Estudo de viabilidade de implantação semafórica no cruzamento das avenidas Senador Petrônio Portela, Avenida José Alves Nendo e rua Mário José de Faria Ferraz na cidade de Maringá – PR
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/667 |
Resumo: | Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Civil da UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Engenharia Civil, sob a orientação do Prof. Esp. Anderson Rodrigues |
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Estudo de viabilidade de implantação semafórica no cruzamento das avenidas Senador Petrônio Portela, Avenida José Alves Nendo e rua Mário José de Faria Ferraz na cidade de Maringá – PRControladores SemafóricosTrânsitoVeículosArtigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Civil da UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Engenharia Civil, sob a orientação do Prof. Esp. Anderson RodriguesOs problemas que afetam o trânsito nos centros urbanos tem sido um dos principais desafios para a engenharia de tráfego. Com o aumento da quantidade de veículos ocasionado pela facilidade de aquisição, a infraestrutura das vias já não comporta a quantidade excessiva de veículos, ocasionando congestionamentos. Uma ferramenta para ajudar os engenheiros de tráfego a resolver o problema de congestionamento é o estudo do fluxo de tráfego, através de contagem volumétrica, calculando a quantidade de veículos que passam por um determinado trecho da via, dando orientação de quais recursos irão dispor para sanar o problema. O objetivo deste trabalho foi de diagnosticar problemas e sugerir melhorias no fluxo e segurança para o cruzamento localizado na cidade de Maringá, considerando a necessidade de implantação semafórica de acordo com o estabelecido pelo Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito – Volume V. Ao final do estudo foi justificada a implantação semafórica e proposto outros recursos, além do semáforo, como sugestões para melhorar o fluxo de veículos no trecho, como a melhoria na mobilidade urbana (transporte urbano coletivo) e a execução de rotatórias no local.Unicesumar2019-02-01T17:32:20Z2019-02-01T17:32:20Z2018-11-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/667otherVianna, Débora Guntendorferreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:56:55Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:56:59.983Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
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