de vida útil e a melhor visibilidade para os condutores, também são vantagens do pavimento rígido consideradas ao longo do artigo.
description Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Civil da UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá - como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharela em Engenharia Civil, sob a orientação do Prof. Me. Claudio de Souza Rodrigues. MARINGÁ – PR 2018
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-12
2019-01-31T18:14:43Z
2019-01-31T18:14:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/658
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/658
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948602842087424