JOGO DO DIREITO A CIDADE COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO E REFLEXIVO NO PLANEJAMENTO URBANO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas, Karine Bueno
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Aroxa, Bárbara Hayashida, Antonello, Ideni Terezinha, Veiga, Léia Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1664
Resumo: No ensino superior é comum a utilização de aulas expositivas como principal estratégia didática na maioria das disciplinas. O jogo enquanto uma estratégia de metodologia ativa, embora pouco utilizado nos cursos de graduação, tem um potencial facilitador da aprendizagem, ao passo que permite a interação e ação por parte dos estudantes. O objetivo desse estudo foi identificar e, com isso, evidenciar parâmetros que possibilitem o desvendamento dos mecanismos de definição dos instrumentos de planejamento e gestão urbanos junto aos discentes. Para tanto foram utilizados levantamentos primários (aplicação do jogo junto a grupos de estudantes, com observação e registro fotográfico) e levantamentos secundários (referencial teórico com temática em planejamento urbano e metodologia ativa). Como resultado verificou-se o envolvimento ativo dos estudantes no decorrer do jogo bem como a correlação da teoria com as ações executadas em cada etapa do jogo, com análises orais que evidenciaram entendimento da lógica da produção do espaço urbano capitalista e a importância da participação popular no planejamento urbano.
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