APEGO À ESCOLA: UMA PESQUISA APLICADA SOBRE A VINCULAÇÃO ENTRE JOVEM E INSTITUIÇÃO DE ENSINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BOEIRA, João Henrique Piva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: ALVES, Keila Valquiria, MILANI, Rute Grossi
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3457
Resumo: Identificando aspectos de caráter físico e psicossocial que estejam aproximando ou distanciando os estudantes de suas escolas, a pesquisa, de cunho quali-quantitativo, objetiva corroborar esta relação, tomando por escopo três Sustainable Development Goals propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas) na assembleia geral de 2015: saúde e bem-estar, educação de qualidade e paz, justiça e instituições eficazes. A bibliografia foi levantada através de consultas nas plataformas: LILACS, Scielo e Pepsic, bem como em livros, dissertações e teses. Buscou-se trabalhar conceitos- chave da Psicologia Ambiental, como place attachment–tido por uma ligação emocional entre indivíduo e ambiente, para analisar os dados obtidos com a pesquisa de campo. O instrumento de coleta de dados se tratou de um questionário com questões demográficas gerais, um desenho baseado nos mapas afetivos de Bonfim e questões sobre a relação com o ambiente da escola, retirados do trabalho de Felippe. O trabalho contou com uma amostra de 72 estudantes, de 13 colégios públicos distintos, que participaram de uma aplicação coletiva. De uma forma geral os jovens demonstraram um grande apreço pela socialização dentro das escolas. Mesmo as reclamações, grande parte delas orbita um patamar de insatisfação com algum tipo de contato interpessoal, seja pela má educação de outros colegas como pela postura adotada por alguns professores.
id UNICESU -1_561958acd875ddd83601db574ade7967
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3457
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling APEGO À ESCOLA: UMA PESQUISA APLICADA SOBRE A VINCULAÇÃO ENTRE JOVEM E INSTITUIÇÃO DE ENSINOAmbientes restauradoresPsicologia ambientalVínculoEnsino públicoIdentificando aspectos de caráter físico e psicossocial que estejam aproximando ou distanciando os estudantes de suas escolas, a pesquisa, de cunho quali-quantitativo, objetiva corroborar esta relação, tomando por escopo três Sustainable Development Goals propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas) na assembleia geral de 2015: saúde e bem-estar, educação de qualidade e paz, justiça e instituições eficazes. A bibliografia foi levantada através de consultas nas plataformas: LILACS, Scielo e Pepsic, bem como em livros, dissertações e teses. Buscou-se trabalhar conceitos- chave da Psicologia Ambiental, como place attachment–tido por uma ligação emocional entre indivíduo e ambiente, para analisar os dados obtidos com a pesquisa de campo. O instrumento de coleta de dados se tratou de um questionário com questões demográficas gerais, um desenho baseado nos mapas afetivos de Bonfim e questões sobre a relação com o ambiente da escola, retirados do trabalho de Felippe. O trabalho contou com uma amostra de 72 estudantes, de 13 colégios públicos distintos, que participaram de uma aplicação coletiva. De uma forma geral os jovens demonstraram um grande apreço pela socialização dentro das escolas. Mesmo as reclamações, grande parte delas orbita um patamar de insatisfação com algum tipo de contato interpessoal, seja pela má educação de outros colegas como pela postura adotada por alguns professores.UniCesumar2019-12-10T18:06:44Z2019-12-10T18:06:44Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3457otherBOEIRA, João Henrique PivaALVES, Keila ValquiriaMILANI, Rute Grossireponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:02:39Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:02:43.279Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv APEGO À ESCOLA: UMA PESQUISA APLICADA SOBRE A VINCULAÇÃO ENTRE JOVEM E INSTITUIÇÃO DE ENSINO
title APEGO À ESCOLA: UMA PESQUISA APLICADA SOBRE A VINCULAÇÃO ENTRE JOVEM E INSTITUIÇÃO DE ENSINO
spellingShingle APEGO À ESCOLA: UMA PESQUISA APLICADA SOBRE A VINCULAÇÃO ENTRE JOVEM E INSTITUIÇÃO DE ENSINO
BOEIRA, João Henrique Piva
Ambientes restauradores
