AULAS DE LITERATURA E NOVAS TECNOLOGIAS: A TV MULTIMÍDIA COMO MEDIAÇÃO PARA A FRUIÇÃO LITERÁRIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5480 |
Resumo: | O trabalho delineado nestas páginas discute a inserção da TV Multimídia no contexto escolar das escolas paranaenses, mais especificamente nas aulas de literatura. A escolha do tema reflete a necessidade de apontar a importância desse novo instrumento no cotidiano educacional, atendendo à proposta de integração das mídias como veículo de promoção de conhecimentos, atendendo aos avanços tecnológicos propostos pela contemporaneidade. A TV Multimídia é uma ação governamental que propõe assegurar aos estudantes paranaenses uma educação entremeada por linguagens de diferentes naturezas que conduza à aprendizagem real. A reflexão constante nesse trabalho ainda sinaliza para a importância de valorizar a presença do sujeito-aluno no processo de construção do conhecimento mediado pela tecnologia. Para tanto, e centralizando o estudo na área do ensino da literatura, utiliza-se a Estética da Recepção, teoria criada por Jauss (1994) e Iser (1999), que privilegia a presença do leitor no confronto com o texto escrito e com o ponto de vista do autor. Além da pesquisa bibliográfica, este trabalho contou com a análise de resultados obtidos após a utilização da TV Multimídia por alunos de uma terceira série do Ensino Médio do Colégio Estadual Governador Adolpho de Oliveira Franco, visando a uma mediação produtiva feita pelo instrumento tecnológico mediante o momento de aprendizado do conteúdo literário trabalhado. |
id |
UNICESU-1_4e0d3846ddf803439087deae5cb7051d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5480 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
AULAS DE LITERATURA E NOVAS TECNOLOGIAS: A TV MULTIMÍDIA COMO MEDIAÇÃO PARA A FRUIÇÃO LITERÁRIAEnsino da literaturaEstética da recepçãoTV multimídiaO trabalho delineado nestas páginas discute a inserção da TV Multimídia no contexto escolar das escolas paranaenses, mais especificamente nas aulas de literatura. A escolha do tema reflete a necessidade de apontar a importância desse novo instrumento no cotidiano educacional, atendendo à proposta de integração das mídias como veículo de promoção de conhecimentos, atendendo aos avanços tecnológicos propostos pela contemporaneidade. A TV Multimídia é uma ação governamental que propõe assegurar aos estudantes paranaenses uma educação entremeada por linguagens de diferentes naturezas que conduza à aprendizagem real. A reflexão constante nesse trabalho ainda sinaliza para a importância de valorizar a presença do sujeito-aluno no processo de construção do conhecimento mediado pela tecnologia. Para tanto, e centralizando o estudo na área do ensino da literatura, utiliza-se a Estética da Recepção, teoria criada por Jauss (1994) e Iser (1999), que privilegia a presença do leitor no confronto com o texto escrito e com o ponto de vista do autor. Além da pesquisa bibliográfica, este trabalho contou com a análise de resultados obtidos após a utilização da TV Multimídia por alunos de uma terceira série do Ensino Médio do Colégio Estadual Governador Adolpho de Oliveira Franco, visando a uma mediação produtiva feita pelo instrumento tecnológico mediante o momento de aprendizado do conteúdo literário trabalhado.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-03-30T13:28:45Z2020-03-30T13:28:45Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5480porZAFALON, Míriaminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:41:45Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5480Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:41:45Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AULAS DE LITERATURA E NOVAS TECNOLOGIAS: A TV MULTIMÍDIA COMO MEDIAÇÃO PARA A FRUIÇÃO LITERÁRIA |
title |
AULAS DE LITERATURA E NOVAS TECNOLOGIAS: A TV MULTIMÍDIA COMO MEDIAÇÃO PARA A FRUIÇÃO LITERÁRIA |
spellingShingle |
AULAS DE LITERATURA E NOVAS TECNOLOGIAS: A TV MULTIMÍDIA COMO MEDIAÇÃO PARA A FRUIÇÃO LITERÁRIA ZAFALON, Míriam Ensino da literatura Estética da recepção TV multimídia |
title_short |
AULAS DE LITERATURA E NOVAS TECNOLOGIAS: A TV MULTIMÍDIA COMO MEDIAÇÃO PARA A FRUIÇÃO LITERÁRIA |
title_full |
AULAS DE LITERATURA E NOVAS TECNOLOGIAS: A TV MULTIMÍDIA COMO MEDIAÇÃO PARA A FRUIÇÃO LITERÁRIA |
title_fullStr |
AULAS DE LITERATURA E NOVAS TECNOLOGIAS: A TV MULTIMÍDIA COMO MEDIAÇÃO PARA A FRUIÇÃO LITERÁRIA |
title_full_unstemmed |
AULAS DE LITERATURA E NOVAS TECNOLOGIAS: A TV MULTIMÍDIA COMO MEDIAÇÃO PARA A FRUIÇÃO LITERÁRIA |
title_sort |
AULAS DE LITERATURA E NOVAS TECNOLOGIAS: A TV MULTIMÍDIA COMO MEDIAÇÃO PARA A FRUIÇÃO LITERÁRIA |
author |
ZAFALON, Míriam |
author_facet |
ZAFALON, Míriam |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ZAFALON, Míriam |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da literatura Estética da recepção TV multimídia |
topic |
Ensino da literatura Estética da recepção TV multimídia |
description |
O trabalho delineado nestas páginas discute a inserção da TV Multimídia no contexto escolar das escolas paranaenses, mais especificamente nas aulas de literatura. A escolha do tema reflete a necessidade de apontar a importância desse novo instrumento no cotidiano educacional, atendendo à proposta de integração das mídias como veículo de promoção de conhecimentos, atendendo aos avanços tecnológicos propostos pela contemporaneidade. A TV Multimídia é uma ação governamental que propõe assegurar aos estudantes paranaenses uma educação entremeada por linguagens de diferentes naturezas que conduza à aprendizagem real. A reflexão constante nesse trabalho ainda sinaliza para a importância de valorizar a presença do sujeito-aluno no processo de construção do conhecimento mediado pela tecnologia. Para tanto, e centralizando o estudo na área do ensino da literatura, utiliza-se a Estética da Recepção, teoria criada por Jauss (1994) e Iser (1999), que privilegia a presença do leitor no confronto com o texto escrito e com o ponto de vista do autor. Além da pesquisa bibliográfica, este trabalho contou com a análise de resultados obtidos após a utilização da TV Multimídia por alunos de uma terceira série do Ensino Médio do Colégio Estadual Governador Adolpho de Oliveira Franco, visando a uma mediação produtiva feita pelo instrumento tecnológico mediante o momento de aprendizado do conteúdo literário trabalhado. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-25 2020-03-30T13:28:45Z 2020-03-30T13:28:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-055-1 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5480 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-055-1 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5480 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098714796916736 |