APEGO À ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE A VINCULAÇÃO ENTRE JOVEM E INSTITUIÇÃO DE ENSINO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2371 |
Resumo: | Partindo de uma compreensão da lógica capitalista, onde alunos inseridos na escola se deparam com um ambiente de competição e superprodutividade, entende-se que o investimento de recursos, tanto materiais quanto sociais, para a asseguração da saúde psíquica são cada vez mais necessários. Por conta de uma liquidez da modernidade e o enfraquecimento das instituições de ensino como pontos de referência, pressupõem-se que o vínculo da relação aluno-escola se encontra fragilizado. Esta pesquisa toma por objetivo analisar a relação que envolve o apego de jovens de ensino médio de duas instituições públicas, através de uma lente interdisciplinar, identificando obstáculos e falhas neste elo. Esta análise será construída através de um levantamento bibliográfico sobre o tema e sustentada pelo esquema de visão ecológica de ambientes positivos proposto por Corral Verdugo et al. (2014). Hão de ser elaborados questionários semiestruturados acompanhados de planos de observação dos espaços a serem visitados nos meses de janeiro e fevereiro, para que, com estas informações coletadas, torne-se possível traçar diretrizes, indicações e estratégias para a contribuição do fortalecimento do vínculo com os adolescentes, além de aumentar a participação destas instituições na vida dos alunos. Com as informações levantadas, espera-se desenvolver um material que será levado às escolas participantes da pesquisa em forma de construto gráfico, tal como o modelo de informativo feito por Zenith Delabrida (2017), em Agente Mirim de Educação Ambiental: Um Trabalho em Sistema. Essas entregas dos informativos serão feitas em conjunto com a abertura para um diálogo sobre o vínculo de apego à escola. Como resultado, em primeira instância, espera-se que a hipótese inicial da existência de uma fragilidade na relação escola e aluno possa ser desenvolvida por intermédio das contribuições da Psicologia Ambiental e, a longo prazo, almeja-se contribuir com um avulto na qualidade de vida mental dentro dos locais de ensino para que o afastamento dos estudos seja reduzido. Ressalta-se que a produção deste trabalho está alinhada com dois de dezessete ODS (The Global Goals For Sustainable Development) propostos em 2015, na conferência da ONU, em Nova York: o de número quatro, Educação de Qualidade, e de número dezesseis, Paz, Justiça e Instituições Fortes. |
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