A APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA COLABORATIVA E ARTICULADA: A RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES REGULARES E PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3751 |
Resumo: | Este estudo objetiva relacionar a aprendizagem na perspectiva colaborativa e articulada em relação ao processo de inclusão escolar, reconhecendo que o aluno matriculado nas series regulares de ensino, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, volta-se para o aprender, e no processo de inclusão, o aprender exige da equipe profissional a aprendizagem colaborativa e o trabalho articulado no convívio dos docentes regente e de apoio. Através de uma revisão bibliográfica descritiva, buscaram-se referencias que interligassem os temas educação, aprendizagem, inclusão e trabalho em equipe, para que se organize um material fundamental em relação ao professor e ao aluno, na promoção de uma aprendizagem mais ativa por meio de estímulos, visando tornar o discente mais autônomo, capaz de compreender os vários conceitos trabalhados, construindo sua identidade com apoio dos professores já supracitados. Desta forma a revisão bibliográfica foi focada em apresentar o viés de interação dos professores, em processo de autorreflexão colaborativa sobre suas próprias práticas docentes, englobando dificuldades, desafios e conquistas possíveis. |
id |
UNICESU -1_4b4142b8f3afd5748c2c0126992b9de1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3751 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
A APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA COLABORATIVA E ARTICULADA: A RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES REGULARES E PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADOInclusãoSala de aulaTrabalho em equipeEste estudo objetiva relacionar a aprendizagem na perspectiva colaborativa e articulada em relação ao processo de inclusão escolar, reconhecendo que o aluno matriculado nas series regulares de ensino, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, volta-se para o aprender, e no processo de inclusão, o aprender exige da equipe profissional a aprendizagem colaborativa e o trabalho articulado no convívio dos docentes regente e de apoio. Através de uma revisão bibliográfica descritiva, buscaram-se referencias que interligassem os temas educação, aprendizagem, inclusão e trabalho em equipe, para que se organize um material fundamental em relação ao professor e ao aluno, na promoção de uma aprendizagem mais ativa por meio de estímulos, visando tornar o discente mais autônomo, capaz de compreender os vários conceitos trabalhados, construindo sua identidade com apoio dos professores já supracitados. Desta forma a revisão bibliográfica foi focada em apresentar o viés de interação dos professores, em processo de autorreflexão colaborativa sobre suas próprias práticas docentes, englobando dificuldades, desafios e conquistas possíveis.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-01-02T18:55:29Z2020-01-02T18:55:29Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3751porMORAES, Beatriz Felisbino deDAL FORNO, Letícia Fleiginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:22:24ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
A APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA COLABORATIVA E ARTICULADA: A RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES REGULARES E PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO |
title |
A APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA COLABORATIVA E ARTICULADA: A RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES REGULARES E PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO |
spellingShingle |
A APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA COLABORATIVA E ARTICULADA: A RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES REGULARES E PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO MORAES, Beatriz Felisbino de Inclusão Sala de aula Trabalho em equipe |
title_short |
A APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA COLABORATIVA E ARTICULADA: A RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES REGULARES E PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO |
title_full |
A APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA COLABORATIVA E ARTICULADA: A RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES REGULARES E PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO |
title_fullStr |
A APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA COLABORATIVA E ARTICULADA: A RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES REGULARES E PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO |
title_full_unstemmed |
A APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA COLABORATIVA E ARTICULADA: A RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES REGULARES E PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO |
title_sort |
A APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA COLABORATIVA E ARTICULADA: A RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES REGULARES E PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO |
author |
MORAES, Beatriz Felisbino de |
author_facet |
MORAES, Beatriz Felisbino de DAL FORNO, Letícia Fleig |
author_role |
author |
author2 |
DAL FORNO, Letícia Fleig |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MORAES, Beatriz Felisbino de DAL FORNO, Letícia Fleig |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Sala de aula Trabalho em equipe |
topic |
Inclusão Sala de aula Trabalho em equipe |
description |
Este estudo objetiva relacionar a aprendizagem na perspectiva colaborativa e articulada em relação ao processo de inclusão escolar, reconhecendo que o aluno matriculado nas series regulares de ensino, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, volta-se para o aprender, e no processo de inclusão, o aprender exige da equipe profissional a aprendizagem colaborativa e o trabalho articulado no convívio dos docentes regente e de apoio. Através de uma revisão bibliográfica descritiva, buscaram-se referencias que interligassem os temas educação, aprendizagem, inclusão e trabalho em equipe, para que se organize um material fundamental em relação ao professor e ao aluno, na promoção de uma aprendizagem mais ativa por meio de estímulos, visando tornar o discente mais autônomo, capaz de compreender os vários conceitos trabalhados, construindo sua identidade com apoio dos professores já supracitados. Desta forma a revisão bibliográfica foi focada em apresentar o viés de interação dos professores, em processo de autorreflexão colaborativa sobre suas próprias práticas docentes, englobando dificuldades, desafios e conquistas possíveis. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-29 2020-01-02T18:55:29Z 2020-01-02T18:55:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3751 |
identifier_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3751 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771940427268096 |