O ESTADO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO PRISIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GARUTTI, Selson
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: OLIVEIRA, Rita de Cássia da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1729
Resumo: O presente texto tem o propósito de analisar/discutir os trabalhos da área da educação prisional, produzidos entre os anos de 1975 a 2012 pelos 113 programas de pós-graduações de mestrado e doutorado em educação das faculdades e universidades devidamente cadastradas no Conselho Nacional de Pesquisa (CNPQ). Tendo como referencial teórico André et al (1999); Ferreira (2002); e, como procedimento o estudo denominado “Estado do Conhecimento” (ROMANOWSKI; ENS, 2006). Objetiva explicitar contribuições para o debate das questões educacionais para sujeitos privados de liberdade de modo a evidenciar o lugar e a importância que o tema teve nesse período. Bem como lacunas a serem preenchidas ainda. Foram identificadas temáticas e preocupações expressas pelos pesquisadores, bem como perspectivas teóricas dessas abordagens ao mesmo tempo em que se discutiram tarefas que cabem à educação e delineiam sua identidade e a especificidade de suas contribuições para o entendimento do sentido da educação tanto no âmbito teórico, quanto na esfera prática. Como conclusão foi selecionada 66 dissertações de mestrado e 19 teses de doutorado, totalizando uma produção de 85 trabalhos produzidos entre 1975 a 2012.
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