PRONTIDÃO SOCIAL E ALFABETIZAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BROTHERHOOD, Rachel
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: BUENO, Tuane Carla, KATO, Priscilla Tiemi
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4601
Resumo: A pesquisa visa determinar se as crianças de escolas públicas têm problemas de prontidão social e se estes problemas se refletem em dificuldades de alfabetização. A falta da prontidão social, caracterizada como uma incapacidade de se adaptar às exigências do ambiente escolar seria determinada pelas características familiares e contextuais das crianças. Definir tais condições e buscar identificar fatores de risco para o desenvolvimento sócio- cognitivo e, na continuidade, propor intervenções que possam minimizar os seus efeitos no ambiente escolar são os objetivos do projeto. Será analisado um grupo de crianças com idade entre cinco e oito anos que frequenta em contra turno uma Instituição não Governamental de Maringá/PR. Trata-se de uma pesquisa naturalista e descritiva, onde, através de observações e testes bem como entrevistas com pais e professores, buscar-se-á definir a prontidão social das crianças e relacioná-la ao domínio da leitura, escrita e matemática. A análise dos dados será interpretativa, à luz da literatura pertinente. Os dados coletados irão subsidiar um programa de intervenção a ser desenvolvido em escolas públicas de Maringá.
id UNICESU -1_504a3f53ca4ca4da675afcd2ac606980
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4601
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling PRONTIDÃO SOCIAL E ALFABETIZAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICASProntidão socialAlfabetizaçãoEscola públicaA pesquisa visa determinar se as crianças de escolas públicas têm problemas de prontidão social e se estes problemas se refletem em dificuldades de alfabetização. A falta da prontidão social, caracterizada como uma incapacidade de se adaptar às exigências do ambiente escolar seria determinada pelas características familiares e contextuais das crianças. Definir tais condições e buscar identificar fatores de risco para o desenvolvimento sócio- cognitivo e, na continuidade, propor intervenções que possam minimizar os seus efeitos no ambiente escolar são os objetivos do projeto. Será analisado um grupo de crianças com idade entre cinco e oito anos que frequenta em contra turno uma Instituição não Governamental de Maringá/PR. Trata-se de uma pesquisa naturalista e descritiva, onde, através de observações e testes bem como entrevistas com pais e professores, buscar-se-á definir a prontidão social das crianças e relacioná-la ao domínio da leitura, escrita e matemática. A análise dos dados será interpretativa, à luz da literatura pertinente. Os dados coletados irão subsidiar um programa de intervenção a ser desenvolvido em escolas públicas de Maringá.UniCesumar2020-01-23T18:10:41Z2020-01-23T18:10:41Z2013-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-603-4http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4601otherBROTHERHOOD, RachelBUENO, Tuane CarlaKATO, Priscilla Tiemireponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:52:50Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:53:00.756Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv PRONTIDÃO SOCIAL E ALFABETIZAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS
title PRONTIDÃO SOCIAL E ALFABETIZAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS
spellingShingle PRONTIDÃO SOCIAL E ALFABETIZAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS
BROTHERHOOD, Rachel
Prontidão social
Alfabetização
Escola pública
title_short PRONTIDÃO SOCIAL E ALFABETIZAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS
title_full PRONTIDÃO SOCIAL E ALFABETIZAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS
title_fullStr PRONTIDÃO SOCIAL E ALFABETIZAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS
title_full_unstemmed PRONTIDÃO SOCIAL E ALFABETIZAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS
title_sort PRONTIDÃO SOCIAL E ALFABETIZAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS
author BROTHERHOOD, Rachel
author_facet BROTHERHOOD, Rachel
BUENO, Tuane Carla
KATO, Priscilla Tiemi
author_role author
author2 BUENO, Tuane Carla
KATO, Priscilla Tiemi
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BROTHERHOOD, Rachel
BUENO, Tuane Carla
KATO, Priscilla Tiemi
dc.subject.por.fl_str_mv Prontidão social
Alfabetização
Escola pública
topic Prontidão social
Alfabetização
Escola pública
dc.description.none.fl_txt_mv A pesquisa visa determinar se as crianças de escolas públicas têm problemas de prontidão social e se estes problemas se refletem em dificuldades de alfabetização. A falta da prontidão social, caracterizada como uma incapacidade de se adaptar às exigências do ambiente escolar seria determinada pelas características familiares e contextuais das crianças. Definir tais condições e buscar identificar fatores de risco para o desenvolvimento sócio- cognitivo e, na continuidade, propor intervenções que possam minimizar os seus efeitos no ambiente escolar são os objetivos do projeto. Será analisado um grupo de crianças com idade entre cinco e oito anos que frequenta em contra turno uma Instituição não Governamental de Maringá/PR. Trata-se de uma pesquisa naturalista e descritiva, onde, através de observações e testes bem como entrevistas com pais e professores, buscar-se-á definir a prontidão social das crianças e relacioná-la ao domínio da leitura, escrita e matemática. A análise dos dados será interpretativa, à luz da literatura pertinente. Os dados coletados irão subsidiar um programa de intervenção a ser desenvolvido em escolas públicas de Maringá.
description A pesquisa visa determinar se as crianças de escolas públicas têm problemas de prontidão social e se estes problemas se refletem em dificuldades de alfabetização. A falta da prontidão social, caracterizada como uma incapacidade de se adaptar às exigências do ambiente escolar seria determinada pelas características familiares e contextuais das crianças. Definir tais condições e buscar identificar fatores de risco para o desenvolvimento sócio- cognitivo e, na continuidade, propor intervenções que possam minimizar os seus efeitos no ambiente escolar são os objetivos do projeto. Será analisado um grupo de crianças com idade entre cinco e oito anos que frequenta em contra turno uma Instituição não Governamental de Maringá/PR. Trata-se de uma pesquisa naturalista e descritiva, onde, através de observações e testes bem como entrevistas com pais e professores, buscar-se-á definir a prontidão social das crianças e relacioná-la ao domínio da leitura, escrita e matemática. A análise dos dados será interpretativa, à luz da literatura pertinente. Os dados coletados irão subsidiar um programa de intervenção a ser desenvolvido em escolas públicas de Maringá.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-22
2020-01-23T18:10:41Z
2020-01-23T18:10:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-603-4
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4601
identifier_str_mv 978-85-8084-603-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4601
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948584550727680