Psicologia ambiental
Vínculo
Ensino público
title_short APEGO À ESCOLA: UMA PESQUISA APLICADA SOBRE A VINCULAÇÃO ENTRE JOVEM E INSTITUIÇÃO DE ENSINO
title_full APEGO À ESCOLA: UMA PESQUISA APLICADA SOBRE A VINCULAÇÃO ENTRE JOVEM E INSTITUIÇÃO DE ENSINO
title_fullStr APEGO À ESCOLA: UMA PESQUISA APLICADA SOBRE A VINCULAÇÃO ENTRE JOVEM E INSTITUIÇÃO DE ENSINO
title_full_unstemmed APEGO À ESCOLA: UMA PESQUISA APLICADA SOBRE A VINCULAÇÃO ENTRE JOVEM E INSTITUIÇÃO DE ENSINO
title_sort APEGO À ESCOLA: UMA PESQUISA APLICADA SOBRE A VINCULAÇÃO ENTRE JOVEM E INSTITUIÇÃO DE ENSINO
author BOEIRA, João Henrique Piva
author_facet BOEIRA, João Henrique Piva
ALVES, Keila Valquiria
MILANI, Rute Grossi
author_role author
author2 ALVES, Keila Valquiria
MILANI, Rute Grossi
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BOEIRA, João Henrique Piva
ALVES, Keila Valquiria
MILANI, Rute Grossi
dc.subject.por.fl_str_mv Ambientes restauradores
Psicologia ambiental
Vínculo
Ensino público
topic Ambientes restauradores
Psicologia ambiental
Vínculo
Ensino público
dc.description.none.fl_txt_mv Identificando aspectos de caráter físico e psicossocial que estejam aproximando ou distanciando os estudantes de suas escolas, a pesquisa, de cunho quali-quantitativo, objetiva corroborar esta relação, tomando por escopo três Sustainable Development Goals propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas) na assembleia geral de 2015: saúde e bem-estar, educação de qualidade e paz, justiça e instituições eficazes. A bibliografia foi levantada através de consultas nas plataformas: LILACS, Scielo e Pepsic, bem como em livros, dissertações e teses. Buscou-se trabalhar conceitos- chave da Psicologia Ambiental, como place attachment–tido por uma ligação emocional entre indivíduo e ambiente, para analisar os dados obtidos com a pesquisa de campo. O instrumento de coleta de dados se tratou de um questionário com questões demográficas gerais, um desenho baseado nos mapas afetivos de Bonfim e questões sobre a relação com o ambiente da escola, retirados do trabalho de Felippe. O trabalho contou com uma amostra de 72 estudantes, de 13 colégios públicos distintos, que participaram de uma aplicação coletiva. De uma forma geral os jovens demonstraram um grande apreço pela socialização dentro das escolas. Mesmo as reclamações, grande parte delas orbita um patamar de insatisfação com algum tipo de contato interpessoal, seja pela má educação de outros colegas como pela postura adotada por alguns professores.
description Identificando aspectos de caráter físico e psicossocial que estejam aproximando ou distanciando os estudantes de suas escolas, a pesquisa, de cunho quali-quantitativo, objetiva corroborar esta relação, tomando por escopo três Sustainable Development Goals propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas) na assembleia geral de 2015: saúde e bem-estar, educação de qualidade e paz, justiça e instituições eficazes. A bibliografia foi levantada através de consultas nas plataformas: LILACS, Scielo e Pepsic, bem como em livros, dissertações e teses. Buscou-se trabalhar conceitos- chave da Psicologia Ambiental, como place attachment–tido por uma ligação emocional entre indivíduo e ambiente, para analisar os dados obtidos com a pesquisa de campo. O instrumento de coleta de dados se tratou de um questionário com questões demográficas gerais, um desenho baseado nos mapas afetivos de Bonfim e questões sobre a relação com o ambiente da escola, retirados do trabalho de Felippe. O trabalho contou com uma amostra de 72 estudantes, de 13 colégios públicos distintos, que participaram de uma aplicação coletiva. De uma forma geral os jovens demonstraram um grande apreço pela socialização dentro das escolas. Mesmo as reclamações, grande parte delas orbita um patamar de insatisfação com algum tipo de contato interpessoal, seja pela má educação de outros colegas como pela postura adotada por alguns professores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-10T18:06:44Z
2019-12-10T18:06:44Z
2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3457
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3457
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948620955189248